Como adicionar pregas aos moldes

Recebi essa dúvida por email, e hoje vou respondê-la. Adicionar prega aos moldes é bem simples e pode ser usado como um detalhe interessante para mudar um pouco aquele molde que você adora, mas já fez algumas vezes.

Esta técnica pode ser repetida várias vezes, ou seja, você pode usá-la para fazer várias pregas numa mesma peça, porém essas devem ser todas retas, e preferencialmente paralelas. Você pode usar para saias, vestidos, blusas, casacos… Para pregas soltas e também pregas presas em cima e embaixo, tipo sanfona.

Aqui vai um belo exemplo de pregas que podem ser feitas com essa técnica:

Como fazer

Vou mostrar como fazer uma prega num molde de saia. Aqui, vamos aproveitar a pence frontal e posicionar a prega sobre ela, assim já aproveitamos uma coisa para outra. Pences sempre podem ser transformadas em pregas, só lembre-se de que o desenho da prega deve seguir o contorno da pence.

Vamos ao passo a passo!

a. Aqui temos o molde com a pence desenhada

b. Desenhe com uma linha reta onde você quer posicionar a prega. (Lembre-se de que pode fazer várias pregas também, é só desenhar mais linhas)

c. Corte essa linha e separe os dois pedaços do molde.

Como adicionar pregas em um molde

d. Separe os pedaços a uma distância que seja igual a 2x a profundidade desejada para a prega. Isso quer dizer que se você quer uma prega de 3cm, vai separar os pedaços em 6cm. Cuide para manter a barra dos dois pedaços alinhadas.

e. Posicione um papel sob o molde e fixe com fita crepe. Meça novamente aquela distância para fixar direitinho. A distância deve ser a mesma tanto em cima quanto embaixo no molde para uma prega regular. Se você quiser que ela fique maior à medida que desce no molde, deixe uma distância maior na barra. Se a sua prega passa pelo meio de uma pence, na parte de cima do molde você vai ficar com a medida da distância + a largura da pence.

f. Corte o excesso de papel.

Como adicionar pregas em um molde

Simples, não é? O molde pronto fica assim:

Como adicionar pregas em um molde

Marque com linhas pontilhadas aquela distância que você abriu no molde. Com outra linha, marque a metade dessa distância, que vai ser a dobra interna da prega. Lembre-se sempre de marcar os piques da prega, que estão nas linhas que marcam a sua largura. Na linha do meio não há necessidade de colocar um pique (fica até meio confuso).

Para montar a prega, é só dobrar o tecido juntando os piques. Essa é uma ótima maneira de mudar um pouquinho um molde que já é bem legal, e é super simples também! E então, o que acharam? Há mais alguma modificação de molde que você gostaria de aprender?

This article has 3 comments

  1. Olá gostaria de saber sobre a margem de costura ao fazer uma prega macho no centro da frente,Minha dúvida eh porq fica marcando o acabamento e dá p ver,a marca quando passamos o ferro, pelo direito do tecido, Devo cortar todo este excesso? onde é costurado?
    Espero que tenha te feito entender
    obrigada

    • Oi Dailma! Pelo que entendi da tua explicação, acho que não deves cortar a margem, e sim colocar um papel entre a margem e o tecido na hora de passar, ou até um tecido mais grosso, para evitar a marca.

  2. Um tanto atrasada, mas preciso dizer que seu blog é perfeito e me ajuda muito! Por favor, continue com esse trabalho incrível que você faz e obrigada.

Leave a Reply

Couldn't connect to server: Connection timed out (110)