O que é desenho técnico do vestuário?

Se você está começando na área, fazendo um curso aqui e ali, talvez já tenha ouvido falar do desenho técnico. Diferentemente do croqui ou da ilustração de moda, este é um desenho totalmente objetivo que serve como uma “planta” da roupa. No desenho técnico, a roupa é representada com todos os detalhes claramente definidos, vista de frente ou de costas, e planificada. Isso quer dizer que a roupa não tem volume. Ela aparece como se estivesse esticada sobre a mesa.

camisa

Para quê serve?

O desenho técnico do vestuário serve para comunicar e registrar uma peça de roupa, que geralmente ainda está apenas na fase de planejamento, e portanto não há uma peça pronta. Nos casos em que há uma peça pronta, é útil para representá-la em fichas técnicas e outros documentos impressos, além de dar uma visão mais clara e objetiva do corte e do acabamento da peça.

Considerando as funções acima, o desenho técnico do vestuário é usado em fichas técnicas, livros e revistas de Moda, projetos do vestuário, acompanhando croquis, e em outras situações em que queremos mostrar uma peça de roupa com as proporções corretas, os detalhes de acabamento e de modelagem.

Exemplo de ficha técnica

Exemplo de ficha técnica

O que caracteriza um desenho técnico do vestuário?

Essas são algumas das suas características:

  • visão planificada da peça;
  • é feito em escala, geralmente 1:10. Isso quer dizer que se a peça real tem 100cm de altura, o desenho terá 10cm;
  • todos os recortes estão presentes;
  • todos os pespontos e outras costuras visíveis estão presentes;
  • fechamentos como botões, zíperes, entre outros estão representados, inclusive quando são invisíveis;
  • quando há mistura de tecidos, estes estão identificados;
  • as proporções estão corretas;
  • todos os acabamentos estão representados claramente;
  • há espessura diferente de traços para cada tipo de detalhe;
  • em roupas com volume godê, o caimento do tecido pode ser representado para dar uma ideia melhor da peça;
  • forros de bolso são representados com tracejado fino;
  • Frente e costas da peça estão representadas.

Top

E o que são cotas?

As cotas de desenho técnico de moda são as medidas da roupa representadas no próprio desenho. Em alguns casos, são importantes para repassar para o cliente ou o modelista as medidas finais que a roupa deve ter.

As cotas aparecem em forma de linhas que indicam onde começa e onde termina a medida, mais o número que a representa. Usamos cor diferente do traço do desenho para facilitar a leitura.

blusadrapeada

Como fazer?

O desenho técnico pode ser feito à mão ou no computador, com programas de desenho vetorial, como Corel Draw, Illustrator e InkScape (este último é gratuito).

Para facilitar o desenho, usamos um boneco especial, que representa o corpo humano planificado. É sobre ele que desenhamos as roupas. Assim fica bem mais fácil!

As ferramentas usadas para traçar são o bézier ou equivalente. Mudamos a espessura do traço para fazer cada detalhe. As linhas externas são mais grossas, os recortes são metade da espessura das linhas externas, e os detalhes menores são feitos em espessura mínima.

Para roupas simétricas, fazemos apenas metade da mesma, e depois espelhamos.

Se você quer aprender a fazer o desenho técnico do vestuário, recomendo que procure um curso específico. Aqui estão algumas sugestões:

  • Senac ou Senai da sua cidade
  • eduK
  • Modeline da UDESC (apenas para quem já tem uma noção de desenho técnico e de Corel Draw)

This article has 2 comments

  1. Oii! Veja se vc pode me ajudar… nessas revistas tipo Manequim, vejo muitos moldes de roupas que eu gostaria de fazer mas quando vou ler as instruções diz que aquele molde foi feito pra malha (tecido elástico), que eu não posso usar aquele molde pra fazer a roupa no tecido plano. Ai sempre fico desanimada pq não tenho pratica de costurar em malha. Ai te pergunto, pq não posso usar aquele molde pra tecido plano? O que eu teria que alterar no molde pra fazer em tecido plano? Obrigada!! Beijos

    • Oi Flavia! Muitas vezes, os moldes para malhas são feitos para aproveitar a elasticidade do tecido, então são eliminadas pences e folgas. Às vezes o molde é menor do que as medidas da pessoa. Pra deixar esse molde bom pra tecido plano, tem que conferir as medidas e aumentá-las. Às vezes tem que adicionar pences também. Abraço!

Leave a Reply