Sobre a ombreira

A ombreira hoje chega a ser um assunto polêmico no meio da costura. Sempre que falo às minhas alunas que deverão colocar ombreira no casaco que estão fazendo, elas falam espantadas que não gostam de ombreira, ou perguntam “precisa mesmo”? Isso porque há 20 anos os exemplos de uso de ombreira não eram nada bons… As ombreiras exageradas das décadas de 80 e 90 deixaram uma impressão muito forte de que ombreira é algo totalmente deselegante.

Na verdade, todos os casacos de alfaiataria tradicional de hoje têm ombreira, só que são na medida certa. Hoje o ideal é que a ombreira seja discreta e sirva apenas como estrutura para a roupa. Sem uma ombreira, o casaco fica com aspecto mais desleixado e “quebra” nos ombros. Assim como a entretela, a ombreira é importantíssima para a estrutura e o caimento das peças de alfaiataria.

Qual o tamanho ideal?

Isso vai depender do estilo da peça. Como existem vários estilos de alfaiataria (americana, inglesa, napolitana, etc), também existem vários estilos de ombro, e uma ombreira adequada para cada caso. Também depende do formato do ombro de quem vai usar, pois pessoas com ombros mais caídos podem precisar de mais ombreira, e pessoas com ombros bem retos precisam apenas de uma camada de feltro para estruturar.

Podemos fazer uma ombreira que vai desde uma camada fininha de feltro, até uma ombreira bem recheada de manta acrílica ou de algodão.

Quanto ao comprimento e à largura, o ideal é que a ombreira vá da ponta do ombro até metade do ombro ou um pouco mais, e de metade da altura da cava da frente até metade da altura da cava das costas.

Ombreira

Tamanho aproximado da ombreira

 

Onde comprar

Aqui na minha cidade encontro dois tipos de ombreiras prontas: a de fibra e a de espuma.

A de fibra é a melhor opção, mas não tem problema se você não encontrá-la à venda. Você pode fazer uma usando fibra, tecido e feltro, como comentei mais acima.

Para isso, corte o tecido (usei morim) no formato da ombreira em duas camadas e prove na roupa.

Ombreira

Quando estiver bom, comece a rechear de camadas de manta acrílica compacta, cada camada um pouco menor que a anterior. Deixe com a espessura desejada.

Ombreira

Alinhave todas as camadas com pontos diagonais enquanto curva a ombreira. Costurá-la nessa posição lhe dá a forma do ombro.

Ombreira

E então a ombreira alinhavada vai ficar assim:

Ombreira

This article has 4 comments

  1. Poxa, Renata, que bacana. Vai me ajudar bastante… Gostaria de comentar uma coisa:

    “Hoje o ideal é que a ombreira seja discreta e sirva apenas como estrutura para a roupa.”

    Exatamente. Embora algumas pessoas tenham as ombreiras como artifício para alargar seus ombros não tão largos, sou da ideia de que o volume de uma ombreira deve ficar no limite de exercer o papel de suavizar saliências da articulação do ombro. A consequência disso será uma peça de roupa melhor estruturada, como você mencionou muito bem.

    • vc està certa Renata.Trabalhei anos para ” Gai Mattiolo” uma marca muito cara na Itália e as ombreiras eram altas 3 cm, nem com a maquina especifica dava para pregar!! mas eles são super importantes. Trabalhei 15 anos em facção de blazer e para homem o mulher, sempre foram colocadas . Realmente um blazer do inverno o verão, sempre precisa !

  2. Outra coisa…

    A hora que você tiver tempo, ensine como prender a ombreira no blazer, por favor.

    Grande abraço!

  3. Ensina a como prender a ombreira na roupa?  Tenho um casaqueto de malha.. será que dá pra colocar ombreira? 

Leave a Reply