Cuidados para transferir o traçado do molde para o tecido

Para que o trabalho de costura seja bem feito, um dos cuidados essenciais é que o molde seja transferido para o tecido da maneira mais precisa possível. Dentre as várias opções existentes, vou explicar aqui as que uso com mais frequência, que apresentam uma boa relação entre tempo gasto e resultado.

Depois de ter preparado o tecido, dobre-o no sentido da ourela e alinhe todas as beiradas. Alfinete-as de acordo com o caimento do tecido: se for fino e mole, é preciso alfinetar com bastante frequência; se for mais firme e grosso, pode-se alfinetar de 15 em 15 centímetros, mais ou menos.


Feito isso, alinhe o tecido todo com as bordas da mesa, para garantir que ele esteja reto. É bom ter à mão prendedores de roupa, estes de escritório (na foto), ou até os maiores de metal, usados na indústria. Com eles prendemos o tecido à borda da mesa em alguns pontos para que não deslize.

Com o tecido bem preso e alinhado, disponha os moldes sobre ele da maneira correta:

  • Observe a indicação do fio, que deve ficar paralela à ourela do tecido.
  • Preste atenção a estampas ou listras, se o tecido tiver. Se for estampado, a estampa pode ter pé, ou seja, pode ter um lado de cima e um de baixo. Nesse caso, os moldes devem ser dispostos todos no mesmo sentido, para que nenhum pedaço da roupa fique com a estampa de cabeça para baixo. Se for listrado, as linhas devem se encaixar em certas costuras, como por exemplo no centro da frente.
  • Tecidos com brilho ou pêlo também têm pé. Os moldes devem ser dispostos sempre no mesmo sentido. No caso do pêlo, como em veludos, posicione os moldes de maneira que o pêlo fique voltado para baixo na roupa pronta.
  • Para facilitar a disposição, encaixe primeiro os moldes maiores, e depois os moldes menores nos espaços que sobraram.
  • Fique atento ao número de vezes que deve ser cortada cada peça, que deve estar indicado no molde. Como o tecido está dobrado, cada peça será cortada duas vezes. Se for posicionada na dobra do tecido, será cortada uma vez, espelhada.

Use pesos para manter o molde no lugar. Para garantir que a marcação do fio reto e a ourela estejam perfeitamente alinhadas, meça a distância entre elas na parte de cima e na parte de baixo do molde. Se forem iguais, estão paralelas. Veja o exemplo da figura abaixo.

A partir desse momento existem duas alternativas para fazer a marcação. Leia as duas antes de testar.

Primeiro método:

  • Com o molde segurado pelos pesos, risque todo o seu contorno com giz, tomando muito cuidado para não puxar o tecido e segurando o molde com as pontas dos dedos enquanto risca. Não esqueça de marcar piques, pences, e qualquer outro detalhe que o molde indicar.

  • Depois de riscar todo o contorno do molde, retire os pesos e o próprio molde de cima do tecido e alfinete as beiradas da marcação para o tecido não escorregar. É preciso tomar muito cuidado nesta hora, pois deve-se alfinetar de maneira a movimentar o tecido o mínimo possível.

  • Feito isso, o tecido está pronto para cortar. Não esqueça de que mesmo depois de ter alfinetado tudo, o tecido ainda não pode ser movimentado ou levantado da mesa, então corte com muito cuidado. Além disso, o corte deve ser feito para o lado de dentro da linha do giz, não em cima, e nem para fora.
  • Alternativamente, no caso de cortar um tecido pesado e firme, que não escorrega sobre a mesa e nem uma camada sobre a outra, a etapa de alfinetar pode ser omitida, e o corte feito com o tecido solto, apenas suportado pelos pesos.

Segundo método: 

  • Os pesos devem estar segurando o molde para começar. Alfinete todo o contorno do papel no tecido, tomando muito cuidado para não formar bolhas ou dobras de tecido sob o molde. Essa parte requer um pouco de prática com os alfinetes.

  • Em seguida, risque com giz ao redor do molde como no método anterior, e depois retire os alfinetes, os pesos e o molde.
  • Recoloque os alfinetes perto das linhas desenhadas.
  • Corte o tecido como explicado anteriormente.

Diferenças entre os métodos

O primeiro método, no caso em que não se usa alfinetes, é o mais preciso, pois os alfinetes formam uma curva no tecido que impede que as duas camadas sejam cortadas exatamente iguais. Além disso, corre-se o risco de movimentar ou puxar o tecido durante o processo.

Ao cortar tecidos mais moles, o processo de riscar é muito difícil, pois sempre movimentam-se um pouco com o atrito do giz. Nesse caso, o segundo método facilita um pouco a marcação.

Nenhum deles, contudo, é recomendado para fazer uma roupa de tecido fino e transparente, se deseja que ela fique bem cortada. Tecidos como chiffon, musseline e crepes transparentes exige outro método de corte, que fica para uma outra explicação.

Teste os dois métodos em tecidos diferentes para sentir como o tecido se movimenta e qual a melhor maneira de marcá-lo corretamente. Não se esqueça, para chegar a um bom resultado na costura é preciso antes cortar o tecido corretamente.

This article has 12 comments

  1. Por favor ensine como cortar tecidos finos!! adorei o site!!

  2. Gostei demais do site,bem escrito,as fotos bem legível e de fácil entendimento, está me ajudando muito pois sou iniciante neste mundo de costuras.Gostaria que tivesse ,moldes de vestuários para gordinhas do tipo tamanho 48 a 54.
    Obrigada,
    No aguardo,
    Grácia

  3. Gostei muito do site ,parabens!

  4. Eu sou novo na arte de costurar costuro por hobby pois sou aposentado s o que mais gosto e de modelar para depois ver a roupa pronta minha mulher pediu para eu fazer uma camisa de musselina e estava com medo de estragar o tecido mas agora com suas dicas vou tentar faze-la .E muito bom encontrar pessoas que gostem de compartilhar suas experiencias OBRIGADO pela ajuda

  5. Hoje sou um costureiro eventual,mas há alguns anos que me dedico a essa nobre arte, sempre buscando aprender mais. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

  6. Sua explicação é muito clara e completa! Parabéns! 

  7. Renata, parabéns pelo seu blog. Sou novata na arte da costura, descobri seu blog recentemente e percebi que as dicas são muito válidas e bem explicadas! Parabéns.
    Se não fosse pedir demais, eu queria saber se você tem como fazer um tutorial desse sobre como colocar manga, por que eu só faço roupa sem manga por não saber colocar de forma eficiente. HHAEHPAE Muito obrigada viu? Abraços

Leave a Reply

Page not found - Sweet Captcha
Error 404

It look like the page you're looking for doesn't exist, sorry

Search stories by typing keyword and hit enter to begin searching.