Como fazer fendas forradas para casacos, saias e mangas – Parte 2

Continuando o post anterior, hoje vou mostrar como montar a fenda com um acabamento ótimo e tudo à máquina. Fica tão bom que você vai ficar surpreso! 🙂

A costura da parte externa eu já expliquei neste post sobre manga, então não vou explicar novamente. É exatamente a mesma coisa, exceto que você não vai costurar a abertura fechada. Na minha amostra eu não coloquei entretela pois ela não vai ser vestida, mas é uma ótima ideia você colocar na sua, ok?

Vai ficar assim (avesso):

Como forrar fendas

Vamos começar costurando o forro.

1. Corte cada parte do molde 1x no tecido de forro.

Como forrar fendas

2. Se você tiver dificuldade em costurar cantos opostos, ou não tiver muita prática de costura ainda, aconselho que marque as margens de costura com lápis, giz ou alinhavos.

Como forrar fendas

3. Comece juntando direito com direito das partes do forro. Encaixe a costura do centro até o primeiro ângulo, onde está o alfinete da foto. Alfinete ali como eu fiz.

Como forrar fendas

4. Costure à máquina só até aquele alfinete. Depois disso, faça um pique no canto da margem de costura da parte que estava embaixo na foto anterior. O pique deve chegar bem perto do último ponto da costura. Assim:

Como forrar fendas

Como forrar fendas

5. Gire o segmento seguinte até que se encontre com o do tecido de baixo.

Como forrar fendas

6. Alfinete o cantinho em que as linhas quebram novamente. Costure do canto anterior até ali.

Como forrar fendas

7. Faça um pique no canto da outra parte do forro como você fez no canto anterior.

Como forrar fendas

8. Passe as margens de costura abertas.

Como forrar fendas

9. Agora que já temos o forro e a parte externa costurados, vamos juntá-los. Se você está fazendo uma roupa completa, esta etapa provavelmente vem quando todo o resto já está costurado e só faltam fazer a bainha e a fenda.

Para ficar mais fácil de entender que parte costura no quê, coloquei letrinhas nas partes que vamos juntar no próximo passo. “a” junta com “a” e “b” com “b”.

Como forrar fendas

10. Vamos começar por “a”. Junte as margens de costura pelo avesso.

Como forrar fendas

11. Alfinete. Perceba na foto a altura em que as partes se encaixam. O final da costura da parte externa se encontra com o final da costura do forro. Outro detalhe importante é que você já vai dobrar a bainha. Independente da medida, suba a bainha do forro até chegar à altura da bainha externa.

Como forrar fendas
Mais um detalhe importante:

Como forrar fendas

12. Repita para o lado “b”.

Como forrar fendas

13. Aqui você pode ver como está ficando. Observe na foto onde serão feitas as próximas costuras.

Como forrar fendas

14. Para fazer esta etapa, se você está costurando uma roupa completa, você terá que abrir um pedaço de uma das costuras da do forro da sua roupa. Pode ser a costura lateral.

Puxe, por dentro desse buraco, as bainhas do forro e da parte externa. Costure-as juntas.

Como forrar fendas

15. Este é o resultado final. Fica bem acabado e com a prática é muito rápido de fazer.

Como forrar fendas Como forrar fendasComo forrar fendas

This article has 5 comments

  1. Renata, minha querida,
    Estou amando seu blog: lindo, caprichado, detalhado, uma riqueza mesmo. Sou aprendiz de costura eventual, sempre começo animada e depois vou desistindo por falta de informações precisas como estás que você posta, com fotos passo a passo e descrições objetivas. Estou olhando a parte 2 das fendas forradas e pensando que com um livro assim, igualzinho o que eu vejo na tela, aí sim, eu vou aprender do jeito que eu quero, como deve ser feito, sem adaptações ou quebra-galhos. Pensei em copiar e imprimir a aula, já que não consigo levar o computador para a máquina de costura nem trazer a máquina para o computador, em vão. Então mando meu encorajamento para que você publique um livro, dai eu iria correndo para a livraria. Abraço e parabéns pelo lindo trabalho!

  2. Renata adorei e concordo com a Milena, faz um livro, aliás faz de blazer, camisa, etc… eu compraria todos. Paz e sucesso

Leave a Reply