O Blazer e a cava parte 2 – Como costurar a manga duas folhas

Continuando o post da semana passada, hoje vou mostrar um dos métodos que uso para costurar a manga duas folhas. Gosto desse porque dá mais controle na hora de distribuir o excesso da manga. Como pode ser um pouco complicado de entender, principalmente para iniciantes, resolvi fazer um vídeo. Este é o meu primeiro, então me desculpem se tiver alguns probleminhas.

Este método é sem franzidos, e com alinhavos manuais. O método mais conhecido, que é o dos franzidos, vou ensinar na próxima semana com a manga do forro.

O passo a passo é este, e em seguida você pode ver o vídeo para ilustrar algumas das etapas:

  1. Confira a circunferência da cava e da cabeça da manga. A manga deve ser de 2 a 5cm maior que a cava, dependendo do tecido. Em tecidos com trama mais densa, como brim e gabardine, a diferença deve ser menor. Em tecidos de trama mais solta e fibra mais elástica, como tweed e crepe de lã, você pode deixar uma diferença maior (veja embeber). Seja qual for o caso, se na hora de alinhavar a manga você sentir que há muita sobra, volte algumas etapas e diminua a largura da manga.
  2. Encaixe os piques da manga e da cava e alfinete.
    2.2. Se você não tem os piques, deve tentar encaixar a curva da cava com a curva da manga. Isso requer um pouco de prática. Alfinete ao redor da cava e prove a manga para conferir o caimento. Caso esteja formando dobras na frente ou atrás do braço, você terá que reposicionar a manga e girá-la para frente ou para trás.
  3. Continue alfinetando ao redor da cava e adicionando um pouco de folga na manga entre um alfinete e outro, para embeber. As partes da manga que têm mais folga estão ao redor do ombro, na parte superior da cabeça da manga. No resto da manga, deixe pouquíssima ou nenhuma folga, dependendo do tecido.
  4. Nas partes com mais folga, tome cuidado para ver se é possível embeber, e se não se formarão pregas ao costurar.
  5. Comece a alinhavar pela parte inferior da cava. Deixe a parte da manga sempre voltada para você, assim fica mais fácil distribuir a sobra. Alinhave tomando cuidado para não deixar folga demais entre dois pontos: lembre-se de que terá que costurar à máquina depois. Os alinhavos devem ter no máximo 5mm, e passam exatamente sobre a linha de costura da cava e da manga.
  6. Prove a manga e confira o caimento. Se não estiver como você deseja (pregas na frente ou atrás do braço, franzido na cabeça da manga), volte à etapa 3 e refaça.
  7. Quando estiver tudo certo, passe uma nova camada de alinhavos, desta vez entre os alinhavos anteriores. Essa segunda camada distribui melhor os franzidos e prende o tecido no lugar.
  8. Com um ferro de passar, passe a margem de costura da manga e 1cm além dela. Ajeite os franzidos um a um para que nenhum deles fique amassado. O objetivo é encolher essa sobra. Lembre-se de conferir a a temperatura ideal para passar o seu tecido. Alguns tecidos só podem ser passados com ajuda de um pano.
  9. Costure à máquina tomando cuidado para não formar nenhuma prega. Você tem que ir devagar e prestar atenção se o tecido não está começando a formar uma prega. Se estiver, pare e levante o calcador para soltar essa prega. Comece a costura pela parte inferior da cava.

This article has 3 comments

  1. Vera Cristina Silva Gomes
    Tuesday 17 June 2014, 8:33 pm

    Muito obrigada querida! Imagino o trabalho que dá pra fazer o vídeo editar só pra compartilhar o seu conhecimento. E tem pouca coisa a esse respeito. E quando tem é em outro idioma ou pago ( e caro). Muito obrigada, me ajuda muito a tomar coragem de cortar  meu primeiro blazer. Afinal se é pra faze é melhor que seja bem feito e após tanto tempo costurando nunca fiz casaco ou blazer. 

  2. Renata, que tecido é esse? E VC acha que mesmo se o tecido for grosso precisa entretelar? 🙂

    • Oi Rosana! Usei Crepe Mousson. Acho que é sempre bom entretelar sim, mesmo que seja uma lã grossa e a entretela seja fina, pois a entretela também vai dar mais estabilidade ao tecido pra ele não ceder ou esticar.

Leave a Reply

Couldn't connect to server: Connection timed out (110)