Camisa clássica passo a passo: Casas e botões

Neste último post da série, dou algumas dicas sobre as casas e os botões da camisa.

Apesar de essa ser a última etapa, para mim é sempre a mais chata, pois é repetitiva. Ter um método bem definido sobre como completá-la me ajuda muito a passar por ela de uma vez só, sem muita reclamação. Em poucas etapas e duas a três horas de costura, a camisa está pronta!

Marcação das casas

Começamos pelas casas, pois assim é muito mais fácil. Teremos casas em toda a abertura frontal (vista esquerda para camisas masculinas, e vista direita para camisas femininas, quando a camisa está vestida), no pé de gola, nos punhos e na carcela (opcional).

A quantidade de botões na vista é variável, pois depende do comprimento da camisa. Geralmente têm distância de 9cm entre si em camisas masculinas. Nas femininas, podem ser mais próximos, de 6cm ou até menos. É comum encontrar camisas que tenham pares de botões, pois isso evita que a camisa se abra na região do busto (tenha em mente que o problema real dessa abertura é a camisa estar muito apertada no busto, e não a falta de botões).

Nos pés de gola mais comuns, que tem no máximo 3cm de largura, usamos apenas 1 botão. No punho, geralmente 2, e na carcela apenas 1.

A direção da casa (vertical ou horizontal) depende da sua localização: na vista e na carcela, são verticais; no pé de gola e punhos, horizontais.

O método que recomendo para marcar e costurar as casas já expliquei em outro post.

Marque as casas assim:

  • Pé de gola: alfinete a gola fechada, encaixando as vistas frontais. Marque a casa centralizada com a vista.
    Camisa clássica passo a passo
  • Vista: a altura do primeiro botão depende da preferência de quem vai usar a camisa. Se a pessoa usa sempre com a gola fechada, o primeiro botão pode ser distante do botão da gola. Se usa com a gola aberta, o primeiro botão deve ser posicionado de acordo com a altura do decote que a pessoa prefere.
    Se a pessoa gosta de um decote bem aberto, e ficar um espaço muito grande entre o pé de gola e outro botão, coloque um botão a mais entre esses dois. É importantíssimo, para camisas femininas, colocar um botão na altura do ápice do busto (parte mais volumosa). Os outros botões devem ser posicionados de acordo com a distância que mencionei anteriormente.
    Não é obrigatório que todos os botões tenham a mesma distância entre si, ok?
  • Carcela: no meio da carcela.
  • Punhos: a casa deve começar de 1cm a 1.5cm de distância da beirada do punho, dependendo do modelo. As masculinas normalmente são a 1,5cm.

Para costurar as casas, leia as intruções deste post.

Marcação dos botões

Com as casas prontas, simule o fechamento da camisa e, com um lápis, faça um ponto onde deve ser costurado o botão.

Camisa clássica passo a passo

Costura dos botões

Prepare uma agulha com linha dupla, e faça um nó na ponta. Faça o primeiro ponto sobre a marcação do botão, deixando o nó sobre o lado externo da gola mesmo – o botão vai escondê-lo. Tome cuidado para pegar com a agulha apenas as camadas superiores do tecido, assim os pontos não aparecem do avesso.

Camisa clássica passo a passo

Insira a agulha por trás de um dos furos do botão, e logo insira em outro, desta vez pela frente. Faça outro ponto no tecido, exatamente sobre o anterior, e puxe a linha.

Camisa clássica passo a passo

Não puxe demais, contudo, e deixe um pequeno espaço entre o botão e o tecido da camisa.

Camisa clássica passo a passo

Faça vários pontos repetindo os anteriores, e depois faça o mesmo para os dois furos restantes. Se o seu botão tem apenas 2 furos, continue do próximo passo.

Quando tiver terminado os pontos, enrole a linha ao redor dos pontos, por baixo do botão, para reforçar. Quatro ou cinco voltas bastam. Faça um pequeno ponto na base dos pontos anteriores e faça um nó.

Camisa clássica passo a passo

O espaço que deixamos entre o botão e o tecido é o necessário para acomodar a casa de botão. Se pregarmos o botão muito próximo do tecido, a camisa fica um pouco enrugada ao redor dos botões quando abotoada.


Camisa clássica passo a passo

Agora é só costurar os outros botões!  Espero que tenha gostado de fazer a camisa. Eu adoraria receber as fotos da sua! Se quiser me mostrar, é só mandar um email para o endereço que aparece na página Contato.

This article has 1 comment

  1. […] Camisa clássica passo a passo: Casas e botões | Renata Perito […]

Leave a Reply