Brincando com Alfaiataria – Casaca White Tie – Costas, cauda e ombros

Na primeira parte da série, mostrei como foi montada e forrada a frente da casaca. É um processo trabalhoso, mas muito importante para que a peça mantenha sua forma ao longo do tempo e molde o corpo de quem a veste.

Costas

O próximo passo é montar as costas. Há uma costura no centro das costas que modela a peça.

Forro das costas

Depois dessa, costurei as duas partes do forro das costas, que formam pregas no centro. Você já deve ter percebido que em todos os casacos e paletós há uma prega no forro das costas. Ela é uma folga que ajuda a vestir a peça e também a movimentar-se dentro dela. Em vez de uma prega contínua, o livro Classic Tailoring Techniques de Cabrera e Meyers recomenda fazer uma costura ondulada, como desenhado na foto acima. Dessa maneira, formamos várias preguinhas, que ficam mais ajeitadas quando a peça está no cabide, por exemplo.

Aplicação do forro das costasAjeitei o tecido externo sobre o forro e alinhavei os dois juntos. As partes do forro devem ser cortadas todas um pouco maiores que as partes externas.

Casaca White Tie - Costurando costas à frente

Em seguida, costurei a lateral das costas à lateral da frente.

Casaca White Tie - Costura do forro

O forro dessas partes é costurado à mão, dobrando a parte das costas sobre a parte da lateral.

Cauda

Casaca White Tie - A cauda

Comecei a montar a cauda. Ela é feita de duas partes que ficam soltas e formam uma fenda nas costas. Cada uma dessas partes tem dois pedaços de tecido que são costurados e formam uma prega. Essa prega não é apenas um detalhe, ela serve para modelar a cauda sobre os quadris sem o uso de pence.

Casaca White Tie - Cauda

Nas fotos acima, está um lado da cauda com a costura já feita, e a prega passada de acordo com o corpo de quem vai usar a peça. Há também uma pequena pence que fica na lateral quando a peça é vestida. A prega é costurada com pontos à mão invisíveis para que não se movimente.

Na parte da fenda, reforcei o tecido com um pedaço de forro. Como dá pra ver na foto da cauda pronta, a fenda não fica centralizada, e sim mais perto da prega direita.

Casaca White Tie - Cauda

A parte que fica por cima é dobrada na fenda, e o forro começa uns centímetros depois da dobra.

Casaca White Tie - Cauda

A parte de baixo é extendida até onde começa a prega esquerda, e o forro começa logo onde ela termina.

Casaca White Tie - Costurando o forro da cauda

Para costurar o forro à cauda, alfinetei as partes soltas sobre a cauda com a prega  já pronta. A prega não existe no forro, só uma costura no lugar dela, então alfinetei o que sobrou para costurar. Em seguida, alinhavei as partes juntas e costurei à máquina.

Casaca White Tie - Cauda

Na parte da cauda que fica por cima, fechei a parte da fenda à mão, para formar aquela dobra sem forro.

Casaca White Tie - CaudaA cauda forrada. Alinhavei para segurar o forro no lugar. Depois disso, costurei a cauda à cintura da casaca com alinhavos, provei para conferir o caimento, e depois costurei à máquina.

Ombros

Casaca White Tie - Ombros

Com a cauda pronta, costurei os ombros da peça. O ombro das costas é maior que o da frente, então deve ser embebido. Essa folga substitui uma pence no ombro.

Casaca White Tie - Ombreira

O próximo passo foi costurar a ombreira. Se você torceu a cara quando leu “ombreira”, deixe eu explicar o por quê de usá-la. A ombreira é imprescindível em qualquer casaco de alfaiataria pois modela os ombros. Ela preenche os contornos naturais, que não são retos como os da roupa. Usar ombreira não significa que a roupa vai ficar gigante e os ombros duas vezes maiores que o normal. A ombreira usada atualmente é pequena e discreta. No meu caso, usei uma ombreira feminina, pois os ombros de quem vai usar a peça já são naturalmente grandes.

Costurei a ombreira sob a entretela com pontos diagonais. Essa costura é permanente. Alinhavei o forro dos ombros sobre a ombreira, depois, pelo lado direito da peça, alinhavei o tecido externo na ombreira.

No artigo seguinte, mostrarei como fiz a gola. Estamos um pouquinho mais perto do final!

This article has 1 comment

  1. Oi Renata *_* mto obrigada por seus posts e sua dedicação em ensinar. Seria mto abuso pedir q vc colocasse os links para as outras etapas da casaca? Estou mto longe de me aventurar a fazer uma, mas já é uma gde ajuda na minha formação ver como vc faz os procedimentos! *_*

    Um gde bj!!!

Leave a Reply