Como aplicar entretela costurável (não colante)

|

| por

Como aplicar entretela costurável

A entretela costurável ou não colante pode ser a entretela cavalinho, morim, algodão engomado, organza ou outros tecidos sem cola que, quando aplicados à roupa, dão mais firmeza, corpo ou rigidez ao tecido principal. Esse tipo de entretela tem algumas vantagens em relação às colantes: não forma bolhas, não endurece o tecido, existe em maior variedade de peso, espessura e caimento.

Costumo usá-las, principalmente, em roupas de festa e alfaiataria, em que o bom caimento e a qualidade da roupa são muito importantes.

 Veja como costurá-las:

  1. Corte o tecido principal e a entretela a partir do molde. Posicione o tecido principal sobre a entretela, com o avesso para baixo, em cima de uma mesa.
  2. Prepare uma agulha longa com linha de cor diferente do tecido.
  3. Faça pontos largos atravessando o meio da peça, levantando os tecidos o mínimo possível para não deslizar um sobre o outro.
    Como aplicar entretela costurávelAlise o tecido com a outra mão para ajudar.
    Como aplicar entretela costurávelComo aplicar entretela costurável
  4. Depois que terminar essa linha central, comece a alinhavar as bordas. O ponto aqui é diferente, e segura melhor as duas camadas juntas. Enfie a agulha e faça um ponto perpendicular à beirada que você está alinhavando.
    Como aplicar entretela costurávelDepois repita a alguns centímetros do primeiro.
    Como aplicar entretela costurávelO resultado é melhor se a agulha for enfiada perpendicular ao tecido, como na foto abaixo:
    Como aplicar entretela costurávelSegure o tecido bem esticado na hora de trazer a ponta da agulha para fora.
    Como aplicar entretela costurável
  5. Contorne todo o pedaço de tecido costurando assim. Está aí o resultado:
    Como aplicar entretela costurávelQuando feito dessa maneira, o tecido e a entretela viram uma camada só, e fica bem fácil montar a peça.  É bem importante alisar os tecidos durante o processo para evitar que se formem bolhas. Recomendo que tire os alinhavos só quando a peça estiver pronta. Para isso, corte os pontos com uma tesoura pequena e depois puxe as pontas dos fios.
    Como aplicar entretela costurável

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *