Por que tenho que saber de matemática? Parte 2 – mais sobre o círculo

No post anterior, expliquei como calcular moldes circulares com a ajuda de uma fórmula matemática e o número do pi. Hoje, vou aproveitar a mesma fórmula para explicar como calcular quantidades de aviamentos em metro para enfeitar barras de saias godê. Vamos lá!

Quantos metros terá a barra da minha saia godê?

 

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Russian_ballet_dancers

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Russian_ballet_dancers

 

Digamos que você está fazendo um figurino de dança com uma saia godê de roda inteira. Por enquanto, está só na fase de planejamento e modelagem, mas já precisa comprar os materiais para agilizar a produção. Como são 10 bailarinas com saias iguais, é uma grande quantidade de material. Na barra da saia da bailarina você vai costurar uma passamanaria. Em vez de medir o molde, você pode calcular.

Você tem a medida do comprimento da saia + a cintura dividida por 6,28. Aí é só multiplicar tudo isso por 6. Exemplo: se a minha altura de saia é 60cm, e a cintura é 70cm, que dividida por 6 é 11,7cm, somo tudo isso e vai dar 71,7cm. Agora multiplico por 6,28, e o resultado é 450cm. Esse é o comprimento da barra da saia, e consequentemente a quantidade em centímetros que vou precisar de passamanaria para cada uma.

(comprimento + cintura/6) x 6.28

Se a saia é meia roda, ou 1/4 de roda, use os cálculos correspondentes: cintura/6, cintura/1,5. A multiplicação, contudo, é sempre por 6,28.

Saia godê franzida

Mas e se a saia godê é franzida? Poisé, aí você não pode usar a medida da cintura real da pessoa para calcular a barra, e nem mesmo para calcular a cintura da saia. Quando você vai fazer um molde de saia godê franzida, você deve multiplicar a cintura da pessoa por 1,5 ou 2 ou até mais, dependendo da quantidade de franzido que você quer. Ex.: Se minha cintura é de 60cm, multiplico por 2 e fico com 120cm de cintura para a saia. É esta medida que vamos usar no cálculo da saia godê. O resto é o mesmo.

E para fazer a saia mais rodada ainda?

Se você quiser mais de uma roda na saia, sem que a cintura fique franzida, terá que aumentar o número pelo qual vai dividir a cintura. Se para meia roda é 3,14, e para roda inteira é 6,28, para 2 rodas será 12,56. Só não se esqueça de que terá que cortar o molde mais vezes – cortará o quarto de roda 8x.

Plano de corte de saia com duas rodas

Leave a Reply