Cinco livros de costura e modelagem que mudaram a minha vida

Em comemoração ao lançamento do meu livro, “Costura à Mão: Fundamentos”, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 03/10, no post de hoje vou falar sobre os livros de costura e modelagem que mudaram a minha vida.

Eu sou uma pessoa que recorre a livros como forma principal de aprendizagem. Livros são baratos, relativamente portáteis, e estão sempre ali para que possamos usá-los como referência. Também possibilitam adquirir conhecimento de professores que moram longe, ou que não estão mais aqui. Talvez por eu ser introvertida, me sinto muito confortável e “em casa” quando estou lendo um livro.

Sempre que me surge uma grande vontade de descobrir mais sobre um assunto, logo pesquiso quais livros estão à disposição. Leio a opinião de outras pessoas sobre o livro, dou uma folheada nas páginas disponíveis na internet, e escolho os que me parecem ser ideais para o meu caso. Como consequência disso, tenho uma pilha de livros em minha mesa que não saem mais dali. São as referências principais para o meu trabalho, e com certeza os responsáveis por muito do que sei fazer  hoje.

Alguns livros aparecem em minha vida por acaso, e mudam completamente o curso do meu aprendizado. Fazem uma reviravolta em meu conhecimento, e mudam pra sempre a maneira como vejo certas coisas. Hoje vou compartilhar com você os cinco livros que foram os mais importantes para mim. Todos estão em inglês, então se você ainda não sabe ler a língua, recomendo que aprenda. É um ótimo investimento, pois abre muitas portas para informação que não está publicada em português.

1. Pattern Magic – Bunka Fashion College

Conheci esse livro incrível na faculdade, e foi como uma revolução. Com ele aprendi técnicas de modelagem de cortar e abrir o molde, dobrar e adicionar formas geométricas que acenderam uma lâmpada no meu cérebro e me desprenderam das regras de modelagem. Com esse livro, aprendi técnicas que me permitiram modelar minha coleção de formatura.

Esse livro é, além de tudo, muito divertido e instigante. Atualmente, me serve muito mais como inspiração, pois os modelos apresentados são também muito bonitos.

Atenção: Livro recomendado apenas a quem já sabe modelagem. 

Foto: Denny. Modelo: Mauri Cherobin

Um dos looks da minha coleção de formatura. Foto: Denny Sach. Modelo: Mauri Cherobin

2. Vionnet – Betty Kirke

Esse livro é gigante e tem um conteúdo muito precioso. A autora, Betty Kirke, que trabalhava em um museu, estudou muitas roupas feitas por Vionnet e desvendou suas modelagens e truques para trabalhar com o viés. Neste livro, há fotos, ilustrações, modelagens e instruções de montagem de alguns dos modelos de alta-costura mais encantadores já feitos pela criadora.

O livro mudou minha vida ao mostrar que há muito mais maneiras de fazer uma roupa bonita do que a modelagem tradicional apresenta. As modelagens de Vionnet não tem nada a ver com o que estamos acostumados, e mesmo assim funcionam! E como são incríveis os seus modelos…

Atenção: Livro intermediário-avançado. 

Com ajuda do livro, comecei a estudar suas modelagens. Este é um dos modelos do livro, que eu costurei:

Reprodução de uma das modelagens de Vionnet, do livro Vionnet de Betty Kirke

3. Classic Tailoring Techniques – A Construction Guide for Menswear – Roberto Cabrera e Patricia Flaherty Meyers

Esse foi o livro que comprei quando resolvi aprender a fazer um blazer “direito”. Informação de alfaiataria é escassa, e este livro, não somente por isso, é uma maravilha. Explica como costurar blazer, colete e calça usando as técnicas tradicionais de alfaiataria, ponto a ponto. Levei meses para fazer o primeiro blazer, e foi um aprendizado e tanto!

A impressão do livro não é muito boa, as fotos péssimas, mas a maior parte do livro é composta de ilustrações claras e bem feitas. Não é um livro barato, mas a informação vale cada centavo.

Atenção: Livro avançado. 

Blazer costurado usando as técnicas de alfaiataria tradicional.

Blazer que costurei usando as técnicas do livro.

4. Shirtmaking – David Page Coffin

Já falei deste livro aqui no blog. Ele é o melhor livro sobre camisas que já vi, e provavelmente o melhor que já foi publicado. O autor escreve de maneira muito clara e gostosa de ler. Ele explica técnicas de camisaria um pouco diferentes das que estamos acostumados, e que com prática são mais fáceis pois produzem resultados perfeitos com menos esforço. As fotos do livro também são uma delícia de olhar, e os diagramas são muito claros! O livro é  barato, e vale muito a pena.

Atenção: Livro intermediário-avançado. 

Gola que costurei usando as técnicas do livro Shirtmaking.

Gola que costurei usando as técnicas do livro Shirtmaking.

5. Modern Pattern Design – Harriet Pepin

Este livro de modelagem é de 1946. Até descobrí-lo, achava que o Pattern Magic trazia técnicas inéditas. Muitas delas são ensinadas neste livro. Mas a melhor parte, para mim, é a maneira como a autora constrói bases. Ela não usa medidas proporcionais, e ensina a tirar todas as medidas no corpo da pessoa, ou seja, sabemos exatamente de onde vem cada medida que colocamos no papel. É um grande salto para quem estuda modelagem. Este método permite fazer modelagens sobre medida com maior precisão.

Infelizmente, este livro não é mais impresso, o que torna sua aquisição muito complicada, mas você pode comprá-lo usado no ebay.com.

Espero que alguns destes livros também faça diferença nos seus estudos!

This article has 38 comments

  1. Renata, seu blog é uma fonte incrível de informações! Tenho aprendido muito com ele, ainda que esteja apenas começando a aprender a costurar de maneira autodidata, já que sou arquiteta de formação.
    Você tem indicação de bons livros para se aprender a modelar desde o básico?
    Obrigada!

  2. já comprei o ebook. Estou aguardando ansiosa os próximos lançamentos! Parábens!

  3. As dicas são fantásticas. De alguns livro eu já tinha ouvido falar, mas não tinha a opinião de ninguém a respeito, outros são completas novidades. Esse tipo de análise é fundamental para quem procura informação e não sabe como avaliar o que encontra. Muito obrigada por este post!

  4. você poderia me indicar livros de modelagem em português ou espanhol?
    obrigada e parabéns pelo belo trabalho.

  5. Querida Renata, recebi e adorei o teu livro, estou anciosa pelo próximo!! Parabéns, o livro é ótimo estou sempre aprendendo muito com você. Bjs

  6. Olá, Renata!
    Por acaso encontrei seu site e estou adorando tudo! 
    Quero aprender a fazer modelagem, mas estou em dúvida. Aqui em Belo Horizonte tem alguns cursos que ensinam através do Método Ioli e outros pelo Método Centesimal. O que você aconselha para quem é iniciante?

    Obrigada e beijos.

    • Oi Eliane! Obrigada pela visita.
      Nunca usei nenhum desses dois métodos, mas dei uma pesquisada e vi que o método Ioli ensina a fazer moldes do zero, enquanto que o Método Centesimal só ensina a aumentar moldes que estão em escala. Recomendo o Ioli neste caso.
      Um abraço!

  7. Adorei essa publicação, Renata! Olha só, comprei o Pattern Magic, mas quando abri em casa, depois, achei tudo tãaaao complicado… pode ser que seja por que ainda estou nos primeiros passos. Acho que me apavorei com tantos ângulos rsrs. Se eu tiver alguma dúvida poderia recorrer aqui, a você? Também gosto muito dos livros e acredito que sem leitura, a pessoa que quer se dedicar mesmo a essa carreira poderá ter certas dificuldades. 
    Abraços e muito obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos!

    • Oi Ivna! Poisé, o Pattern Magic é complicado sim, especialmente pra quem não lê inglês (como é o teu caso). Te recomendo paciência, e quem sabe daqui alguns meses, quando tiveres mais prática, tentas ler ele de novo. Esse livro é ideal para quem sabe modelagem. Temo que se tu não saibas modelagem, não tenho como te auxiliar por aqui…
      Um abraço!

      • Oi, Renata! O Pattern Magic já existe em português e é a versão que eu tenho, do primeiro. Aliás, o segundo também tem em nosso idioma, o terceiro é que tem em inglês, mas o meu problema, não foi é o inglês, (que não é minha dificuldade) e sim a questão de escalas que ela fala no livro e alguns ângulos que ela descreve. Sim, já compreendo a modelagem, mas a da Tomoko vai aléeem… 
        De qualquer forma, obrigada, grande abraço!!!

        • Oi, Renata! O Pattern Magic já existe em português e é a versão que eu tenho, do primeiro. Aliás, o segundo também tem em nosso idioma, o terceiro é que tem em inglês, mas o meu problema, não foi o inglês, (que não é minha dificuldade) e sim a questão de escalas que ela fala no livro e alguns ângulos que ela descreve. Sim, já compreendo a modelagem, mas a da Tomoko vai aléeem… 
          De qualquer forma, obrigada, grande abraço!!!

    • Maria de Fatima
      Monday 12 May 2014, 1:31 pm

      Ivna, boa tarde, gostaria de saber onde você adquiriu este livro o Pattern Magic em português, pois só encontro em inglês. Grata, Fátima

  8. Olá, 

    Gostaria de saber se o livro do David Page Coffin vale para a confecção de camisas femininas também

  9. Olá!
    Simplesmente estou encantada com o seu blog. Tem informações importantes, relevantes e detalhadas que não se encontra em outro lugar. Só tenho que agradecer.
    Gostaria de saber onde você conseguiu comprar o livro do blazer e alfaiataria?
    E se você sabe se tem a versão traduzida.
    Um grande abraço!

  10. Renata,  te  admiro, que maravilhoso é todo esse teu conhecimento! Obrigada!

  11. oi boa tarde onde posso encontrar os livros 

  12. a gola que vc fez no lugar que coloca o botão para fechamento esta com defeito, é menor não é daquele tamanho.

  13. Oi Renata!
    Qual o livro de modelagem em português para iniciante você me indicaria? O Pattern Magic é muito complicado para iniciante?
    Abraço

    • Oi Carla, o livro Pattern Magic é muito complicado para iniciantes sim, nesse caso recomendo os livros da Sonia Duarte – Modelagem Industrial Brasileira. Abraço!

  14. Boa tarde Renata,

    Adquiri seu livro nesta semana e encaminhei um e-mail solicitando que seja autografado. Adorei o seu site. Estou iniciando na arte da costura. Iniciando mesmo…tremendo…cometendo erros…enfim….

    Abraços

    Carmem Verônica Miquilino

  15. Oi Renata, adorei sua indicação de livros, mas infelizmente não estou encontrando para comprar. Adoraria ter o Modern  Pattern Design, saberia dizer onde posso encontrar? Será que tem em português? Preferiria. Obrigada!

  16. Que pena! Acho que será difícil encontrá-lo, porém continuarei minha saga à procura desta maravilha. Obrigada!

Leave a Reply