Por que eu tenho que saber de matemática? Parte 1 – círculo

E aí, você já se perguntou isso alguma vez durante a escola? Pode parecer que para quem trabalha com vestuário a matemática é só uma chatisse inútil, mas não é bem assim. Acredito que a matemática pode ser bem interessante quando a gente tem um uso pra ela. Tudo bem que não vamos usar tudo, mas no caso da modelagem do vestuário, algumas coisas que aprendemos na escola ajudam muito! Não estou falando das subtrações, multiplicações e divisões, mas de geometria.

Durante minhas aulas acabo usando duas fórmulas que às vezes deixam meus alunos assustados. Como tenho gosto por explicar a maneira como cheguei a algumas medidas, acabo demonstrando os cálculos que fiz, só para ver todo mundo resmungar. Acredito que apesar das más lembranças que a matemática traz a muita gente, alguns de vocês vão achar as dicas deste post muito úteis!

Moldes redondos

Estojo

Quando você quer fazer molde de uma bolsa com fundo redondo, ou estojo arredondado (acima), ou até almofada redonda, pode te ajudar saber calcular o perímetro de uma circunferência. Isso porque você vai traçar o círculo primeiro, e depois pode fazer esses cálculos para descobrir qual medida deve ter a parte lateral da bolsa/almofada/estojo. Perímetro, neste caso, vai ser o comprimento ao redor do círculo.

circulo

Então, para fazer esse cálculo, você vai medir o diâmetro do círculo, que é a medida de um lado a outro, como mostrado na figura acima.

O cálculo é o seguinte: o diâmetro vezes 3,14. Simples! E o resultado será a medida que deve ter a lateral.

Exemplo: Se eu desenhei um círculo com 10cm de diâmetro, a minha conta é 10 x 3,14. O resultado é 31,4cm.

Saia godê

Esta fórmula também é muito útil, e muitos de vocês usam sem saber, para fazer a saia godê. Quando medimos a cintura e dividimos por 3, estamos fazendo a fórmula ao contrário, e simplificando o número do pi (π, que é 3,14). Só que como às vezes queremos  1 roda, 1/2 roda, 1/4 de roda, etc, e como desenhamos apenas 1/4 da roda, independente de quantas vezes vamos cortar o molde, o esquema fica um pouco confuso. Para facilitar, vou colocar aqui a lista de divisões:

Para saia de meia rodadivida a medida da cintura pela medida do pi, que é 3,14. Simplificando, 3. Marque essa medida como na figura abaixo, em rosa. Em seguida, marque o comprimento da saia, como em azul na figura abaixo. As mesmas medidas são marcadas na linha horizontal.

saiameiaroda

Para saia de 1/4 de roda, que é a metade da saia de meia roda, divida a medida da cintura por metade do pi, ou seja, 1,57. Simplificando, 1,5.

saiaumquartoderoda

Para saia de uma roda inteira, que é duas vezes a saia de meia roda, divida a medida da cintura por 2 vezes o pi, ou seja, 6,28. Simplificando, 6.

saiarodainteira

O esquema do molde é sempre 1/4 de círculo, o que muda é a quantidade de vezes que vamos cortar o molde, ou se vamos cortar na dobra do tecido, como mostrado nos moldes marrons das figuras acima.


Nos próximos posts, você verá mais alguns truques sobre como usar as contas de geometria para deixar as coisas mais fáceis na hora de fazer modelagem e costura.

This article has 2 comments

  1. Muito bacana Renata, uso muito a geometria também!! Seu blog é incrível, amei!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco! Bjs Fabiana

  2. Mto bacana tuas dicas! Finalmente alguém p esclarecer! obrigada pela generosodade! Abraços

Leave a Reply