Como costurar malha com máquina reta doméstica

Sim, é possível! Claro que não é a maneira ideal, mas dá pra quebrar um galho. Eu, por exemplo, costuro roupa íntima com minha zigzag.

Se você já tentou fazer isso, pode ter se decepcionado. Se você não preparar a máquina, ela vai pular muitos pontos, e quem sabe até quebrar a agulha. Sim, foi isso que aconteceu comigo quando eu estava fazendo um teste para mostrar pra vocês.

Ponto

Para que a costura funcione, a sua máquina deve ter ponto zigzag. Por que zigzag? Porque o ponto zigzag é elástico, então quando a gente estica a malha, o ponto não arrebenta. Se costurar com ponto reto, quando esticar, o ponto vai estourar sim, pois o ponto reto não é elástico. Então essa é a primeira dica para que você consiga costurar malhas com sua máquina doméstica: use o ponto zigzag largo.

Agulha

Costurando malha com zigzag

Outra coisa importantíssima é que você use agulhas especiais para malha. Existem vários tipos de agulhas para máquina doméstica, e as mais comuns no mercado são essas: ponta afiada, ponta universal, e ponta bola. A ponta bola é que usamos para costurar malha. Se não for essa, não fica bom. Ela tem uma ponta mais arredondada, que faz com que a agulha escorregue por entre os pontos da malha, e assim não arrebenta os fios. Outro efeito dessa agulha é que a frequência de pontos pulados é bem menor.

Costurando malha com zigzag

Da marca Singer, as agulhas de ponta bola são as de cabo dourado. Você provavelmente já tem dessas em casa, e talvez esteja surpreso por descobrir que elas são especiais para malha. Dizem que é agulha de melhor qualidade que a de cabo prateado, mas isso não é verdade, ok? Atrás do pacote, inclusive, estará escrito “MALHA”. A agulha de cabo prateado serve para tecido plano.

Costurando malha com zigzag

O resultado

Costurando malha com zigzag

E foi assim que ficou a costura que fiz como exemplo. Dá pra ver na foto que a máquina pulou o ponto apenas uma vez. Se a sua estiver pulando muitos pontos, revise as dicas acima, confira a agulha, e tente trocar o tamanho.

Quando a costura está aberta, dá pra enxergar os pontos, mas se eles estiverem da mesma cor do tecido, ficam invisíveis.

Costurando malha com zigzag

O teste de esticar a costura mostra que esse ponto é bem elástico!

Costurando malha com zigzag

Esticando no sentido contrário ao da costura, o ponto pulado fica mais evidente.

Costurando malha com zigzag

Prefiro usar essa costura para roupas mais soltinhas, ou não muito apertadas, pois aí não há diferença nenhuma entre o zigzag e a overloque!


Você já tentou costurar malha com sua máquina zigzag? O que você fez?

This article has 33 comments

  1. Oi, Renata!
    Eu sou iniciante nas costuras à máquina e estou amando acompanhar seus posts sempre tão claros e bem escritos! Obrigada por partilhar tantos conhecimentos. 🙂
    Até hoje, só costurei 2 roupas à máquina: uma saia e um vestido para mim. Em ambas, usei malha. Minha mãe já havia me advertido para usar a agulha ponta de bola. Mas, só por curiosidade, antes de fazer a costura destas roupas, eu testei a agulha para tecido plano em retalhos das malhas que escolhi. Não observei nenhum dano aos tecidos, nem problemas com os pontos. Talvez não tenha percebido pela minha pouca experiência? Ou, é possível que alguns tipos de malha não necessitem da agulha ponta de bola?
    Eu usei o zigzag e realmente ele é bem mais elástico que o ponto reto!
    Na minha máquina nova, veio também o zigzag de três pontinhos, mas ainda não usei este. Sei que ele é chamado de ponto elástico, mas ainda não entendi bem para que serve… Em que situação esse de três pontinhos é mais útil que o zigzag simples?
    Beijos e sucesso sempre pra vc!

    • Oi Vanessa! O três pontinhos é bem melhor para malha, pois é um pouco mais elástico e mais forte também, já que no lugar de um ponto grande, tem três pequenos. Se usa muito para costurar elástico de roupa íntima.
      Sobre a agulha, pode ser que em algumas malhas não tenha problema usar a outra, mas para garantir, é melhor usar a ponta bola mesmo. Às vezes, a agulha normal arrebenta fios da malha, e aí com o uso começam a aparecer buracos.
      Beijos e sucesso pra você também!

  2. Esses tempos me aventurei a fazer um biquíni pra mim. Peguei umas dicas na internet, diziam pra usar ponto reto bem pequeno e baixa tensão. No início deu certo, mas depois de algumas costuras o verso da costura começou a ficar com a linha toda solta, embolava tudo. Resolvi aumentar um pouco a tensão e melhorou, mas o ponto miudinho nem sempre acompanha a elasticidade do suplex… nas várias vezes que experimentei a peça, ouvi arrebentar um ponto, e foi só, mas eu tomo o maior cuidado pra não esticar demais. O que achei estranho é que quando costurei na overlock, o ponto também arrebentou quando estiquei (no sentido da trama). Não entendi, achei que o overlock aguentasse o tranco!
    Em tempo: descobri seu blog há algumas semanas e adorei! Estou fazendo um curso de modelagem com apostilas, mas já estou pensando em comprar alguns livros em inglês que você recomendou, quero entender o porquê de todos aqueles centímetros acrescentados ou reduzidos quando se usa o método geométrico.

    • Estranho mesmo a overlock arrebentar, né? Obrigada pela visita! E aproveita o curso, vais gostar muito! 😉

      • mesmo o ponto da overloque deverá ser ajustado de acordo com o tipo de tecido a ser costurado. quando for costurar tecidos com elastano, (liganete, suplex, etc) vá dando maior pressão, girando os reguladores de linhas/fios que correspondem aos loopers. quanto mais tensos, mais elasticidade ele dará à costura. ao contrario, quando for costurar tecido plano, as linhas ou fios que passam nos loopers deverão estar mais soltas. talvez por isso a tua costura estourou pontos.

      • mesmo o ponto da overloque deverá ser ajustado de acordo com o tipo de tecido a ser costurado. quando for costurar tecidos com elastano, (liganete, suplex, etc) vá dando maior pressão, girando os reguladores de linhas/fios que correspondem aos loopers. quanto mais tensos, mais elasticidade ele dará à costura. ao contrario, quando for costurar tecido plano, as linhas ou fios que passam nos loopers deverão estar mais soltas. talvez por isso a tua costura estourou pontos. atéparece contraditorio mas é verdade: tecidos elasticos, reguladores de loopers pressinados, para tecidos planos, reguladores bem soltos. use retalhos, faça pequenas costuras e estique-as. enquanto se romperem, vá aumetando o aperto dos reguladores. essa é a regra da overloque. para outras maquinas, existem outras maneiras de regulagem. sãodeicas que os tecnicos não informam para ganhar o seu dinheiro. abraços. luiz

        • Dorizete, eu não sabia que era assim! na verdade sempre tive medo de mexer na regulagem da overlock… obrigada pelas dicas!

  3. adriana bezerra de araujo
    Monday 17 February 2014, 4:05 pm

    Boa tarde Renata. Gostei do seu post. Esses dias eu fiz a barra de um vestido de malha na minha singer facilita super 2968, usei agulha dupla 2024 tamanho 90/14, tensão 1 e comprimento do ponto 3, usei linha comum msm. Fiquei satisfeita com o resultado, pra quem não sabe costurar… rsrs. Bjo.

  4. Já usei a minha transformar um vestido em saia e o acabamento ficou bom, mas tem que ter paciência pra não pular ponto. Na minha máquina tem um ponto reto para malha esse ponto vai dois pra frente e um pra trás eu teste e é muito bom.

  5. Muito boa essa dica, parabens pelo site.

  6. Apesar de já ter costurado muito quando jovem, suas dicas são ótimas principalmente para o acabamento ficar perfeito. Parabéns por ajudar tantas pessoas sem pedir nada em troca. Com certeza se eu tiver alguma dica vou compartilhar. Abraços, Marion

  7. TOU FAZENDO CURSO DE COSTURA PRA MALHA, E MINHA PROFESSORA DISSE QUE PRA QUEM QUER COSTURA É NECESSÁRIO TER A OVERLOK E GALONEIRA. ENTÃO QUERIA SABER SE EXISTE ALGUMA MÁQUINA PRA MALHA QUE SEJA TAMBÉM GALONEIRA, PODERIA ME AJUDAR?

  8. Olá Renata

    Sou iniciantíssima na costura…comprei uma singer doméstica (Promise) bem simples…meu filho vive me pedindo pra fazer roupinha p nosso cachorro e eu digo que a máquina não costura malha,soft,etc…fiquei super feliz com esse post! Uma dúvida: na hora de costurar usando o zig zag ou 3 pontinhos(que minha máquina tem) eu tenho que esticar a malha ou costura normalmente?Obrigada!

  9. Boa Noite, 
    li sua matéria e gostei muito. Sou extremamente iniciante nesse assunto, mas gostaria de começar de alguma forma. Quais máquinas domesticas que existem no mercado, mais completas e acessíveis que podem trabalhar com tecidos com poliéster, viscose, malha e outros? Estou pensando em adquirir uma elgin Trendy JX 3013. O que vc. acha?
    Obrigada.
    Rosa.

    • Oi Rosa! Infelizmente, não sou a pessoa mais indicada para comentar sobre modelos de máquinas. Sugiro que procures avaliações desse modelo na internet. Abraço!

  10. Oi Renata
    Para fazer uma bainha na malha com costura dupla precisa-se da galoneira?

    • Oi Giselle! Também dá pra fazer com agulha dupla na máquina reta. Só que fica mais lento, e o acabamento não é tão legal quanto da outra, mas dá sim!

  11. Sou iniciante, mas ja fiz algumas coisinhas para casa. Adorei a dica, mas outro dia descobri q. existe o pé calcador de overlock o qual colocado na maquina domestica a de costura reta, faz o mesmo trabalho (ou quase o mesmo, claro) que uma ovelock. Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto, se conhece, se já usou e se serve para costurar tecidos elasticos.
    Obrigada pela dica e abços.

    • Oi Rose, já usei esse calcador, e ele não fica perfeito como uma overlock, e a margem de costura muitas vezes fica enrolada, mas dá pra fazer algumas coisinhas. Nunca testei com malhas.
      Abraço!

  12. Ola! td bem, além das dicas acima de costurar malha na maquina comum, gostaria de saber qual linha usar na maquina comum, é o fio de overloque?  e enche a bobina ou só passa o fio ou os dois? Obrigada. Ana.

  13. Ola!
    Perdoe minha invasão no teu blog parabéns pelo trabalho.
    Um amigo me deu o link para avaliar tirar uma duvida dele sobre graduação.
    Como no post vi sobre costurar malha em maquina reta domestica…..
    Ao ler algumas coisa resolvi  opinar, espero que não me leve a mal…..
    Nesse caso não acho viável mesmo que seja feita no ponto zig zag.
    No ponto fixo nem pensar, principalmente nos casos 100% algodão.
    Inevitavelmente devido a trama e a fragilidade do fio esse não ficará um trabalho bom.
    Também li perguntas sobre retas caseiras para esse fim, não é para essa finalidade (malha).
    Outra coisa que reparei  um comentário,  sobre costurar tecidos planos em over  pode ate ser feito porem,há de se acompanhar ao lado da mesma costura  uma costura posterior na reta (tramas do tecido plano se desfazem fácil, portanto,so a costura da over com a pressão em alguns tecido abrirá com o tempo ou lavagem …..
    Também li sobre fazer bainhas em malha com retas comuns, ou tanto faz industrial, dependendo do caso tem que ser chuleado na over e no caso de bainhas finas ate pode ser mas mesmo assim não acho legal  (ponto solto)….
    Me desculpe por invadir assim o espaço de vcs?
    Meu intuito é sempre ajudar, e como li muitos dizendo ser iniciantes, gostaria de dizer uma coisa mesmo sendo iniciantes, no quesito costura como teste sim façam,  assim terá a ideia das dificuldades e dos erros é válido…. 
     mas como iniciante que pretendem seguir carreira aprendam as funções de cada ponto, de cada maquina ….. 
    Aprendam sobre pontos fixo , correntes , chuleados etc…
    Assim saberão a função de cada maquina e qual a maquina precisará para fazer o que pretendem….
    aqueles que querem isso como profissão ou fonte de renda não comprem maquinas domesticas  ou semi industrial (chinesinhas).
    Aos que estão nosso por hobby, a opção é as domésticas.
    Renata espero não ter interferido demais no post prometo não mais me manifestar ok?
    So comentei devido a uma resposta sua a uma leitora parabéns.
    Segue
    (*Oi Rosa! Infelizmente, não sou a pessoa mais indicada para comentar sobre modelos de máquinas. Sugiro que procures avaliações desse modelo na internet. Abraço!).
    Renata sou técnico mecânico industrial , e mecânico em maquina de costura por formação .
    mas vivo da produção . 

    Abraços e boa sorte com o blog

    • Oi Júlio, obrigada pelo comentário! Minha intenção era mostrar que dá pra costurar malha com a máquina doméstica quando se quer quebrar um galho, ou costurar roupas para si mesmo, principalmente roupa íntima. Um abraço!

  14. Oi Renata, adorei o seu blog.Gostei muito da maneira atenciosa e, porque nao dizer, carinhosa com que  tenta sanar as duvidas das internaltas. Um abraco.

     

  15. Descobri q minha maquina costura malha, foi por acaso o preço da malha é bem mais em conta q os tecidos q comprava, não sabia q malha se vendia por kilo,  minha irmã me deu uma linha invisível e assim consegui costurar com a zigzag, não quero outro tecido, já copiava minhas roupas, vcs são demais ensinando o q sabe, amei esse site. sobre a agulha não sabia e usava a dourada. bjs obrigada pelas dicas.bjs

  16. Oi, Renata, boa noite. Faz um tempo que te acompanho, inclusive adquiri vários livros que vc recomenda e tb o seu curso pela EDUK. Com referência a malha assisti outro dia um video-aula de um site americano (não entendo mto o inglês) em que a professora usava o pé de “walking foot” (pé calcador para patchwork-para mantas) para fechar malhas em ponto reto. Fiz o mesmo e ficou bom, melhor ainda se a bobina for enchida com linha de overloque ( a do cone).

  17. Olá!Eu sou nova em costura,aliás,não sei nada mesmo,mas estou querendo me aventurar em fazer caminhas e casinhas de cachorro de tecido e gostaria de saber que tipo de máquina devo comprar? Que tipo de pontos se usa nesse tipo de costura? No caso a máquina deve ser somente a industrial? Agradeço desde já!

    • Oi Mara! Nunca costurei essas peças, mas com certeza você precisa de uma máquina de costura reta, agora não sei se teria mesmo que ser industrial ou se pode ser doméstica. Desculpa não poder ajudar! Abraço!

Leave a Reply