Como cortar tecidos finos e escorregadios

Quem já tentou cortar uma roupa em chiffon, crepe georgette ou musseline sabe como é difícil controlar esses tecidos. Eles são muito instáveis e escorregadios, características que resultam no maravilhoso caimento. Infelizmente, isso também faz com que costurá-los seja uma prova de paciência. Para mim, a pior parte sempre foi a hora de cortar. O tecido se mexe tanto, que depois que terminamos de cortar e seguramos a peça nas mãos, percebemos que ficou toda torta.

Recentemente aprendi um truque para cortar esse tipo de tecido. Serve para todos os tecidos escorregadios, inclusive cetim. Imagino que para viscose seja também seja muito útil. Demorei para testar essa técnica porque ela vai contra um princípio de costura que respeito muito, e que ensino também: cortar papel com tesoura para tecido. Visto que é preciso cometer essa crueldade para usar a técnica, já aviso que no fim do artigo explico por que valeria a pena.

Como fazer

  1. Usamos papel seda para estabilizar o tecido – aquele papel fininho que vem na caixa de sapato. Compre em folhas ou em rolo, em papelarias. Não recomendo usar se estiver amassado. Prepare uma camada de papel sobre a mesa. Se precisar, junte mais de uma folha para poder cobrir toda a área que o tecido vai ocupar.
    Como cortar tecidos finos
  2. O tecido deve estar com as beiradas rasgadas, e não cortadas, para que fiquem exatamente no fio (leia este artigo se não souber como fazê-lo). Coloque-o sobre o papel. É possível colocar mais de uma camada, então pode colocar o tecido dobrado se quiser. Alinhe as beiradas do tecido com as beiradas do papel. Isso garante que os fios do tecido estejam alinhados.
    Como cortar tecidos finos
  3. Agora coloque uma camada de papel sobre o tecido.
    Como cortar tecidos finos
  4. Distribua os moldes sobre o papel e alfinete-os com cuidado.
    Como cortar tecidos finos
  5. Corte ao redor, levantando o tecido o mínimo possível.Como cortar tecidos finos
  6. O resultado:Como cortar tecidos finosComo cortar tecidos finos

    Como cortar tecidos finos

    Como cortar tecidos finos

E o fio da tesoura?

Sim, cortar papel gasta o fio da tesoura, o que faz com que fique cada vez menos afiada e não corte o tecido direito. Mas as tesouras de tecido terão que ser amoladas um dia, mesmo se não cortar papel. Isso só acelera o processo. Aí é só amolar, e pronto. De qualquer maneira, esse papel é bem fino e frágil, e não gasta muito a tesoura, portanto não saia por aí cortando tudo quanto é papel com sua tesoura de tecido.

Quando testei a técnica, vi que vale muito a pena! O resultado é realmente incrível. Nunca mais terei medo de cortar esses tecidos.

This article has 9 comments

  1. Acredito que você possa comprar o papel de seda em rolo, o que dá melhor rendimento do que em folhas e permite corte de grandes moldes, como vestidos longos. Em certos casos, vale alfinetar o tecido e papel juntos e costurar com o papel. Isso evita que o tecido ceda sob o pé da máquina, especialmente nos cortes em viés. Isso vale só para a costura em maquina reta, pois o papel pode ser rasgado no pontilhado da costura e removido facilmente. Não usar na overloque.

  2. Oi Renata

    Primeiramente, parabéns e obrigada por este site maravilhoso, sou apaixonada por trabalhos manuais e estou começando a me aventurar na costura, e as informações que você compartilha são preciosas para quem não tem tempo de se dedicar a um curso mais completo de moda.

    Quanto ao assunto deste post, gostaria de saber se dá para aplicar essa técnica quando o molde indica que se faça o corte na dobra do tecido?

    Obrigada

    Fernanda

    • Oi, Fernanda!
      Acho mais difícil fazer quando tem dobra, pois na própria dobra pode dar alguma diferença ou escorregada na posição do tecido. Acho que pode funcionar desta maneira: estenda uma camada de papel, aí estenda o tecido sobre ele, e alinhave em linha reta um ao outro, sobre onde você quer a dobra. Essa linha alinhavada será a dobra. Aí tu dobras os dois naquela linha. Assim não tem perigo de escorregar.
      Abraço!

  3. obrigada pela dica… já sofri muito com isso e já deixei de fazer vários modelitos por causa disso… parabéns.

  4. boa noite ,Renata gostei da tua dica eu corto mas fica torto agora vou praticar ok!. muito obrigado.

  5. amei a dica, vou testar. obrigada

Leave a Reply

Page not found - Sweet Captcha
Error 404

It look like the page you're looking for doesn't exist, sorry

Search stories by typing keyword and hit enter to begin searching.