Preparação de tecidos de algodão e alinhamento dos fios

Antes de cortar um tecido de algodão, é essencial que o mesmo seja lavado para eliminar a goma e fazer o encolhimento. Mesmo que ele seja pré-encolhido, é bom garantir para não se deparar com surpresas depois da costura. Pode-se lavá-los tanto à mão quanto à máquina, e deve-se secá-los do mesmo jeito que a roupa será secada depois de pronta. O ideal é já lavar o tecido logo que comprar, para evitar ter que adiar o começo de um projeto por ter esquecido de lavar o tecido previamente.

Antes de o tecido secar completamente, passe-o a ferro da mesma maneira que passa roupas prontas: deslizando o ferro sobre o tecido, fazendo uma leve pressão. Ele desamassa melhor se estiver levemente úmido. Use ferro a vapor ou o conjunto de borrifador de água e ferro seco (que é mais eficaz para desamassar). De maneira alguma corte e costure o tecido amassado, pois quando a roupa for passada para usar, vai esticar e ficar distorcida.

Uma outra etapa importante da preparação é corrigir o alinhamento das fibras. Para isso, as duas beiradas do tecido que não são as ourelas (veja a imagem acima) devem estar rasgadas, e não cortadas. Isso garante que estejam paralelas ao fio da trama. Se estiverem cortadas, é preciso corrigir o corte da seguinte maneira:

  • Puxe um fio da trama do tecido perto de um dos cantos com um alfinete.
  • Segure o fio e puxe com cuidado para não arrebentar. O objetivo é eliminá-lo do tecido.

  •  Depois é só cortar o tecido na linha onde estava o fio.

Repita o processo na beirada inversa também.

Feito isso, junte as ourelas do tecido começando pela ponta, alinhando os dois lados. Pode ser que perceba que o tecido não assenta na dobra. Se ele apresentar vários drapeados diagonais, como se estivesse torcido, é porque realmente está! Não se preocupe, isso é muito comum.

Com as ourelas alinhadas, alfinete-as uma à outra mais ou menos de 5 em 5cm, como na imagem acima. Alinhe e alfinete também as beiradas rasgadas. Agora o tecido dobrado tem a forma de um retângulo, mas está todo torcido por dentro. Use uma mesa de passar o maior que conseguir. Se puder, faça isso sobre uma cama, para que todo o tecido possa ser manipulado ao mesmo tempo. Nesta hora é importante ter o ferro a vapor. Passe o tecido da ourela para a dobra, em vários movimentos cuidadosos para não passar as dobras diagonais, mas sim empurrá-las. Se elas forem poucas, faça isso várias vezes até que sumam.

Se o tecido estiver muito torcido, de vez em quando é bom parar para esticá-lo no sentido contrário à torção. Para isso, desalfinete tudo e alinhe as ourelas, desta vez de maneira a eliminar todas as dobras. As beiradas rasgadas ficarão desalinhadas. Observe quais são as mais curtas: é nesse sentido que o tecido deve ser esticado (figura abaixo). Agora abra o tecido e puxe-o na diagonal, sempre a 45 graus, de cima até em baixo, em várias partes (segunda figura abaixo). Vá de leve, fazendo várias vezes. Depois volte a alinhar o tecido pelas ourelas e beiradas e passe-o mais uma vez, como no começo. Alterne as etapas até que suas fibras estejam completamente alinhadas e passe novamente.

Pronto para cortar!

This article has 7 comments

  1. Adorei! Estou preparando um tricoline para cortar e entrei na net para tirar algumas dúvidas. Seu post foi super bem-vindo!

  2. Olá Renata!
    Esta técnica de retirada de um fio do tecido pode ser usada em qualquer tecido?
    Há algum perigo ou usasse a mesma técnica para tecidos de festa, como cetim, tafetá…?

    Acompanho sempre suas dicas!
    Obrigada e abraço!

    • Olá Renata!
      Esta técnica de retirada de um fio do tecido pode ser usada em qualquer tecido?
      Há algum perigo ou usa-se a mesma técnica para tecidos de festa, como cetim, tafetá…?

      Acompanho sempre suas dicas!
      Obrigada e abraço!

      • Não funciona em todos, então o ideal é tentar! Quanto mais compacta a trama do tecido, mais difícil é de puxar. Mas recomendo fazer um teste! Obrigada pelo comentário e abraço!

  3. Ola Renata!  se possivel gostaria de receber o molde de uma camisa masculina nao sei costurar mas estou tentando aalguns dias para animar minha esposa grato

Leave a Reply

Couldn't connect to server: Connection timed out (110)