Mais um método para marcar tecido: Papel carbono

Esta é uma dica muito simples, mas que eu levei alguns anos de costura para descobrir, então acho que pode ser útil para alguns de vocês também.

O papel carbono pode ser usado para marcar tecido. É o tipo encerado, que não mancha os dedos se tocar, encontrado na papelaria ou em lojas de aviamentos. Já já explicarei como usá-lo, mas primeiro quero avisá-los de alguns cuidados importantes:

  • O tecido marcado dessa maneira pode ficar manchado, então é muito importante fazer um teste antes. Pegue um retalho do tecido e marque com o papel carbono, depois lave para conferir se o traçado saiu.
  • Como é possível que a marcação não saia, marque sempre o lado avesso do tecido.
  • Nunca use em tecidos transparentes. Quanto mais grosso o tecido, melhor, pois a marcação não aparecerá do outro lado.
  • Use sempre uma cor de papel próxima à cor da roupa.

A melhor aplicação para este método, contudo, é marcação de protótipos! Como não há problema se manchar o tecido, pode ser usado tranquilamente. O melhor é que dá pra marcar as duas camadas de tecido de uma só vez. Para fazer, vai precisar de tecido, papel carbono, molde e carretilha.

  1. Posicione os materiais em camadas na seguinte ordem, de baixo para cima: primeira camada de tecido, com avesso para cima; papel carbono dobrado ao meio, com o lado da tinta para fora; segunda camada de tecido, com avesso para baixo; molde. Essa ordem garante que o papel fique mais protegido da carretilha e não rasgue com tanta facilidade, além de que o lado avesso das duas camadas de tecido são marcados ao mesmo tempo.
    Como marcar com papel carbono
  2. Coloque pesos sobre o molde até que fique bem firme no lugar. Carretilhe ao redor do molde todo. Se quiser, também pode carretilhar as linhas de costura. A força com que deve usar a carretilha depende de quão forte você quer a marcação, então faça um teste. A marcação do tecido de baixo sempre fica mais fraca que a do tecido de cima. Leve em consideração que quanto mais forte a marca, mais difícil de lavar.
    Como marcar com papel carbono
  3. Marque as pences também! Se for um protótipo, pode marcar o fio, a linha do centro da peça, posição de bolsos, botões e etc. Se o papel não for grande o suficiente para traçar o molde todo, marque por partes e reposicione o papel sempre que necessário.
    Como marcar com papel carbono
  4. Quando marcar tudo, retire os pesos, o molde e o papel carbono. Agora é só cortar. Na foto abaixo, o resultado de uma marcação bem leve.
    Como marcar com papel carbono

Leave a Reply