Quanto de margem de costura eu adiciono?

E aí, você já ficou na dúvida? Hoje quero conversar um pouco sobre margem de costura, e dar algumas referências para vocês completarem seus moldes. Sei que os iniciantes têm bastante dúvidas com relação a isso.

Costuras comuns

Em tecido plano:

As margens de costura são aquelas sobrinhas que deixamos no tecido para poder costurar depois. Nem todos os acabamentos precisam de margem de costura, mas são quase todos. Geralmente, usamos 1cm para costuras. Essa margem é ótima para a indústria, pois economiza tecido, e serve para as costuras comuns, que são a maioria delas.

Contudo, se você faz roupa sob medida ou para si mesmo, 1cm talvez não seja a melhor opção. Se você usar uma margem maior, de 1,5 ou 2cm, por exemplo, quando você quiser aumentar a peça, já tem sobras para fazê-lo. É comum não acertarmos nas medidas logo de cara, então há a possibilidade de ajustar a roupa caso fique apertada.

Em roupas sob medida, é muito comum precisarmos apertar na frente e soltar atrás, por exemplo. Isso acontece porque a distribuição de volume é diferente na frente e nas costas, algo super normal. Se deixarmos um pouquinho a mais de margem, esse ajuste não será um problema. Em alguns casos, quando não tenho certeza das medidas, deixo até 3cm de margem.

Já em casos em que sabemos que não será necessário fazer alterações, como em margens para acabamentos como golas e punhos, 1cm já é o suficiente.

Em malha:

Vai depender da largura do ponto da sua overlock. Geralmente, deixa-se de 0,5 a 0,75cm. Se você gosta de cortar um pouco tecido na navalha da overlock, deixe 1cm.

Outros acabamentos de costuras

  • Costura francesa: depende da largura. Como é sempre necessário cortar um pedaço da margem, recomendo 1,5cm para um acabamento de 0,5cm.
  • Costura rebatida: também depende da largura. Para um acabamento de 1cm (largura final da costura), deixe 2cm de margem na frente e 1cm nas costas.
  • Acabamento com viés: é independente da largura da margem, mas deve ter no mínimo 1,5cm de largura.
  • Margem dobrada e costurada: no mínimo 1,5cm.

Beiradas: cavas e decote

Existem vários acabamentos possíveis para cavas e decotes, cada um com uma margem de costura diferente.

  • Se você irá costurar mangas ou golas, pode deixar 1cm.
  • Se você irá costurar viés aparente, não deixe margem de costura.
  • Se irá costurar viés interno, deixe 1cm.
  • Se irá aplicar revel, deixe 1cm.

Bainhas

  • Bainha de lenço: 0,5cm.
  • Bainha dobrada duas vezes e pespontada: a partir de 2cm. Geralmente, uso 4cm.
  • Bainha de blazers e paletós: 4 ou 5cm. Para mangas, a medida é a mesma.

Como regra geral, se você quer uma bainha pesada, deixe uma margem mais larga. Para saias retas, por exemplo, pode deixar até 7cm de bainha. Se quiser uma bainha leve e flutuante, deixe 0,5cm e faça uma bainha de lenço.

Outra regra é que roupas retas permitem o uso de bainhas mais largas, enquanto que roupas de corte godê ou evasê exigem bainhas mais estreitas.

Quer saber mais?

Se você tiver dúvida sobre algum outro acabamento, deixe uma sugestão nos comentários que eu adiciono aqui!

This article has 5 comments

  1. Oi Renata! Quando disse que “é muito comum precisarmos apertar na frente e soltar atrás” pensei em uma blogueira que ensina modelagem e costura, que mede a parte da frente e  parte das costas separadas e faz a modelagem das peças frente/costas com estas medidas. Isto é correto?

  2. Oie… Estou com um livro que disponibiliza moldes de moda vintage… os moldes não possuem margem de costura e alguns dos modelos possuem pences e pregas macho , mas como sou iniciante na costura não sei quanto deveria acrescentar ao molde para realizar essas pregas sem impactar no tamanho original da peça…

    Se puder me dar essa dica agradeço …

    Bju <3

    • Oi Lais! Eu costumo adicionar 1.5cm de costura. Só não se esqueça de que tem que seguir essa medida na hora de costurar. Um abraço.

  3. VC ME ENSINA A FAZER BARRA DE LENÇO?

Leave a Reply