Como forrar um blazer à máquina

O post de hoje é resposta ao pedido de uma leitora, que tem dúvidas sobre como fazer a prega na bainha do forro do blazer. Como isso depende da maneira como o forro todo é costurado, então resolvi mostrar todo o processo. Escolhi uma maneira de fazê-lo à máquina, sem nenhuma costura à mão, que foi a melhor e mais rápida que encontrei.

No meu exemplo, o blazer foi estruturado com entretela colante na frente toda, gola inferior completa e bainhas. Hoje não entrarei em detalhes sobre os moldes do blazer, mas é importante esclarecer que, para fazer essa prega, a margem de bainha do blazer deve ser de 4cm, e o forro devemos cortar sem margem, bem na linha da dobra. Para fazer o acabamento do revel, uso o molde da frente do blazer assim:

Na imagem, como cortar os moldes da frente e do revel do blazer.

Na imagem, como cortar os moldes da frente e do revel do blazer. O revel tem margem de costura de 1cm ao redor dele todo, inclusive da margem interna. Na frente do blazer, adicione bainha de 4cm e, em seguida, margem de costura de 1cm ao redor do molde todo, exceto na parte inferior da bainha.

Aprendi este tipo de acabamento no site Fashion Incubator, e adaptei para adicionar a prega do forro, que a autora não usa. Clique no link para ver um exemplo costurado, muito fácil de entender.

Começarei a explicação com a parte de fora do blazer (frente, costas, manga e gola inferior) toda costurada, e a manga já preparada como neste post, até a parte logo antes de costurar o forro.  O forro (frente, costas, forro da manga) e o revel (lapela, gola e revel das costas) também estão todos costurados como mostra a ilustração abaixo (clique nas imagens para aumentar). O forro de uma das mangas deve ter uma abertura de uns 10cm na costura para facilitar o acabamento mais tarde. As costuras estão todas passadas abertas, com exceção das costuras que unem manga e cava.

Parte externa, revel e forro compõem um blazer forrado. Nas ilustrações, o tecido externo do blazer será sempre representado cinza, enquanto o forro será sempre branco. O padrão de bolinhas representa o avesso dos tecidos.

Parte externa, revel e forro compõem um blazer forrado. Nas ilustrações, o tecido externo do blazer será sempre representado cinza, enquanto o forro será sempre branco. O padrão de bolinhas representa o avesso dos tecidos.

Vamos começar:

    1. Costuramos o revel à parte externa do blazer, fazendo coincidir lapela e gola. Como ilustrado abaixo, não costuramos tudo de uma vez só: começamos da metade da gola, costuramos ao redor da ponta, e paramos logo que chegamos à lapela, sem passar por cima da margem de costura, afastando-a para o lado como na figura da direita. Depois, afastamos as margens para o lado da gola, e começamos a costurar a lapela como na figura do meio. Paramos no fim do revel, e começamos novamente do meio da gola, descendo pelo lado oposto.
      Como costurar o forro do blazer
    2. Passamos as costuras abertas, quando possível, e desviramos. Vai ficar como na imagem abaixo, a parte da gola e da lapela com acabamento feito. Passamos novamente. Levantamos o revel das costas para que apareçam as costuras que unem as golas ao revel e às costas. Fazemos piques com a tesoura, caso ainda não tenhamos feito, e costuramos as margens juntas como na terceira figura abaixo. Isso vai impedir que a gola fique solta.
      Como costurar o forro do blazer
    3. Agora dobramos a bainha e passamos. Isso vai marcar sua altura para que seja mais fácil finalizar o blazer depois.
      Como costurar o forro do blazer
    4. Desdobre a bainha e desvire o revel e a gola, para que fiquem do avesso novamente. Costure a bainha do forro à bainha da parte externa, juntando o direito do blazer com o direito do forro. Deixe uma abertura de 10cm na bainha para podermos desvirar o blazer depois.
      Como costurar o forro do blazer
    5. Depois disso, separe o forro e a parte externa, e costure a parte inferior do revel, parando exatamente a 1cm da beirada interna do revel (bolinha vermelha na imagem da esquerda). Vire o blazer para que fique com o avesso para cima, e faça um pique no canto da bainha, parando exatamente onde termina a costura anterior.
      Como costurar o forro do blazer
    6. Lado direito para cima novamente, dobre a prega do forro sobre a bainha. Alfinete uma prega de 1cm, que fica bem na metade da bainha de 4cm do blazer (figura da esquerda). Depois disso, trazemos o forro sobre o blazer para costurarmos bainha e forro ao revel, como na figura da direita. O pique que fizemos anteriormente vai permitir isso.
      Como costurar o forro do blazer
    7. Costuramos o forro ao revel das costas também, como na figura abaixo. A costura está representada pela linha tracejada vermelha.
      Como costurar o forro do blazer
    8. Agora costuramos o forro da mangas, como explicado neste post. Tome muito cuidado para não costurar o forro torcido.
      Como costurar o forro do blazer
    9. Agora desviramos o blazer pela abertura na bainha. Esta etapa é uma bagunça mesmo. Temos que puxar a gola pelo buraco, desvirar tudo, puxar as mangas para fora. O blazer estará bem amassado, então passe-o para facilitar o acabamento, principalmente a bainha.
    10. Devemos fazer umas costuras importantes que vão segurar o forro no lugar, para que o blazer não fique se movimentando a cada lavação, nem enquanto vestido. Primeiro, passamos a mão por dentro do buraco da bainha, e seguramos as margens de costura da ponta do ombro, tanto do forro quanto da parte externa. Traga-as para fora, e costure-as juntas com um bom arremate. Assim, o forro da manga não fica escapando.
    11. No blazer, temos costuras verticais que cruzam a bainha. Como a  bainha é dobrada, as margens de costura também são dobradas, e se tocam. Com a mão dentro do blazer novamente, puxe as margens de costura do blazer que se tocam na bainha. Para cada costura, você fará um arremate à máquina em uma das margens. É o mesmo tipo de arremate já feito na bainha das mangas, como mostrei aqui.
      Como costurar o forro do blazer
    12. Em seguida, passe a mão por dentro do buraco do forro da manga, segure a abertura da bainha, e puxe-a para fora. Costure essa abertura fechada.
    13. A última costura que precisamos fazer é fechar o buraco do forro da manga, que pode ser feita à máquina, pelo lado direito.
      Como costurar o forro do blazer
    14. E para finalizar o blazer, passamos bem. Depois disso, é só aplicar casas e botões.
      forroblazer11

 

This article has 2 comments

  1. Fiz um casquinha pra minha filha e quando cheguei na bainha parei, não sabia como fazer. Seu post me salvou. Perfeito! Muito obrigada!

  2. Ops.: Casaquinho

Leave a Reply

Powered by sweetCaptcha