Truques de modelagem – Parte 1

Hoje vou lhes mostrar uma técnica de modelagem que é muito útil para fazer recortes fora do padrão. Ela é ensinada no livro Pattern Magic, e também pelo famoso Shingo Sato, que está ministrando cursos pelo mundo afora. Esta técnica é uma aplicação divertida de um conhecimento básico da modelagem, em que usamos recortes para eliminar pences.

Truques de modelagem

Decidi ensinar isso a vocês pois me pediram para explicar melhor as técnicas do Pattern Magic. O livro apresenta tudo com esquemas, então pode ficar muito confuso para iniciantes. Para aqueles que estão confusos com os “ângulos”: Não tem ângulo nenhum na maioria dos esquemas! Aquelas medidas são em centímetros, e estão ali para indicar onde você deve desenhar os recortes. Outra dica: Você não precisa seguir as medidas que eles estão indicando, aquilo serve apenas como sugestão. Preste atenção aonde estão passando as linhas, pois essas são os desenhos que você tem que reproduzir para fazer aquele efeito.

Sei que apenas essas explicações não são suficientes, então entrei em contato com a editora do livro para pedir permissão para usar algumas das suas imagens, assim fica mais fácil de explicar e de entender. Por enquanto, vamos ver como funciona este truque!

Uma base com pences

Começamos com um protótipo costurado em um tecido bem barato. Ele deve ter a forma que você quer que a roupa tenha no final. Se quiser que tenha uma saia godê, então esse protótipo deve ter uma saia godê. Eu usei uma blusa simples com pences, e aqui só a frente, para fazer uma demonstração.

Truques de modelagem

Desenhe

Em seguida, desenhe na roupa as linhas onde você quer que sejam os novos recortes. Para que isso funcione, as linhas devem passar nas pontas das pences, ou bem perto das pontas. Faça quantas quiser, tendo em mente que terá que costurar tudo depois, então não podem ficar muito próximas ou com curvas muito fechadas. Isso também depende da sua habilidade com costura.

Truques de modelagem

Lembre-se de marcar traços que cruzam com os recortes (eu esqueci). Eles vão virar piques que ajudam a montar a peça depois.

Por segurança, numere as peças, assim você não troca a ordem depois.

Recorte

Recorte nas linhas que você desenhou.

Truques de modelagem

Reforce a marcação dos piques.

Truques de modelagem

Agora você tem moldes de formatos bem inusitados.

Se você tem alguma ponta de pence que não passou por um recorte, pode fazer um recorte até a ponta, como na foto. Isso só funciona se for uma pence pequena, ok? Essa abertura vai ter que ser embebida (levemente franzida) depois.

Truques de modelagemTruques de modelagem

Costure

Transfira esses moldes para o tecido em que irá cortar a peça. Recomendo que comece com tecidos baratos até que tenha prática na costura dessas curvas. Adicione margens de costura e lembre-se de marcar os piques.

Truques de modelagem

Para montar a peça, recomendo que primeiro passe uma costura mais ou menos na linha do recorte, um pouco para dentro da margem de costura. Essa costura vai “segurar” o tecido para os piques que vamos fazer depois.

Truques de modelagem

Nas curvas côncavas (que se voltam para dentro), faça pequenos cortes que cheguem perto da costura que você acabou de fazer.

Truques de modelagem

Para juntar as partes, comece com os piques. Alinhe-os e alfinete.

Truques de modelagem

Depois, ajeite as curvas para que se encaixem.

Truques de modelagem

Costure à mão ou á máquina. Pode alinhavar antes, se preferir.

Passe a costura aberta, com ajuda de uma almofada de alfaiate ou rolo de passar.

Truques de modelagem

Confira o resultado! Se acabou ficando alguma prega na costura, você pode desmanchar aquele pedaço e tentar refazer. O ideal é que fique tudo lisinho. Com a prática, você pega o jeito.

Continue com os outros recortes.

O resultado

E o meu ficou assim:

Truques de modelagem

E com duas cores de tecido, fica muito divertido, como na imagem do começo do post.

Se você gostou desta técnica, pode ver o vídeo do Shingo Sato, em que ele faz um modelo de vestido assim. Fica lindo! http://www.youtube.com/watch?v=th90rJ8SCIw

This article has 6 comments

  1. Muito legal essa técnica! Sou apaixonada pelos modelos desenvolvidos pelo Shingo Sato! Ele esteve em Pomerode 2 semanas atrás dando cursos mas não pude presenciar dessa vez 🙁 Com certeza irei nos próximos workshops.
    Assim que eu tiver um tempinho livre vou tentar fazer essa técnica! Muito obrigada pelo post e pelas explicações, você deixa tudo tão fácil de entender!

  2. Oi Renata! Muito bom o post.. Realmente aquele livro é muito confuso para quem está iniciando. Sobre a modelagem, eu aprendi colocando uma fita de viés na parte que quero os recortes e colocar o tecido em cima e recortar.. E como não fiz curso de costura ainda eu adorei a dica! Para costurar com tecido fino tipo tule eu sigo o mesmo passo da costura? Beijos!!!!

    • Essa também é uma ótima ideia! Faço assim na Moulage. Para tecidos finos também tem que dar piques, se é a isso que tu te referes. 🙂 beijo!

  3. Renata, usei essa tecnica em um vestido para uma cliente,  nossa!! bem mais prático. Obrigada por mais uma dica.

Leave a Reply

Page not found - Sweet Captcha
Error 404

It look like the page you're looking for doesn't exist, sorry

Search stories by typing keyword and hit enter to begin searching.