Como costurar um bolso chapado com fundo arredondado

Este é um bolso muito simples e fácil de costurar, que aprendi logo no começo das minhas aulas de costura, mas com certeza esta aulinha vai ajudar muitos de vocês. O bolso chapado é daqueles que são costurados por fora da roupa, muito comuns em camisas masculinas. Ele pode ter fundo quadrado, chanfrado (com as beiradas na diagonal) ou arredondado. O arredondado é um pouco diferente de fazer, então é esse que vou ensinar hoje.

Bolso chapado

Fiz eu mesma um molde para a ocasião. Simplesmente medi o bolso da camisa que meu marido estava vestindo e desenhei no papel. Os cantos arredondados fiz com a curva francesa. Adicionei uma bainha de 4cm (duas dobras) na parte de cima, e margem de costura de 1,5cm ao redor. É bem importante que a margem seja um pouco mais larga que o normal, pois vai ajudar a passá-las.

Com um papel mais duro, cortei um outro molde igual, só que sem margens de costura ou bainha. Este vai ser nosso gabarito. O gabarito serve para ajudar a passar o bolso de tecido, como veremos depois.

Passo a passo

Corte o bolso em tecido. Lembre-se de fazer piques na linha da dobra da bainha.

Bolso chapado

Dobre a bainha duas vezes e passe a ferro.

Bolso chapado

Costure a bainha bem pertinho da dobra inferior.

Bolso chapado

Agora costure duas carreiras paralelas ao fundo do bolso, como na foto. Os pontos devem ser bem largos para franzir. Aqui usei 4mm. Deixe uma sobra de linha grande no começo e no final.

Bolso chapado

Puxe levemente as linhas de um lado para franzir as margens. Encaixe o gabarito dentro do bolsinho.

Bolso chapado

Passe as laterais a ferro por cima do gabarito. Ele serve para ajudar a dobrar tudo no tamanho certo.

Bolso chapado

Puxe as linhas para franzir mais, até que as margens estejam completamente ajustadas ao redor do gabarito. Vai ficar assim:

Bolso chapado

 Passe bem dos dois lados do bolso.

Bolso chapado

Retire o gabarito.

Bolso chapado

Corte o excesso de margem do bolso. Deixei apenas 5mm.

Bolso chapado

Alfinete o bolso sobre a roupa para costurá-lo. O caminho da costura é esse que está indicado na imagem abaixo. Comece sobre o pesponto da bainha, faça uns 3 ou 4 pontos, suba, volte para a lateral, depois desça contornando o bolso. Quando chegar ao outro lado, repita o retângulo do começo. Esse retângulo serve para reforçar os cantos do bolso, já que vai ser um lugar com bastante tensão.

Bolso chapado Bolso chapado

O meu bolso ficou assim:

Bolso chapado Bolso chapado

This article has 2 comments

  1. É possível costurar com a máquina por dentro do bolso, então não fica esse pesponto externo, mas tem que ter muita habilidade, é só fazer uma marcação na peça e ir costurando o bolso por cima, não tem como alinhavar, tem que usar só a máquina.

  2. Olá Renata,

    Achei o teu site quando procurava no google informações sobre agulhas para costurar malha e estou maravilhada com as técnicas que ensinas. Esta do bolso é maravilhosa! Obrigadíssima!!!

                                                                         Rosalina

Leave a Reply