O Blazer e a cava parte 3 – Outro método para a manga duas folhas

 

 

 

 

 

Este é o método mais comum de costurar mangas duas folhas, e é ótimo tanto para iniciantes quanto para experientes. Aqui vou fazer usando uma manga de forro, mas ele também serve para mangas externas.

O mesmo método, na verdade, pode ser usado para costurar mangas comuns em vestidos, casacos, blusas, etc, e qualquer outra que for costurada depois de fechar as laterais. Este método é o que usa um “franzido” para embeber a manga.

Para começar, você precisa ter a manga e corpo já prontos, com laterais e ombros fechados. Passe as costuras abertas.

Na foto abaixo, você pode ver como eu decido o começo e o final do franzido. O lápis está na foto só para indicar a altura. Eu ajeito a manga de maneira que as dobras nas laterais da cava (apontadas pelo lápis) fiquem na mesma altura. O franzido começa e termina nessas dobras.

Manga duas folhas

 

Depois disso, costure duas carreiras de franzido à máquina. Uma das carreiras deve ficar mais ou menos na linha de costura da manga, e a outra dentro da margem de costura. Elas ficam separadas a mais ou menos meio centímetro. Como em todo franzido, deixe bastante sobra de linha no começo e no final.

Manga duas folhas

 

Comece a puxar as linhas da frente do começo do franzido. É importante puxar as duas ao mesmo tempo, para que o franzido fique igual.

Manga duas folhas

Manga duas folhas

 

O objetivo é puxar até que o contorno da manga fique com a mesma medida da cava. Contudo, o “franzido” não pode ser tanto a ponto de realmente virar um franzido, ou seja, ficar com preguinhas. Aqui, queremos que fique embebido.

Caso a sua manga esteja muito grande para embeber sem franzir, você pode tentar distribuir um pouco da sobra na base da manga também. Se ainda estiver sobrando muito, considere diminuir a largura da sua manga.

Manga duas folhas

 

Quando a manga estiver do tamanho da cava (confira encaixando os dois), faça um nó nas linhas para prender o franzido. A maneira correta de fazer isso é puxando de leve as linhas da frente até que apareçam as linhas de baixo (figura abaixo). Com um alfinete ou agulha, puxe as alças da linha de baixo para a frente.

Manga duas folhas

 

Faça um nó com as 4 linhas juntas.

Manga duas folhas

 

Confira se o franzido está bem distribuído. Em tecidos sintéticos de forro, como o que eu usei, não adianta passar para embeber as sobras. Não passei o meu por causa disso. Se o seu for outro tipo de tecido, principalmente se for a manga externa, passe os franzidos como mostrei no post anterior.

Manga duas folhas

 

Para encaixar a manga, comece juntando os piques. Se você não tem piques de cava e de manga, pode usar este truque como ponto de partida: a costura frontal da manga encaixa no ponto mais cavado da frente, onde seria o começo da dobra da axila.

Manga duas folhas

 

Alfinete primeiro a base da manga.

Manga duas folhas

 

Depois disso, alfinete ao redor da cava até completar a sua circunferência.

Manga duas folhas

 

Alinhave e prove. Se o caimento estiver bom, costure à máquina. Se não, pode ser necessário girar a posição da manga.

Confira que não ficou nenhuma prega na costura.

Manga duas folhas

 

Este foi o resultado na minha manga:

Manga duas folhas

Manga duas folhas

This article has 9 comments

  1. No outro post que eu disse que precisava de ajuda pra colocar a manga era isso mesmo, a minha camisa ja estava com as laterais fechadas… Quando eu colocava a manga sempre ficava umas preguinhas. Eu tava colocando alfinete pra segurar enquanto costurava, acho que era isso que tava me atrapalhando… ai alinhavei bem tudo e consegui costurar a manga direitinho! (É que eu comecei costurar agora então tenho um pouco de dificuldade com essas coisas ainda…)
    Obrigada! Esse site é mto rico em informação pra quem tá aprendendo costurar e quer fazer com capricho!

  2. Olá, descobri seu site ontem, você conseguiu preencher uma lacuna neste assunto, parabéns, todos os assuntos muito bem abordados e explicados. Minha mãe costurava e muito bem, só agora fui me interessar de verdade em fazer minhas roupas, consegui aprender algo com ela mas não tenho prática, seu site vai ajudar bastante nas montagens, obrigada por compartilhar o conhecimento.

  3. Olá…

    Na hora de unir a manga à cava, vc mencionou “a costura frontal” da manga… É porque no exemplo de manga da foto existem duas costuras?
    Bem, esse não é o caso.
    Quero saber se vc tem alguma dica quanto a essa etapa do processo quando só há uma costura na manga, como aquela que passa atrás do braço em paletós masculinos.

    Abraço.

  4. Muito agradecido pela resposta…

    Gostaria que vc esclarecesse outra coisa:

    Há algum tempo estou envolvido com a confecção de uma jaqueta… Modelando aqui e ali, apenas na tentativa e erro, resolvi que as mangas serão embebidas… Poi bem… Acontece que meu molde é de manga sem cabeça. A pergunta é a seguinte: tem como colocar uma manga com cabeça numa cava de perfil para manga sem cabeça, mantendo um bom acabamento?

    Obrigado.

  5. Renato por gentileza, estou precisando muito aprender consertos de roupas,os cursos são poucos e  caríssimos.Já sei costurar (sem muita prática) pois fiz cursos,estou sem orientação,não acho livros,nem nada.Se puder me ajudar indicando algum curso ou livro mesmo estrangeiro,agradeço.Moro em sp.

Leave a Reply