De que réguas eu preciso para fazer modelagem?

|

,

| por

Recebi esta dúvida por email, e achei interessante. Nunca tinha imaginado que fosse confuso para o iniciante escolher que réguas comprar, mas isso abriu meus olhos para a imensidão de modelos que existem nas lojas. Realmente dá pra ficar confuso, então vou passar para vocês uma lista das réguas essenciais e para quê serão usadas. Você não precisa comprar mais do que isso!

O nome régua, na verdade, é correto apenas para designar réguas retas e com medidas. As curvas são gabaritos.

Antigamente (há décadas e até séculos), quando não havia gabaritos como esses para vender, os modelistas tinham que fazer os próprios. Um gabarito nada mais é do que uma regra, um modelo ou padrão que usamos como molde. Então esses profissionais faziam o desenho que queriam num papel ou folha de madeira, e recortavam para uso próprio. Nada te impede de fazer o mesmo! Mas como também gostamos de coisas práticas, e nem todo mundo tem como fazer isso em casa, podemos comprá-los prontos. Vejamos quais são as réguas e gabaritos essenciais para modelagem do vestuário:

Esquadro

esquadro

O esquadro é uma régua em forma de triângulo que serve para traçar cantos com ângulo reto e quadrados perfeitos. Ele é essencial na modelagem para traçar retas perpendiculares. Eu prefiro os esquadros de acrílico, plástico transparente, ou metal, pois esses duram mais. Os que são feitos de um material duro que parece compensado com o tempo ficam com as pontas gastas e arredondadas, o que dificulta a precisão.

Régua

Recomendo régua de pelo menos 60cm de comprimento, que pode ser de acrílico, plástico ou metal.

Curva francesa

curva frances

A curva francesa é um gabarito de curva acentuada. Existem vários modelos de curva francesa, e talvez esse seja o que mais causa confusão em vocês. Eu tenho preferência pelas que têm um cabo longo e que fazem um caracol bem pequeno na ponta, pois assim se encaixam na maioria das curvas de modelagem. Se você já tem um modelo, provavelmente vai servir, então use por um tempo antes de decidir se precisa comprar outro.

Aquelas curvas francesas super complexas, com vários desenhos diferentes, são apropriadas para desenho. Na modelagem do vestuário, não precisamos de tantas curvas diferentes assim. Além disso, nossas curvas têm que ser em tamanho grande, ou seja, não podem ser aquelas pequenas em escala.

Nesta loja online encontrei dois modelos legais que vocês podem ter como referência: esta mais completa, e esta mais simples. Ambas são boas o bastante!

O material que recomendo para curvas é o acrílico. Se você quiser saber como usar essa régua na modelagem, leia este post.

Curva de alfaiate

curva alfaiate

Esta curva é mais alongada e rasa, e serve para traçar lateral de vestidos, calças, casacos, e outros detalhes com curvas mais suaves. Geralmente são bem parecidas, então minha única recomendação é que seja de acrílico. Realmente ajuda poder ver o que tem debaixo da curva!

Extra: régua quadriculada

Esta não é essencial, mas facilita muito! Eu uso bastante essa régua e já recomendei aqui. Se você comprar essa, não vai precisar nem da régua comum nem do esquadro!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *