Brincando com Alfaiataria – Casaca White Tie – Toques finais

Para finalizar a peça, faltam os botões. Na alfaiataria, o padrão para botões de mangas é 1,3cm e para a frente é 2cm. Na casaca, especificamente, os botões geralmente são forrados de cetim, então comprei botões de pé e forrei-os à mão com pequenos círculos de tecido. Usei o mesmo tecido do forro, que era cetim.

Casas de verdade em mangas de casaco são um detalhe que entrega sua origem, pois os paletós industriais vêm com casas falsas. Marquei as casas com a medida do diâmetro do botão mais 6mm. Elas sempre ficam afastadas da abertura a mesma medida do diâmetro do botão, então 1,3cm.

Casaca White Tie - Casas de botão marcadas

 

Tenho um jeito de fazer as casas que mistura a técnica tradicional à maneira mais moderna. Antes de fazer o bordado à mão, costuro o formato da casa à máquina com ziguezague, assim o tecido desfia bem menos e fica mais firme também.

Casaca White Tie - Casas de botão preparadas à máquina

 

Aí sim faço os pontos à mão, por cima da costura à máquina!

Casaca White Tie - Costurando a casa

 

E depois de muitos pontos…Casaca White Tie - Casas prontas

Os materiais ideais para fazer as casas eu nunca encontrei para vender aqui, então uso linha de pesponto no lugar de linha de caseado de seda, e linha de pesponto, novamente, no lugar do reforço, um “enchimento” que fica por dentro dos pontos. A linha deve ser encerada com cera de abelha.

Depois de terminar as casas, costurei os botões.

Casaca White Tie - Botões

 

Os botões da frente do casaco não têm casas, pois a peça não fecha na frente. Eles são dispostos em diagonal, como podem ver nas fotos da peça pronta.

Casaca White Tie - ProntaA casaca deve ser usada com colete branco, mas ainda não fiz um. O dono da peça perdeu muito peso desde que ela foi feita, então o caimento ficou bastante alterado, infelizmente. Dá pra perceber as sobras, principalmente nas costas.

Casaca White Tie -

 

A casaca tem botões nas costas também!

Vocês podem ver que há bastante sobra de tecido nas costas das mangas. Para esse caso, fiz mangas com sobra para facilitar os movimentos.

Casaca White Tie - Pronta

 

Acho que minha parte favorita é a gola. Espero que tenham gostado da série!

This article has 4 comments

  1. Olá Renata vc vende a Casaca white tiê, ou faz por encomenda?
    gostaria de saber tambem o preço, contando com a gravata borboleta branca e a faixa branca na cintura
    sou fascinado por este traje.

    me mande um email, aguardo

    Jonathan

  2. Bom dia Renata, eu gostaria de saber onde você encontrou a entretela que você disse que se chama ‘haircloth’, e se como a ‘wool canvas’, ela pode ser substituida por outra de mais fácil acesso. Obrigado.

    • Não, Jader, não encontrei nenhuma delas, mas não cheguei a procurar em São Paulo. Acabo usando sempre a cavalinha para substituir.

Leave a Reply