O blazer e a cava

Recebi um pedido para explicar como costurar manga à cava, então vou aproveitar o blazer que estou fazendo para mostrar. Hoje vou falar um pouquinho sobre esse blazer e como a cava deve ser preparada para colocar a manga. Aqui estou falando de produção sob medida, e não de fábrica ou confecção, ok? Este blazer estou fazendo junto com minhas alunas do curso de Costura da escola Hakathi, aqui em Florianópolis. Estamos usando uma mistura de técnicas de alfaiataria industrial e manual, e usamos apenas entretela colante. Veja como está ficando: xxP1260402 copy A estrutura deste blazer foi composta por:

  • entretela colante de malha na frente toda (menos margens de costura), nas bainhas, cavas e decotes (uma faixa de mais ou menos 5cm). A entretela, na frente, vai dar corpo ao tecido para que a frente do blazer fique com aparência mais limpa. Nas bainhas, cavas e decotes, vai impedir que o tecido ceda com o tempo;
  • fita sarjada na linha da dobra da lapela. Essa fita vai deixar a gola mais próxima do corpo e impedir que ela fique sobrando;
  • ourela de failette em toda margem de costura da lapela e da frente do blazer. Essa ourela, que foi cortada do tecido do forro, vai dar mais estabilidade à lapela, e impedir que ela se deforme com o tempo.

P1260403 As fitas foram primeiro alfinetadas, depois alinhavadas com pontos diagonais. A fita sarjada foi fixada à entretela com pontos corrediços. A ourela não precisou ser fixada à mão, pois fica sobre a margem de costura onde será costurado o revel. Como você pode ver na primeira imagem, já costurei todos os painéis que formam o corpo do blazer. Os passos seguintes foram costurar o revel, fechar os ombros, a gola e o pescoço. Depois disso, já podemos nos preparar para costurar as mangas.

Preparação da cava

Antes de costurar a manga, é importante conferir se a cava está do tamanho certo. Se a cava estiver muito pequena, ela vai ficar dobrada sob o braço, e isso vai prejudicar o caimento e a aparência do blazer. Se a cava estiver muito grande, os movimentos do braço ficam seriamente comprometidos, pois não será possível levantar o braço sem levantar o blazer todo. Uma solução seria fazer uma manga com a cabeça bem baixa, mas as consequências também não são muito boas: a manga nunca vai ter um caimento bonito, e ficará cheia de dobras sob o braço. Isso serve para camisas e para jaquetas esportivas, mas para um blazer, não! xP1260415 copy Vista o blazer e posicione a ombreira no lugar. Na imagem acima, você pode ver como ficou a minha cava. Está com bastante dobras sob o braço. Ao movimentá-lo, fica mais fácil enxergar o quanto de tecido está sobrando: xxP1260419 Geralmente, a quantidade que sobra vai ser marcada com uma dobra. Na imagem acima, marquei com um tracejado o excesso de tecido. É nessa linha que eu vou cortar a cava. Risquei com um lápis para poder cortar depois de tirar o blazer. É bom começar cortando de pouco em pouco, se você é iniciante, para evitar cortar demais. Depois, você prova de novo e repete o processo quantas vezes for necessário. P1260422 Usei a margem que sobrou da primeira cava como gabarito para cortar a segunda: P1260423 Depois disso, a minha cava ficou assim: P1260430 Resolvi tirar mais alguns milímetros da região debaixo do braço, e mais meio centímetro da frente do braço. Como a maioria dos movimentos do nosso braço são para a frente, não há necessidade de sobra ali. Já nas costas, é importante deixar uma sobrinha.

Manga

Na próxima semana, vou mostrar meu método favorito para encaixar e costurar a manga, e na seguinte o método mais comum e mais rápido, que é o do franzido.

This article has 11 comments

  1. Legal.
    Acho que esse é o único site em português que tem esse tipo de informação.
    Houve um tempo em que existiam alfaiatarias no Brasil, e em algumas delas tinha um profissional chamado “mangueiro”, a única coisa que ele fazia era alinhavar as mangas dos paletós, isso era uma arte, que se perdeu, ninguém mais sabe nem reconhecer se uma manga está bem cortada ou não.

    Estou curioso para ver sua técnica de cortar a manga para uma cava que foi recortada a olho.

    P.S.
    Comprei seu livro de costura a mão. queria ver se tinha uma técnica de fazer ponto picado uniforme, pois o meu nunca fica perfeito, não tinha. Faltou no livro ensinar como fazer caseado de olho bem feito. 

  2. Beleza de site. Aguardando ansiosamente pela técnica da costura da manga na cava. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Abrç

  3. Estou no aguardo do proximo post, quero pregar uma manga numa camisa mas não estou conseguindo, ja tentei prender com alfinete, alinhavando mas sempre acaba fazendo uma preguinha… 🙁

  4. Olá…

    Estava observando a ombreira que vc colocou… Não ficou bem claro pra mim a modelagem, tamanho e posição dela no ombro… Parece que pega um pouco das costas… a largura da ombreira é medida do pescoço ao ombro ou é menos?
    Se não for pedir muito, será que vc poderia criar uma postagem específica sobre  modelagem e posicionamento de ombreiras?

    Abraço.

    Ah, outra coisa: se algum dia vier à Porto Alegre, me avise porque quero fazer um curso contigo, nem que seja umas duas horas pra tirar umas dúvidas…

    landnes@gmail.com

  5. Olá

    Por favor me ajude.

    Está escrito na postagem:

    ” Uma solução seria fazer uma manga com a cabeça bem baixa, mas as consequências também não são muito boas: a manga nunca vai ter um caimento bonito, e ficará cheia de dobras sob o braço. Isso serve para camisas e para jaquetas esportivas, mas para um blazer, não!”

    Depois, vi que vc removeu o excesso de tecido da frente, mas não mencionou nada sobre alteração de formato na cabeça da manga…
    Isso significa que uma manga de blazer (com cabeça) fica bem “encaixada” em qualquer tipo de cava, por exemplo, uma cava de jaqueta?

    Obrigado…

    Outra coisa: vc dá cursos? Está dando em algum lugar no momento? Onde? Qual o investimento?

    • Oi Luiz! A manga de Blazer fica bem encaixada apenas em roupas mais ajustadas, e com a cava de blazer também. Em outras cavas, pode prender os movimentos.
      Estou dando cursos no Senac de Florianópolis e na escola Hakathi. Mais informações, somente com as escolas. Abraço!

  6. Passei tempo garimpando na internet um site que desse todas as informações necessárias de Alfaiataria e para acabamentos!! PARABÉNS! é P E R F E I T O…

Leave a Reply

Couldn't connect to server: Connection timed out (110)