Como fazer um bolso de lenço para casacos e blazers

Recebi pedidos para que ensinasse a fazer bolsos com um vivo só. Achei uma ótima ideia para complementar o post de bolso avivado. Como existe mais de um tipo, vou mostrar os dois.

O primeiro é o bolso de lenço, muito usado em casacos, blazers e paletós, principalmente em roupa masculina. É aquele bolso inclinado que fica no peito esquerdo do casaco, e que se usa para colocar o lenço em ocasiões mais formais.

Fonte da imagem: State Library of Queensland.

Fonte da imagem: State Library of Queensland.

Para os moldes e a costura, uso o método do livro Classic Tailoring Techniques de Cabrera e Meyers. Para facilitar a vida de vocês, já fiz os moldes e digitalizei. Assim, vocês podem baixar e imprimir!

Moldes de Bolso de Lenço

Para imprimir os moldes, abra o arquivo e vá no menu “Arquivo” e clique “imprimir”. Na caixa de diálogo que abrir, na opção “Escala”, digite 100% ou selecione “tamanho original”. Isso é muito importante para que o molde seja impresso no tamanho certo. Depois que imprimir, confira o tamanho do quadrado de teste, na página 2. Ele deve ter 4cm.

Recomendo que comece fazendo um protótipo para aprender sem medo de estragar a roupa, ok?

Passo a passo

Corte os moldes nos tecidos indicados. Temos partes em tecido de forro e no tecido da roupa, além da entretela. Também será necessário cortar um pedaço de tecido onde será aplicado o bolso, se você não estiver fazendo o bolso na peça final.

Marque com giz ou lápis, no tecido, as linhas do molde.

Bolso de lenço

Cole a entretela com ferro de passar na peça “bolso”:

Bolso de lenço

Essa peça “bolso” tem várias linhas marcadas, que servirão para encaixar a entretela, e também para indicar costuras e dobras.

Encaixe essa peça, avesso para cima, sobre a peça “forro 1”, esta com direito para cima. A parte que fica alinhada é a margem de costura superior, marcada com linha pontilhada. Alfinete e costure sobre essa linha.

Bolso de lenço

Passe a costura aberta.

Bolso de lenço

Agora dobre a peça “bolso” na linha tracejada, avesso para fora, e passe bem.

Bolso de lenço

Vamos fechar as laterais do bolso. Você deve ter percebido que as laterais do bolso e do forro não se alinham perfeitamente, e o bolso é um pouco mais largo que o forro. Veja a foto:

Bolso de lenço

Essa diferença é proposital, e um dos truques que vai deixar esse bolso mais bem acabado. Alinhe as laterais do bolso e do forro e alfinete:

Bolso de lenço

Bolso de lenço

Costure até a linha horizontal marcada na entretela.

Bolso de lenço

Corte os cantos superiores em diagonal.

Bolso de lenço

Abra as margens de costura das laterais e passe a ferro.

Bolso de lenço

No forro, faça um corte de cada lado até chegar no finalzinho da costura, como na foto abaixo:

Bolso de lenço

Desvire o bolso e passe bem. Vai ficar assim:

Bolso de lenço

Deixe o bolso de lado um pouquinho, e alcance a roupa ou tecido onde será aplicado o bolso. Você deve ter a marcação da posição. Alinhave, no avesso da marcação, o pedaço de forro cortado com o molde “reforço”. O reforço e a marcação não ficam centralizados verticalmente. Como você pode ver na figura abaixo, a marcação fica a 1 ou 2 cm da beirada inferior do reforço.

Bolso de lenço

Bolso de lenço

Pelo direito da roupa, posicione o bolso, direito para baixo, sobre a marcação. A linha do bolso que deve se encaixar com a marcação é a linha marcada na entretela. Ele vai ficar assim de cabeça para baixo, e o forro deve ser levantado para que a margem de costura do bolso fique visível:

Bolso de lenço

Costure sobre a marcação da entretela, tomando cuidado para que os pontos comecem e terminem exatamente onde começa e termina o bolso, nem um milímetro a mais ou menos. Corte os cantos da margem do bolso em diagonal.

Bolso de lenço

Agora alcance o “forro 2” do bolso. Com avesso para cima, posicione-o sob a margem de costura do bolso, alinhada com ela:

Bolso de lenço

Costure usando a margem do bolso como guia. Os pontos devem começar e terminar bem onde começam e terminam os cortes em diagonal.

Bolso de lenço

Agora chegou a hora de cortar a abertura do bolso. Cuidado! Afaste as margens do forro e do bolso com os dedos, como na foto abaixo, para que não sejam cortadas juntas.

Bolso de lenço

Pelo avesso, faça um corte paralelo às linhas de costura. Esse corte deve começar e parar a 1cm de distância da costura mais curta. Em seguida, faça cortes diagonais que cheguem bem pertinho das pontas das costuras, mas sem cortá-las. É muito importante tomar bastante cuidado nesta etapa, pois se os cortes forem feitos incorretamente, o bolso fica com uma aparência ruim, ou pode até mesmo desfiar.

Bolso de lenço

Passe a margem de costura inferior aberta.

Bolso de lenço

Traga os forros para o avesso da roupa.

Bolso de lenço

Pelo direito, ajeite o bolso e passe bem.

Bolso de lenço

Com pontos diagonais, alinhave a aba para que fique no lugar.

Bolso de lenço

A maneira mais tradicional de fixar a aba do bolso é pelo avesso, com pequenos pontos diagonais (foto abaixo). As laterais são costuradas com cuidado para ficarem bem fixas. Como esse bolso é usado apenas para guardar o lenço, e isso não causa tensão nenhuma na costura, não há necessidade de ser uma costura super forte.

Bolso de lenço Bolso de lenço

Caso queira um acabamento rápido, também pode pespontar pelo lado de fora.

Depois disso, feche o saco do bolso. Eu fechei o meu com pontas arredondadas, e depois cortei o excesso.

Bolso de lenço

Está pronto!

Bolso de lenço

E agora com o lenço:

Bolso de lenço

É assim que fica o acabamento interno: o forro não aparece do lado de fora, e quando abrimos o bolso, há uma dobra do tecido da roupa. Como o bolso não é duplo, ele fica fininho e pode ser feito com tecidos mais grossos também.

Bolso de lenço

This article has 2 comments

  1. Renata, você é maravilhosa! Muito caprichosa e um anjo repassando seus conhecimentos! Muito Grata!!! Saúde e Paz lindona!!!

  2. Bom dia Renata! Queria agradecer os ensinamentos compartilhados no teu blog, já aprendi muito… acabamentos bem feitos, ADORO!!! Com eles aprendi a fazer o bolso lenço, sem tuas explicações eu jamais teria conseguido, muito, muito grata! Tu és d+, obrigada por existir!!!

Leave a Reply

Couldn't connect to server: Connection timed out (110)