Livros de modelagem em português – Parte 2

Esta é a segunda parte da avaliação dos livros de modelagem em português, que escrevi para que vocês tivessem uma ideia do que buscar para aprender modelagem. Continuamos com modelagem feminina. Para ler a primeira parte, clique aqui.

Se você conhecer mais algum livro que eu não mencionei nesta série, conte pra gente! Adoro aprender mais, e tenho certeza de que as leitoras também!

MIB: Modelagem Industrial Brasileira: Saias, de Sonia Duarte e Sylvia Saggese. 3ªed. Ed. Guarda Roupa, 2011.

Livro MIB Saias

Segue o mesmo padrão de qualidade do livro anterior, desta vez focado em saias. Quero dar destaque a uma dica que a autora dá sobre o corte no viés: a maneira correta de posicionar as peças para evitar que as costuras fiquem torcidas. Adorei ver essa informação no livro.

Um livro como este é ideal para quem quer aprender a fazer interpretação de bases e melhorar seu entendimento de como construir diferentes modelos. Além de explicar as técnicas de interpretação, as autoras ainda dão indicações de acabamentos e fechos.

Modelistas com mais experiência talvez não encontrem muito valor no conteúdo deste livro, por já entenderem muito bem de interpretação. Recomendo para quem ainda não pegou o jeito do riscar e cortar os moldes para formar pregas, volumes e formas diferentes.

O Pulo do Gato, de Dênis Geraldo Fortunato Fraga. Ed. Casa Oito, 2012.

Livro O pulo do gatoEste livro não serve para iniciantes! Se você quer aprender a fazer modelagem, não vai encontrar nada aqui.

O que este livro contém é uma série de bases com mais pences do que estamos acostumados. O objetivo é uma base que siga todos os contornos do corpo, e não precise ser ajustada, segundo o autor. Claro que a parte de não precisar ser ajustada, na prática, é impossível, pois todos os corpos são diferentes e não dá pra acertar uma modelagem tão ajustada 100%.

Este não é um método de modelagem sob medida, pois ainda usa bastante medidas padronizadas, mas é um pouco mais personalizável que os métodos industriais. A base da blusa parece útil para lingerie e corsets, e a manga tem um ótimo traçado, que permite movimento do braço.

Não há passo a passo de como fazer a modelagem, apenas um esquema de cada uma, então serve apenas para quem já entende de modelagem.

Patternmaking in Practice: A Step by Step Guide, de Lucia Mors de Castro. Ed. Promopress, 2010.

ou Patrones de Moda Paso a Paso, de Lucia Mors de Castro.

Livro Patrones de moda paso a pasoSim, este livro está em inglês, mas a razão pela qual incluí na lista é o seguinte: Este é uma segunda versão do livro Patternmaking in Fashion, ou Patrones de Moda Paso a Paso, da mesma autora, que está disponível em português, com o título em espanhol (o livro é trilíngue). Não tenho esse livro, mas pelo que consegui de informação nas lojas, o que muda são os modelos interpretados.

Outro motivo pelo qual resolvi incluir na lista mesmo não tendo o livro em mãos é que as bases são ótimas, e todas as estudantes e modelistas que querem dar um passo à frente com relação aos métodos industriais devem conhecer este método. Ele é baseado no método de modelagem alemão. Talvez você nunca tenha ouvido falar de um método de modelagem alemão, mas ele é a base da alfaiataria industrial mundial.

A base da blusa têm uma cava maravilhosa e super anatômica, a pence da frente é comprida e vai até o final da blusa, o que veste muito bem em quem não tem barriga, ao contrário das bases comuns. A base das costas têm duas pences em vez de uma, além de folga no centro das costas para melhorar o movimento. A base da manga também é ótima, e a melhor que já vi.

No geral, o livro apresenta algumas interpretações de modelo, e ainda ensina a cortar, costurar alguns acabamentos e pontos à mão, e ainda mostra a peça pronta.

Alguns defeitos do livro, que não posso confirmar pois não li a versão em português, são devidos à tradução. Isso pode complicar o estudo de quem não entende muito de modelagem, e não tem como desvender mistérios que uma tradução ruim cria.

Recomendo muitíssimo para quem quer melhorar seu conhecimento de ergonomia da modelagem.

Pattern Magic – A Magia da Modelagem

Livro Pattern MagicJá comentei sobre este livro neste post. Descobri recentemente que foi feita uma tradução para português! Se você ainda não conhece, vale a pena comprar, pois vai aprender a brincar com os moldes. A autora demonstra vários efeitos que podemos fazer nos moldes, alguns lindos, outros surreais. Recomendo para quem já aprendeu o básico e quer descobrir novas maneiras de fazer interpretação de modelos.

E ai, o que acharam dos livros de hoje?

This article has 13 comments

  1. Não acredito que existe o Pattern Magic em português.. acabei de comprá-lo em inglês!!!! =/

  2. Olá, adoro suas dicas, adorei seu livro (tenho o digital, agora quero em papel), muito obrigada por dividir seus conhecimentos que com certeza são frutos de muito estudo, investimento financeiro e tempo, portanto obrigada!
    Adorei as dicas sobre os livros, tenho alguns deles, mas fiquei interessada no último mencionado, vou procurar. Por favor, continue com este trabalho maravilhoso, parabéns!

    • Muito obrigada pelo apoio, Márcia! Com certeza este trabalho é um grande investimento, mas vale muito a pena fazer o que gostamos. Um abraço!

  3. Adoro suas dicas. Uma perguntinha, fazer um decote bem feito é tão difícil para mim. Eu sei que estou começando e preciso ter paciência e treinar mas não estou conseguindo acertar, fica embabadado. Me deixa frustrada será que estou errando ao cortar? Ou meu erro está no acabamento?
    Aguardo uma dica, bj

  4. gostaria que me enviasse por mail se possivel para poder imprimir O livro sobre Modelagem plana masculina pois estou a terminar um curso e nao nos ensinaram a modelar para Homem so pra femenina e criança . OBRIGADA

Leave a Reply

Couldn't connect to server: Connection timed out (110)