Camisa clássica passo a passo: ajustes na modelagem

Este é o segundo post da série sobre camisas, e nele vou falar um pouco sobre como você pode ajustar a camisa para as particularidades do seu corpo, como postura, formato do ombro, tamanho de busto, entre outros.

A camisa “perfeita” não é justa no corpo, e sim tem uma pequena folga que a deixa cair livremente ao redor do tórax. A pala (painel horizontal nas costas) é reta nas costas, e não sobra tecido abaixo dela. A gola envolve o pescoço sem apertar. A costura que une a manga à cava da camisa fica sobre o ombro, e não caída. Os punhos têm uma pequena folga, e cobrem todo o pulso. Veremos cada detalhe e como ajustá-los por partes. Sigo esta ordem de trabalho quando provo uma camisa, e recomendo que a sigam também.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Na figura abaixo estão os moldes principais de uma camisa clássica feminina.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

O Protótipo

Recomendo sempre fazer um protótipo da roupa quando está usando um molde pela primeira vez. Um protótipo é uma versão de teste feita com um tecido mais barato, que permite que façamos ajustes sem arriscar perder um tecido mais valioso. Muitas vezes, o protótipo é feito sem acabamento. Para a camisa, o protótipo que recomendo fazer não tem as mangas nem a gola, pois assim fica mais fácil corrigir os defeitos dos ombros e da cava.

Corte, no tecido barato (geralmente uso pano americano, um tipo de algodão cru), 1 vez a pala, 2 vezes a frente, e uma vez as costas.

  • Use margens de costura mais largas nas laterais, de 2cm, para ficar mais fácil fazer os ajustes de modelagem;
  • Depois de cortar, faça as dobras do abotoamento da frente e costure-as;
  • Costure as pences horizontais;
  • Costure a pala nas costas;
  • costure os ombros da pala aos ombros da frente;
  • Por último, costure as laterais. Você pode provar o protótipo abotoando-o com alfinetes.

Quando vestí-lo, a primeira coisa que deve perceber é se está muito largo ou muito apertado. Lembre-se de que a camisa precisa de folga. Você já pode marcar com alfinetes o quanto precisa apertar, se for o caso, e refazer as costuras da lateral para estreitar o protótipo. Se estiver apertado, desmanche as costuras laterais e refaça deixando uma folga maior. Meça a diferença na alteração para transferí-la aos moldes. Se você teve que diminuir 1cm de cada lateral das costas e da frente, então faça o mesmo nos moldes.

Não indico medidas para as alterações, pois vão depender do seu corpo. Você pode descobrir quanto aumentar ou diminuir medindo as sobras de tecido que se formam, ou intuitivamente, ou por tentativa e erro. À medida que ganha mais experiência, saberá na hora o quanto alterar. Seja sempre cauteloso com suas alterações, pois é melhor que fique frouxo do que fique apertado. É comum exagerarmos e acabarmos criando um novo problema.

Depois de fazer algumas alterações importantes, faça um novo protótipo, com os novos moldes, para continuar os ajustes seguintes.

 Ajuste postural

É importantíssimo, durante a prova, manter uma postura natural, pois isso afeta a maneira como a roupa veste. Dependendo da postura da pessoa, e do tamanho do busto, pode ficar sobrando tecido na frente ou nas costas, e se formam dobras horizontais, como ilustrado abaixo. Na figura A, sobra tecido na região do busto, e na figura D, na região das costas. Essas dobras horizontais não devem ser confundidas com sobra de tecido que forma dobras verticais, que indicariam que a peça está muito larga.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Para corrigir esse problema, temos que eliminar, no molde, essas dobras. Podemos fazer assim:

  • Alfinete no protótipo, enquanto o está vestindo, as dobras horizontais.
  • Faça cortes nos moldes como ilustrado abaixo. Se as dobras estão na frente, corte apenas o molde da frente, e se estiverem nas costas, corte o molde das costas.
  • Meça a profundidade das dobras no protótipo, e sobreponha os pedaços do molde como indicado na imagem.
  • Cole as dobras com fita e e retrace o molde em outro papel.
  • Se tiver alterado o molde da frente, tome cuidado para manter a linha do centro da frente reta.
  • Se tiver alterado o molde das costas, perceba que também há uma sobreposição na vertical, perto da barra. A quantidade de sobreposição deve ser medida, dividida em dois e adicionada às laterais da barra da camisa.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Se, contudo, essa diferença postural mostrar que falta tecido na frente ou nas costas, o ajuste deve ser feito de maneira inversa. Em vez de sobrepor os pedaços de molde, afaste-os.

Ajuste da pala

A pala da camisa serve para reforçar a região das costas, e também para modelar o tecido sobre as escápulas, que são levemente curvadas. Como tem uma costura reta atravessando as costas, chama muita atenção, e por isso deve ser perfeita. Quando a camisa é listrada, as suas listras devem ficar na horizontal, o que lhe dá um destaque ainda maior.

Como falei antes, a costura das costas deve ficar perfeitamente reta, e para isso, a parte inferior do molde da pala deve ser reta. É bem normal encontrar moldes de pala curvados, pois isso facilita o ajuste no corpo, mas acaba escondendo outros problemas que veremos mais tarde.

Primeiramente, vamos corrigir a altura desse recorte nas costas. O recorte não deve ficar muito alto, se não ele não modela as costas onde é necessário. Também não pode ficar muito baixo para não dificultar o movimento dos braços. Isso vai depender muito do formato das suas costas, então não há uma medida ideal para o comprimento da pala. Você terá que observar o caimento da pala nas costas para determinar a altura ideal.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Quando decidir essa altura, deve aumentar ou diminuir a pala de acordo, e compensar a mesma medida no molde das costas. Se achar que a costura da pala está muito alta, por exemplo, e decidir descê-la em 2cm, deverá:

  • Aumentar a pala em 2cm;
  • Diminuir as costas (na parte superior) em 2cm.

Outra alteração importante da pala é a dos ombros. A altura dos ombros varia muito de uma pessoa para outra. Podem ser caídos ou muito retos, e isso influencia muito na aparência da camisa. Se você tem ombros com uma dessas características, provavelmente já percebeu que a maioria das roupas não serve muito bem nos ombros – ou sobra ou falta tecido nessa região. Na figura abaixo, ilustrei esses dois casos. Na figura à esquerda, a camisa serve perfeitamente. Na figura A, sobra tecido nos ombros, o que faz com que acumule tecido perto da cava. Na figura B,  falta tecido nos ombros, e se formam dobras diagonais apertadas.

Para resolver o problema do caso A, alfinete uma pence sobre os ombros, e relaxe novamente para conferir se resolveu o problema. Se não estiver boa, refaça até conseguir o resultado esperado. Retire a camisa e faça uma pence igual no molde, como na figura abaixo.

Para resolver o caso B, faça um corte no ombro da camisa e abra a pala como no molde abaixo. Alfinete um retalho de tecido no recorte para preencher o buraco. Vista a camisa novamente e confira o caimento. Aumente ou diminua o buraco para chegar ao resultado desejado. Repita a alteração no molde, como na imagem abaixo.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

 Costas e frente

Quando a pala estiver perfeita, os defeitos da frente e das costas ficam mais evidentes. Começaremos pelas costas. A parte superior do molde das costas, no recorte que se junta à pala, é levemente curvada nas beiradas para formar uma pequena “pence” que modela o tecido nas escápulas.

Se estiver sobrando tecido abaixo da pala, como na figura A, corrija aumentando a curvatura da parte superior das costas, como na figura abaixo.

Se estiver sobrando tecido abaixo da pala no meio das costas, como na figura B, a curvatura das costas está muito acentuada. Corrija diminuindo a “pence” na parte superior das costas, como na figura abaixo.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Na frente da camisa, pode ser necessária a mesma alteração, desta vez nos ombros. Se os seus ombros são curvados para a frente, a camisa pode parecer apertada na região dos ombros da frente, logo abaixo da pala. Para resolver esse problema, aumente os ombros na frente, como na figura A.

Se os seus ombros são bem abertos, pode sobrar tecido na frente, abaixo da pala. Diminua o ombro, como na figura abaixo (B), para corrigir o problema.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Pences

O primeiro ajuste que você deve fazer na pence frontal é relativo à sua altura e comprimento. A pence deve apontar para o ápice do busto, que é a parte mais saliente. Se estiver acima ou abaixo do ápice, meça a distância e corrija o molde como na figura abaixo.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

A pence não alcança o ápice, e normalmente termina a 3cm dele. Para a camisa, que é um pouco folgada, pode terminar um pouco mais longe para não ficar com uma ponta muito aparente. Aumente ou diminua seu comprimento conforme necessário.

Dependendo do tamanho do busto proporcionalmente ao tamanho das costas, a pence pode estar muito rasa ou muito profunda. Se você tiver costas largas e busto pequeno, a pence pode estar muito profunda, o que faz com que sobre tecido no busto (figura A). Para corrigir esse defeito, diminua a pence conforme a figura abaixo.

Se você tiver costas pequenas e busto grande, provavelmente terá que aumentar a profundidade da pence, como na figura B.

Essas alterações vão aumentar ou diminuir o comprimento da lateral, então você deve medir a lateral das costas e diminuir ou aumentar a frente para que tenha a mesma medida.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Se você quiser uma pence nas costas, para diminuir a quantidade de tecido na cintura, pode alfinetá-la no protótipo e provar. Quando estiver satisfeito, transfira para o molde.

Pescoço e cava

Para esta alteração, é importante ter um protótipo novo, que incorpore todas as alterações anteriores.

Observe a maneira como o pescoço da camisa envolve o seu. Não deve “afogar” o seu pescoço na frente, mas também não deve se abrir muito além dele. Escolha uma altura confortável. Nas costas, para que a gola fique perfeita, o pescoço não deve descer muito. Uma boa medida é a vértebra mais proeminente do pescoço. Corte ou adicione aos moldes as medidas necessárias.

O comprimento do ombro também é muito importante. Geralmente, as camisas que compramos prontas, principalmente as masculinas, têm o ombro muito comprido, o que faz com que a costura que junta a cava e a manga fique caída. Isso é muito comum. Corrija agora esse comprimento. Aumente se for necessário, e transfira ao molde.

A parte da frente da cava, na altura em que o braço se junta com o tronco, deve ser cortada exatamente nessa junção.

A parte das costas da cava não deve ser cortada assim tão justa. A partir da dobra do braço, adicione 1cm para cada lado. Isso evita que a camisa fique apertada nas costas. Se você costuma se incomodar com a falta de movimento quando tenta levar os braços à frente, pode adicionar 2cm de cada lado. (figura D)

Por último, confira a altura da cava. Em camisas, não pode ser muito apertada. Deixe uns 2 dedos de folga a partir das axilas. (figura C)

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Comprimento e largura

Confira agora o comprimento da camisa. Pode ser que a frente e as costas não tenham o mesmo comprimento. Corrija isso e aumente ou diminua o molde conforme necessário. Aqui também temos uma chance de alterar as laterais da camisa, caso desejarmos.

Colarinho

O colarinho é composto por gola e pé de gola. A principal alteração que você deve fazer é medir o comprimento do pescoço da camisa e transferir essa medida ao molde do pé de gola. Meça a partir do seu protótipo corrigido, assim não precisa subtrair margens de costura. Na hora de conferir no molde, não esqueça de levar em consideração as margens de costura do pé de gola. Aumente ou diminua a partir do centro, como na figura abaixo. A mesma medida que alterar no pé de gola deve ser alterada na gola também.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Recomendo que agora costura o pé de gola no seu protótipo e prove. Pode acontecer de ele não envolver bem o pescoço na frente, e ficar meio afastado. Se isso acontecer, alfinete pequenas preguinhas no pé de gola para fazê-lo ajustar-se ao pescoço. Quando estiver bom, transfira as mesmas pregas para o molde do pé de gola, e altere a gola da mesma maneira, como na figura abaixo.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Manga

Para ajustar a manga, primeiro ajusto os punhos. Corte um em tecido, sem margens de costura, e vista-o, simulando o fechamento com alfinetes. Aumente ou diminua como necessário (figura A).

Começo a ajustar a manga em si pelo comprimento da cava. Meça a cava da camisa e compare com a medida da cabeça da manga. A manga deve ser igual à cava, ou um ou dois centímetros menor, neste caso. Aumente ou diminua as laterais da manga como na figura B.

Em seguida, altere a largura inferior da manga. Para isso, use a mesma medida que aumentou ou diminuiu no punho (figura C).

Por último, ajuste o comprimento da manga. Meça o comprimento do seu braço, do ombro até a junção do pulso com a mão. Essa medida deve ser igual ao comprimento da manga + a largura do punho. Se a sua manga estiver curta ou comprida, aumente como na figura D.

Como ajustar a modelagem de uma camisa

Últimos detalhes

Antes de terminar os moldes, confira se as costuras se encaixam: ombro da pala com ombro da frente, costura da pala com costura das costas, laterais da frente e das costas, cava com manga, etc. Se alguma coisa não encaixar, tente descobrir o porquê. Faltou alterar alguma parte anteriormente? Você esqueceu de alguma coisa? Volte ao protótipo para tentar descobrir, e corrija os comprimentos para que tudo se encaixe, e a costura, mais tarde, seja perfeita.

Margens de costura

O seu molde provavelmente já tem margens de costura, mas gostaria de passar as medidas que uso, e que serão importantes para as técnicas de construção que explicarei mais tarde. Todos os moldes têm margem de 1cm, com exceção de:

  • Cabeça da manga: 2cm;
  • Costura das costas da manga: 0,5cm;
  • Costura lateral das costas: 0,5cm;
  • Bainhas da frente e das costas: 0,5cm.

Esse processo todo é bem trabalhoso, mas vale muito a pena para quem faz costura sob medida, e para quem costura para si. Se você planeja fazer muitas camisas, esse molde poderá ser usado muitas vezes. Além disso, uma camisa ajustada ao seu corpo fica muito mais bonita, e você certamente perceberá a diferença!

This article has 3 comments

  1. Olá.

    Comecei a costurar há uns dois anos. Estou no terceiro curso, e a muito custo consegui fazer uma camisa como queria.
    O maior problema está na dificuldade em modelar peças de acordo com a anatomia particular, como sugere sua postagem. As costureiras com quem aprendi não têm a mínima noção de modelagem. Por isso, descobrir as relações entre formas e “encaixes” das peças de uma camisa tem se revelado uma tarefa ingrata pra mim…
    Pretendo fazer uma jaqueta com gola militar. Parti dos moldes de camisa que consegui ajustar como queria, tarefa que me tomou em torno de um ano desde que comecei… Achei que bastaria aumentar as medidas desses moldes para obter um modelo de jaqueta. Portanto, iniciei a confecção com a modelagem e costura de uma peça piloto apenas de busto e gola militar. Há semanas que luto com a modelagem dessa gola; até agora costurei cerca de 4 ou cinco, mas todas insatisfatórias… 
    Gostaria de entender a relação e o porquê de cada curva ou reta do perfil da gola de acordo com a circunferência da camisa onde vai costurada, e os efeitos que se pode obter jogando com essas variáveis.

    Parabéns pelo detalhamento da sua postagem.

    Abraço.

    • Oi Luiz! O que posso te dizer sobre a gola é que quanto mais curvada, mais afunilada ela fica, ou seja, mais próxima do pescoço. Quanto mais reta, mais afastada do pescoço. Agora também depende da curvatura do decote. Se o seu decote na frente é bem curvado, nesse ponto, a gola também deve ser bem curvada para que não se afaste do pescoço aí. Uma maneira legal de testar a gola é fazer a camisa primeiro, depois alfinetar uma tira reta de tecido no decote, como se fosse uma gola, e então começar a fazer pences onde queres que ela fique mais ajustada… assim vai modificando a tira de tecido, e depois é só separar do decote e traçar a curva no papel. Espero que tenha ajudado! Um abraço.

  2. Todo molde base fica com pescoço alto?
    Sou iniciante e tenho muita dificuldade com a gola pois ela sempre fica alta e pontuda pra frete alem das abas desproporcional.
    Onde estou errando na modelagem?
    Onde as golas padtao devem iniciar na frente pra ficar linda?

Leave a Reply