Livros de Modelagem em Português, parte 1

Como já me pediram para recomendar livros de modelagem em português, resolvi avaliar alguns dos livros disponíveis no mercado, que são fáceis de adquirir. Aqui dou minha opinião sincera do que acho importante para o iniciante estudar, e do que não vale a pena. Você vai ver que nem todos os livros são perfeitos, e terá que decidir o que é melhor para o seu caso. Espero que minhas opiniões e dicas ajudem a escolher!

Escolhi os livros que encontrei na biblioteca do Senac de Florianópolis, e alguns outros que eu tinha em casa. Acredito que esta seleção cobre a maior parte dos livros de modelagem em português que estão disponíveis em livrarias. Se você conhece algum outro de que eu não falei aqui, deixe um comentário!

Modelagem feminina

Moldes Femininos: Noções Básicas, de Rosa Marly Cavalheiro e Rosa Lúcia de Almeida Silva, Ed. Senac Nacional, 2003.

Livro Moldes Femininos - Noções Básicas

Este livro, como já diz o título, é bem básico e sucinto. Explica alguns poucos modelos e variações de saias e vestidos. Deixa de fora casacos, por exemplo. Não recomendo esse livro, pois, além de não ter muitas interpretações de modelos, algumas bases tem modelagem ruim, na minha opinião.

Não gostei da modelagem da saia, que indica pences iguais para a frente e para as costas. Na base das costas da calça, há pouca inclinação do gancho, o que seria essencial para acomodar o volume do bumbum. Essas duas bases são boas apenas para quem tem bumbum achatado ou pequeno.

A modelagem da manga tem pouca diferenciação entre a curva da frente e das costas, o que dificulta o movimento do braço.

Um dos pontos fortes do livro é que sugere diferentes medidas de caída de ombro.

Além de tudo, o livro não explica gradação.

Modelagem Plana Feminina, de Paulo de Tarso Fulco e Rosa Lúcia de Almeida Silva, Ed. Senac Nacional, 2012.

Livro Modelagem Plana Feminina

Este também não explica gradação. Muitas das imagens são as mesmas do livro anterior, e dá pra ver pela organização que foi baseado nele. Contudo, há uma grande melhora com relação ao livro anterior. Os passo a passo das modelagens são mais fáceis de ler e acompanham imagens. A base da saia está mais anatômica, com pences diferentes na frente e nas costas.

A saia em panos, contudo, piorou bastante. A do livro anterior era a única, de todos os livros que eu analisei hoje e que a apresentam, que usava painéis derivados da base da saia, o que garantia um bom caimento na frente e nas costas. Neste livro, a saia em panos passa a ser cortada com um molde só, como se nosso corpo fosse um barril, com curvas iguais de todos os ângulos.

A base da manga também está muito melhor! A curva diferente na frente e nas costas permite maior movimento do braço e também melhor caimento ao redor do ombro.

Resumindo, vale mais a pena do que o anterior, mas não é um dos melhores que veremos hoje.

MIB: Modelagem Industrial Brasileira: Tabelas de Medidas, de Sonia Duarte. 2ªa Ed, Ed. Guarda-Roupa, 2013.

Livro MIB Tabelas de Medidas

Uma pena que não tenho o primeiro livro do MIB e também não o encontrei na biblioteca, pois, se segue o padrão deste, acredito que seja uma das melhores opções de modelagem para iniciantes. Mas vamos à avaliação deste aqui!

Nunca tinha usado este livro, pois, quando o conheci, já tinha formado meu conhecimento de modelagem e conhecia outros métodos de minha preferência. Quando resolvi conhecê-lo, descobri que é muito bom e completo. Isso não quer dizer que é o último livro que vai precisar pro resto da vida, longe disso, mas sim que tem conteúdo super extenso e explica com detalhes o que o iniciante precisa saber.

O conteúdo deste livro foca nas bases e tabela de medidas, sem deixar de lado a rica introdução que costuma acompanhar os livros da Sonia: sobre tecidos, acabamentos, margens de costura, fichas técnicas, cortes, e outros detalhes de modelagem que são essenciais para poder fazer um molde completo.

Em consequência, o livro não têm muitas variações de modelos. Falta, por exemplo, uma base de manga alfaiate. Mas para quem já sabe fazer interpretações, isso não é problema nenhum.

O que me deixou muito contente ao ler este livro foi ver que a autora explica muito bem como funciona cada modelagem, e não deixa dúvidas sobre a presença de folgas, ou o uso das curvas de modelagem, por exemplo. Ela também dá indicações de como fazer as bases para suas medidas!

Sobre as bases, os defeitos que encontrei foram a falta de inclinação do gancho nas costas, assim como nos livros anteriores, e a falta de diferenciação entre a curva da frente e das costas na manga.

A base da blusa usa um sistema de modelagem que permite desenhar a queda do ombro perfeitamente, algo que se vê muito pouco.

O método de gradação ensinado por Sonia é diferente do que parte do plano cartesiano – o molde tem que ser cortado e suas partes separadas para que seja aumentado. O do livro é mais adequado a iniciantes, por ser mais simples e fácil de reproduzir, mas não é muito sofisticado – dificulta a gradação desproporcional. Não é ideal para gradação sob medida, apenas para industrial.

Por último, vale lembrar que este livro explica bases femininas, masculinas, infantis, em tecidos planos, malhas, e também lingerie e moda praia. Ufa!

Nem preciso dizer que recomendo este livro.

Na próxima semana

A continuação da avaliação tem mais quatro livros de modelagem feminina. Aguardem que farei sobre a modelagem masculina também!

This article has 12 comments

  1. Obrigada, Renata!! Vc é uma fofa!

  2. Querida Renata, o curso que estou fazendo utiliza o método da Sônia, adorei as suas abaliações sobre o livro. Aguardei a próxima semana, olha, você conhece o livro de saias da Sônia? Eu achei bem legal depois me fala a sua opinião, ok.bj Zoraia

  3. Renata, obrigada pelo post! Aguardo os próximos e sugiro também que indique livros sobre modelagem infantil e em inglês. Abs! Regina

  4. Olá Renata, sou uma iniciante (sei quase nada rs) em costura e confesso que minha maior dificuldade e acredito que de muitas e saber exatamente esses nomes específicos para cada parte ou detalhe da roupa, fico boiando literalmente.principalmente quando se pegar pra ler o caderno de explicações das revista de moldes
    ex:ganchos(?)bordas do jabor(?)
    faz um post (se puder) com fotos sobre esses detalhes para as iniciantes?

  5. Renata, fiz alguns cursos de corte e costura e cresci vendo minha irmã costurar. Mas não aprendi o necessário nestes cursos e hoje vivo num jogo de ensaio e erro e vou aos poucos construindo meu guarda-roupa. Uso os moldes da Revista Manequim, porém fico presa a tamanhos e modelos. Não sei ampliar ou reduzir. Comprei um livro de corte e costura Método Ioli, desenvolvido pela Yolanda Resende. Vou começar a fazer todas as lições do livro. Você conhece? Acha válido? Deixo aqui a minha admiração por você e pelo site. Beijos!

  6. Olá,  você conhece o livro Modelagem Plana – para Moda Feminina (5° Edição) de Winifred Aldrich? Obrigada pelas dicas!

    • Sim, e já recomendei em algum post a versão original, em inglês. Não conheço a tradução, mas sei que o conteúdo é muito bom. Beijos

  7. Olá Renata, gostei muito do seu site. Sou costureira profissional, mas no momento pratico o corte e costura como um Hobby, comecei aos 14 e hoje tenho 31, sou autodidata mesmo. Minha unica noção vem do que leio. já trabalhei em varias confecçoes o que me gabaritou um pouco mais. Faço minhas proprias roupas, e sou apaixonada por modelagem. Ao ver sua resenha sobre os livros pude perceber que você entende a dificuldade de quem não é mais tão iniciante assim.
    Tenho o livro MIB, uso muito as modelagens dele, mas também tenho o PatternMaking no meu aplicativo Kindle, comprei pela Amazon, também tenho o volume 1 e 2 do metodo systemschnitt, que é alemão.
    Gostaria muito de começar a colocar em pratica a modelagem dos Patternmaking, mas como está em inglês tive um pouco de dificuldade. Gostaria de saber como você fez para conseguir usa-lo de uma forma tão proveitosa como descreve em seu site,
    Gostaria muito de contar com sua ajuda. 
    Desde já deixo meus parabéns e sinceros votos de que vá ainda mais adiante!

Leave a Reply

Couldn't connect to server: Connection timed out (110)