Camisa clássica passo a passo: moldes

Os moldes para camisas são bem fáceis de encontrar, mas para você que não sabe fazer moldes, vou compartilhar uma modelagem que fiz especialmente para esta série! O modelo é a camisa feminina que apresentei anteriormente:

Camisa com mangas

 

Adicionei pences nas costas, que você pode costurar ou não. A modelagem está disponível nos tamanhos 38, 40, 42, 44 e 46. O arquivo é um PDF que pode ser impresso em casa. Para montar, você só tem que recortar e colar as folhas.

Clique aqui para baixar a modelagem.

No arquivo, você também vai encontrar uma tabela de medidas para facilitar a escolha do seu tamanho e também as alterações. Se tiver dúvidas sobre qual tamanho escolher, escolha sempre o maior. Depois é mais fácil ajustar.

Os moldes já tem margens de costura! Estão adaptadas para as técnicas que vou ensinar aqui no site, então fique atento aos próximos posts. No arquivo PDF você também vai encontrar o desenho técnico da peça, a descrição do modelo e dos acabamentos, materiais necessários para confecção, informações sobre margens de costura e tamanhos.

Como imprimir e montar os moldes

Para imprimir os moldes, abra o arquivo e vá no menu “Arquivo” e clique “imprimir”. Na caixa de diálogo que abrir, indique as páginas de 3 a 22, e na opção “Escala” digite 100%. Isso é muito importante para que o molde seja impresso no tamanho certo. Depois que imprimir, confira o tamanho do quadrado de teste, na página 17. Ele deve ter 10cm. A impressão das duas primeiras folhas, que são instruções do molde, é opcional. Você pode imprimir no verso de folhas de rascunho.

Moldes camisa

Para montar as folhas, recorte as bordas superior e esquerda de cada folha. As folhas já são impressas em ordem de montagem, então tome cuidado para não misturar. O corte deve ser feito do lado de fora do contorno, ou seja, o ideal é que esse contorno não seja cortado fora.

Moldes camisa

Para juntar as folhas, encaixe os triângulos pretos que têm a mesma combinação de letra e número. Os contornos da folha não devem  ser sobrepostos, e sim justapostos – as linhas devem ficar lado a lado.

Moldes camisa

Use as bordas da folha que não foram cortadas para auxiliar no encaixe. Você pode juntar as folhas com cola ou com fita adesiva. No final, vai ficar uma folha grande, formada por 20 folhas de papel sulfite, cada linha tem 4 folhas e cada coluna tem 5. Para facilitar, você pode primeiro formar as linhas, e depois uní-las para formar colunas.

Moldes camisa

Como usar os moldes

Depois que você escolher seu tamanho na tabela de medidas da página 2, identifique qual é o traçado correspondente a ele. Na folha de moldes, selecione, com um lápis de cor, todos os traçados pertinentes ao seu tamanho. Note que não deve selecionar apenas os traçados de contorno e pences, mas também as linhas de fio reto, busto, cintura, e as linhas de dobra no centro da frente, por exemplo.
Moldes camisa

 

Feito isso, você pode fazer seus moldes de duas maneiras:

  1. Recorte ao redor do traçado de cada molde. Não se esqueça de marcar os piques. 
  2. Posicione a folha sobre uma folha do mesmo tamanho ou maior de papel kraft. Use a carretilha para transferir o traçado, incluindo todas as marcações de cintura e busto, fio reto, piques, marcação de botões, etc. Também copie as informações de identificação dos moldes: nome, número, nome do modelo, quantas vezes cortar.

 Outras modelagens disponíveis

Se você quiser fazer uma camisa masculina, pode baixar o molde do site Cortando e Costurando, que é montado da mesma maneira. O modelo tem alguns detalhes diferentes do que vou usar para as explicações da série, mas as técnicas de montagens são as mesmas. Atenção às margens de costura: Esse molde vem sem margens, e as indicações do arquivo de quanto de margem adicionar não são compatíveis com as técnicas que vamos utilizar. Na série vamos usar estas margens:

  • Lateral das costas: 0.5cm
  • Manga – lateral esquerda: 0.5cm; cabeça da manga: 2cm.
  • Bainha: 0.5cm

O restante das margens é de 1cm. Não é necessário adicionar margem de costura no centro da frente.

 

Na próxima semana, falarei sobre os tecidos e o corte.

This article has 8 comments

  1. Oi Renata…. coloque umas fotos do seu trabalho pra gente conhecer!

    Estou amando os post sobre camisa clássica! Tem me ajudado muito!

    Bjinhos ;*

  2. Olá Renata!
    Td bem?, então em primeiro lugar quero parabenizar-lá pelo site, é lindo!, quando a camisa eu fiz, só que tive um probleminha sou iniciante fiz conforme o molde no tam 46, eis o problema ficou parecendo tam 42, as mangas ficaram muito apertadas, gostaria se possível que vc conseguisse me envias um molde de camisa fem. Com as medidas do corpo desta mas com as cavas maior e as mangas mais largas!?, perdoe se eu tiver pedindo muito, mas ja aproveitando sua bondade tbm tentei fazer uma caça de pijama GG não deu certo, VC ME AJUDARIA!?
    Bjs

    • Oi Fátima, obrigada! Infelizmente, no momento não posso te enviar moldes com cavas maiores, pois teria que refazer tudo. Mas essa alteração que tu queres não é difícil de fazer! Na página http://www.renataperito.com/?p=942 eu explico como fazer vários ajustes de modelagem, inclusive o que precisas. Na parte “pescoço e cava”, aumente a cava como na figura C. É só descer o molde na cava da frente e das costas a mesma quantidade. Na parte “Manga”, aumente o molde como na figura B.
      Quanto à calça de pijama, me fala por email, pelo endereço que está na página “contato”.
      Abraço!

  3. menina não sei nem to vendo onde ta o menu nem aarquivo
    e essa pagina mesmo ou qual e onde ta as paginas para imprimir os moldes da camisa

  4. menina agora que eu vi as letras vermelhas achei e vou experimentar seus moldes

  5. OI Renata ,estou confeccionando  camisa ,a modelagem está perfeita ,parabéns eu não entendi a dobra  das costa mas está linda ,obrigada.

  6. Parabéns Renata,muito  bem explicado o seu trabalho, obrigada por nos compartilhar. Eu ficarei bastante grata se possível for vc me ajudar, enviar em pdf um molde de camisa social masculina que eu possa fazer uma numero 1. 
    Bjusss

  7. Olá, Renata,estou inciando na área de corte e costura, gostei muito do molde da camisa feminina e você indicou para a masculina o site cortando & costurando porém no molde não tem os tamanhos conforme os seus, pode me ajudar de alguma forma, obrigado.

Leave a Reply

Page not found - Sweet Captcha
Error 404

It look like the page you're looking for doesn't exist, sorry

Search stories by typing keyword and hit enter to begin searching.