Camisa clássica passo a passo: Primeiras costuras

Antes de fazer qualquer costura definitiva, sempre faço um teste com a linha, agulha e tecidos que escolhi para o projeto. A agulha que uso para camisas é a de ponta fina, n°9 ou 11. Quanto mais fino o tecido, mais fina deve ser a agulha. Comece com uma agulha nova.

O teste é simples: Pegue um retalho do tecido, dobre ao meio e costure com o comprimento de ponto que usará no projeto, neste caso, 2mm. Ao costurar, siga estas dicas. Observe como ficaram os pontos. A tensão deve estar equilibrada, ou seja, a aparência dos pontos deve ser a mesma dos dois lados do tecido. Uma outra característica que é importante observar é a aparência do tecido: se ele ficou franzido, isso significa que as linhas estão muito tensionadas, e a máquina precisa ser regulada.

Caso os pontos não estejam regulados, a surpresa não vem sobre a sua futura camisa! Ajuste o que for necessário antes de começar.

 Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Vistas

Começamos a camisa passando, na verdade, e não costurando. O primeiro passo aqui vai ser dobrar e passar as vistas para prepará-las para a costura. As vistas são as beiradas da abertura frontal da camisa, onde são costurados os botões e casas de botão. No modelo que estou fazendo, como no molde que disponibilizei no site, as vistas se formam dobrando a borda do tecido duas vezes. A largura das dobras é 2cm.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Posicione as frentes da camisa uma de frente para a outra, como na foto acima, para que fique mais fácil fazer dobras perfeitamente simétricas.

Se você não tem bom controle do tecido na máquina, antes de costurar as vistas alinhave-as com pontos largos. Depois disso fica mais fácil executar a costura. Costure a poucos milímetros da dobra interna, como na foto abaixo. O ideal é costurar esticando o tecido, puxando atrás e na frente, com forças iguais, sem puxar mais para frente do que para trás e vice-versa para não mudar o comprimento do ponto.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Passe-as com ferro quente e, se possível, logo em seguida passe com um objeto frio, de preferência um pedaço de granito. Isso ajuda a manter a forma passada. Use esse método sempre que quiser vincar bem o tecido.

Pences

O próximo passo é costurar as pences da roupa, que no nosso caso são as pences horizontais da frente e as pences verticais das costas.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Pala

Agora deixe as frentes de lado e pegue as costas e as palas. Marque a dobra das costas com um pique. Junte as peças na seguinte ordem: pala, costas e pala. A primeira pala com o lado direito do tecido para cima, as costas com lado direito para cima, e a última pala com lado avesso para cima, como na figura abaixo.

Alinhe-as pelo pique do meio, e alfinete até as beiradas, conformando as palas à curva superior das costas. Costure tudo tomando cuidado, novamente, para esticar bem o tecido. A pala que estava embaixo é a pala interna, e a que estava em cima é a pala externa.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Em seguida, apare as margens de costura: corte-as em larguras diferentes, sendo que a que fica em contato com a pala externa é a mais larga.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Passe as palas para cima.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Leve a pala interna para baixo novamente e pesponte a pala superior junto com as margens de costura.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Em seguida juntaremos os ombros da frente com os das palas. Primeiro alfinete as frentes nos ombros da pala interna, direito da pala com avesso da camisa.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Em seguida, passe as margens de costura para o lado da pala. Apare as costuras como feito anteriormente.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Na pala externa, dobre as margens de costura (um pouco menores) para o avesso e passe com ferro.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Traga a pala externa sobre a costura dos ombros feita anteriormente, alise-a e alfinete-a para que fique do mesmo tamanho da interna, sem nenhuma ruga. Alfinete a margem dobrada sobre a costura, apenas cobrindo-a. Alinhave para segurar o tecido no lugar, e depois pesponte na beirada, para combinar com o pesponto das costas.

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

Camisa passo a passo: Primeiras costuras

A leitora Carolina pediu mais explicações sobre a etapa de costurar a pala na frente, então fiz um desenho. Espero que ajude!

IMG_0812

Decote

O decote da camisa está cortado no viés, e para que não seja distorcido com a manipulação da peça, passamos uma costura de reforço. Essa costura faz toda a volta do decote, e passa sobre a margem de costura, a 1 ou 2mm de onde seria a costura da gola. Use ponto de 3mm.

Faça piques na margem de costura com a ponta da tesoura, acabando bem perto da costura que foi feita anteriormente. Quando mais fechada a curva, mais próximos os cortes devem ser entre si. Esta etapa auxilia a costura da gola, que veremos mais tarde.

This article has 2 comments

  1. Oi Renata! Estou com uma dúvida.. Na parte da junção do ombro da parte da frente com a pala, é a mesma ideia da costura da pala com a parte das costas? Ficam “3 costuras aparentes”? Não entendi muito bem esta parte.. =/

Leave a Reply

Couldn't connect to server: Connection timed out (110)