Tecidomático!

Bem vindo ao Tecidomático! Esta é uma ferramenta criada por mim para te ajudar a escolher os tecidos mais adequados ao teu projeto. É muito rápido, fácil, e até mesmo divertido. Para começar, leia as perguntas abaixo e escolha a alternativa mais adequada. No final do teste, clique em “Enviar” e as sugestões de tecidos aparecerão em seguida. Aproveite!

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário!
Aproveite para adicionar esta página aos seus favoritos. É só segurar Ctrl+D no seu teclado.

Lembre-se de que todo o conteúdo desta página está protegida por copyright e não pode ser reproduzido de nenhuma forma, exceto pela lista de tecidos sugeridos, sem a descrição. Mais informações.
1. Praia, areia, sol… ou vento frio, fogo na lareira e chocolate quente. Esta roupa é para qual estação?
Verão.
Inverno.
Nenhuma específica.
2. Nem todas as roupas que usamos durante o dia servem para a noite. Como exemplo, temos os vestidos de festa em cetim e tafetá, que só servem para a noite, e de outro lado os vestidos de algodão floral, perfeitos para o dia. E a sua, tem algum período específico de uso?
Dia.
Noite.
Quero usar nos dois períodos.
3. Cada ambiente e situação pede uma roupa diferente. Por isso, temos roupa de trabalho, roupa de festa, roupa de academia… Em que ocasião você pretende usar sua roupa?
Esportivo.
Passeio, compras, etc. (Casual.)
Trabalho.
Ocasiões formais.
4. Agora vamos falar de modelo. Imagine como você quer que fique a sua roupa. Se tiver, uma foto ou desenho de um modelo igual ou parecido ajuda muito. Qual das roupas abaixo tem caimento mais parecido com a sua?
Vestido fluido.
Vestido alfaiataria / Calça alfaiataria / Vestido tafetá.
Vestido algodão / Calça algodão.
5. O tecido que você quer é mais fino ou mais grosso?
Fino, como musselina, organza, tricoline, etc.
Médio, como flanela, crepe madame, sarja, etc.
Grosso, como lã, brocado, lona, etc.
6. Por último, quero saber um pouco sobre a sua experiência na costura. Você têm prática para controlar tecidos escorregadios na máquina?
Sim, tenho bastante prática e consigo costurar tecidos bem escorregadios como a musselina.
Sim, tenho um pouco de prática e consigo costurar cetim.
Não muito. Prefiro evitar tecidos escorregadios.


O resultado vai aparecer aqui.


This article has 12 comments

  1. Amei… Parabéns pelo trabalho.

  2. Você sempre nos ajuda dividindo seu conhecimento!!

  3. Bom dia Renata.

    To amando seu site! Ele é cheio de dicas e idéias e fico muito feliz em encontrar pessoas dispostas a nos ajudar nessa arte tão maravilhosa. Sempre quis ser modelista, mas confesso que a costura sempre me deixou mais animada que os complicados moldes rs… To iniciando na arte e seu site me ajuda muito. Essa ferramenta é maravilhosa! Já usei algumas vezes e o resultado sempre foi o esperado! As vezes acho q devia fazer um curso de textil pq não saber o tecido certo pra determinada roupa dificulta e muito o trabalho e as vezes o molde está certo mas se o tecido não tem o caimento necessário parece que a roupa não esta certa rs…. Bom é isso… senti que depois de usar tantas vezes a sua ferramenta precisava me apresentar e dar o merecido agradecimento!

    Muitíssimo obrigada!
    Carol. 

    • Oi Carol! Obrigada também! Com relação a saber que tecido usar, isso vem com a prática também. Observa os tecidos nas lojas, e se possível visite uma tecidoteca. Aí compare às roupas que vê prontas para saber o caimento. Que bom que está gostando do Tecidomático. Espero que sempre te ajude! Um abraço!

  4. monica guandalini meireles
    Sunday 9 February 2014, 11:39 pm

    boa noite Renata,ecabei de te-conhecer! eu sou Monica, italiana e moradora em es desde 4 anos. trabalhei em faccao para 15 anos e sempre quis aprender fazer molde, tenho livros italiano bom que me permitiu fazer calca, ma não me agrada para as blusas, talvez não sei medir bem..mas além dos devidos complimentos para o seu trabalho incrível, tenho uma duvida: queria comprar a ultima edição do livro de Sonia Duarte, que você elogio bastante, ma na ora me mostraram também a 5 edição capa roxa e sem tabelas… qual è p melhor? e o livro è certo para me que quero fazer molde sob medida ? preciso muito de resposta.. tenho 37 anos e realmente estou um poco aborrecida no pensar de começar fazer isso na minha idade..boa noite e muito obrigada!

    • Oi Monica! Entre o livro de tabelas, e o sem tabelas, de capa roxa, não tenho nenhuma preferência. Não conheço bem o de capa roxa, então não sei o que falta nele. Mas sei que o de tabelas explica como fazer moldes para sua medida.
      37 anos ainda é jovem, aproveite! Um abraço!

  5. Renata descobri seu site hj. Foi uma revelação. Como podes ter percebido sou homem e um pouco velho para começar a costurar (52a), mas sempre tive vontade. Já tebnho tecido, máquina, livros, alfinetes, linhas… mas não consigo começar a costurar. Mas com suas dicas de como fazer a camisa clássica eu vou tentar faze ruma pra mim este final de semana. Seu site é demais. Seu trabalho de levar informação a quem está começando como eu é fantástico.
    Obrigado

    Ailson 

  6. Gláucia Pereira Oliveira
    Friday 26 June 2015, 12:31 am

    Boa Noite Renata

    Estou amando o curso da EduK ministrado por você. Adquiri depois que ele foi ao ar. Você é simplesmente Maravilhosa.  Super bem explicado e com o carinho que devemos ter na hora de confeccionar as peças.Cheio de dicas ótimas.
    E o que dizer deste site Sensacional!!!!
    Parabéns! Que Deus te abençoe e que possa compartilhar conosco dicas e informações. Bj.

  7. Renata, seu site é muito bom, amei. As informações são claras e objetivas, e essa ferramenta que você colocou de dar sugestão do tecido certo a ser usado é fantástico. Obrigada.

Leave a Reply