A almofada de alfaiate e por que você tem que fazer uma agora!

|

, ,

| por

Já ensinei aqui como fazer uma almofada de alfaiate, mas senti que ficou faltando convencer você do porquê de fazer uma agora! Hoje vou mostrar mais detalhadamente alguns dos usos desta ferramenta maravilhosa.

Costuras curvas

Usos da almofada de alfaiate

Você já tentou passar um vestido com recorte princesa, e a região do busto ficou toda amassada? Já tentou passar uma pence, e sentiu que foi um trabalhão ter que usar a pontinha do ferro, virando pra lá e pra cá?

Acho que todos que costuram já tiveram alguns problemas como esses. Descobrimos que não dá pra passar uma roupa curva sobre uma mesa de passar reta. E não só quem costura, pois na hora de passar as roupas lavadas o problema é o mesmo.

É aí que entra a almofada de alfaiate! Seu formato arredondado é perfeito para as diversas curvas das nossas roupas. Enquanto algumas curvas são fáceis de passar diretamente na mesa de passar, algumas são impossíveis, como a curva do busto de vestidos super ajustados ou corselets.

Mesmo se você não costura corselets ou vestidos de festa, vale a pena investir um pouco de tempo para costurar a sua almofada. Uma pence bem passada é essencial para dar uma aparência mais profissional à sua roupa.

Usos da almofada de alfaiate

Outras curvas que ficam mais fáceis com a almofada são as curvas laterais, recortes na cintura e lateral de saias justas.

Usos da almofada de alfaiate

Golas

As golas de camisas simples são costuradas retas e podem ser passadas sobre a mesa, mas as de camisas mais elaboradas muitas vezes são feitas em forma de cilindro. Isso quer dizer que ela mantém a forma arredondada mesmo quando está aberta. (Veja como costurar uma gola dessas aqui) Se você tentar passar uma gola dessas na mesa, verá que a tendência é que fique amassada, pois sobra tecido. O ideal é passá-la arredondada, e para isso você pode usar a almofada de alfaiate.

Usos da almofada de alfaiate

Cabeça de manga

Para embeber a manga de casacos, temos que fazer aquele franzido na cabeça da manga antes de costurá-la à roupa. Quem já fez sabe como é um trabalho delicado acertar a quantidade do excesso para que a manga fique embebida e não franzida. Depois de passar o franzido leve, passamos a cabeça da manga para embeber o franzido. O difícil é fazer isso em uma região que fica tão curvada. Este é outro uso da almofada de alfaiate, pois podemos colocar a ponta mais estreita sob a cabeça da manga, como uma forma.

Apoio para costura à mão

Outro uso que minha almofada recebe aqui em casa é de apoio. Quando estou aplicando rendas ou drapeados em vestidos de festa, coloco a almofada sob o bojo do vestido para que fique mais fácil costurar. Assim a peça fica mais levantada e fica mais fácil de enxergar e também de acessar aquela região com a mão. O resto da roupa fica caída para os lados e não atrapalha o movimento. A costura fica muito mais rápida.

Usos da almofada de alfaiate

[symple_divider style=”dotted” margin_top=”20px” margin_bottom=”20px”]

Espero que o tenha convencido, caso não tenha feito sua almofada ainda. Desde que fiz a minha, não consigo mais costurar nem passar sem ela!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *