Como usar a curva francesa

A “curva francesa” é uma das réguas constantemente usadas na modelagem, especialmente na hora de desenhar cavas e decotes. Também é um dos instrumentos que costuma causar confusão para os iniciantes, que não têm a prática de adaptar a curva da régua ao desenho no papel. Pensando nisso, deixo como referência algumas fotos que mostram a posição em que deve ser usada em cada caso.

Existem vários modelos de curva francesa, mas eles sempre têm uma ponta mais curvada (à esquerda na foto) e outra menos (à direita), assim como um lado côncavo (o lado interno, que na foto está virado para baixo) e um convexo (externo, para cima). Use a ponta mais curvada para partes menores, como os decotes e as cavas. Se você ainda não tem uma curva francesa, pode comprar a sua por bons preços aqui: http://www.acrilicowebstore.com.br/t/reguas-de-acrilico/curvas/

Para o decote frontal:

Uso da curva francesa para desenhar o decote frontal: posicione a ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro da frente.

 Para o decote traseiro:

Uso da curva francesa para desenhar o decote traseiro: posicione a ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado, desta vez um pouco mais inclinada que no exemplo anterior. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro das costas.

Para a cava frontal:

Uso da curva francesa para desenhar a cava frontal: Em alguns casos, a curva encaixa perfeitamente nos pontos de referência da cava. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado convexo aponta para o centro da frente.

Para a cava traseira:

Uso da curva francesa para desenhar a cava traseira: Em outros casos, é necessário desenhar a curva em duas etapas. Encaixe primeiro os 3 pontos de cima, com a parte menos curvada apontando para cima, e o lado convexo apontando para o centro das costas. Em seguida, gire a parte menos curva em sentido anti-horário até encaixá-la nos 2 pontos de baixo.

Para a lateral do vestido:

Uso da curva francesa para desenhar a lateral do vestido: Podem ser necessárias 2 ou 3 etapas. 1 – Primeiro, a parte menos curvada apoiada no ponto que indica a largura do busto, o meio da curva apoiado na cintura e a parte mais curvada apontada em direção ao quadril. Trace do busto até mais ou menos a metade do caminho entre cintura e quadril. 2 – Em seguida, gire a régua até que a parte menos curvada toque o ponto de referência do quadril. Trace uma linha que se encaixe com a linha anterior.

Para reproduzir as posições em seu trabalho, observe a direção para que está apontada a curva, o lado para o qual está virada e também a altura em que se posiciona. Existem vários outros casos, mas esses são os mais comuns, e servem de base para aprender seu uso correto.

This article has 4 comments

  1. muito bom,na matematica da vida é dividindo que
    se aumenta,parabens!!!!!

  2. Gostei da matéria sobre curvas francesas, mas notei que tem vários tamanhosxe modelos. Qual deve ser usada com o método centesimal?

Leave a Reply

Powered by sweet Captcha