Mais um acessório de costura que vai facilitar o seu trabalho: o rolo de passar

O rolo de costura é mais uma ferramenta pouco desconhecida, da família da almofada de alfaiate. Ele também é um acessório que ajuda a passar, desta vez costuras e principalmente mangas.

Como as mangas são estreitas e não dá para vestí-las na mesa de passar, colocamos o rolinho dentro dela para ajudar. Passamos tanto as costuras, enquanto estamos confeccionando a peça, quanto a manga em si, quando estiver amassada. Usando o rolinho, evitamos aqueles vincos que ficam por a manga ser mais estreita que o ferro.

Como a almofada de alfaiate, este rolinho é recheado de serragem. Você pode usar aquela serragem para animais, que se usa em gaiola e é vendida em agropecuárias.

Como fazer

Baixe o molde do rolinho, que desenhei para vocês. É o mesmo modelo que fiz para mim. O molde vem em uma página só, então você terá que espelhar o molde na linha tracejada, ou cortar na dobra do tecido.

Clique para baixar o molde!

 

Corte 2 partes em um tecido de algodão e 2 partes em tecido de lã pura. Se não tiver lã, faça mais 2 partes de algodão. Cortamos 2 partes de cada para que o tecido fique duplo.

Rolo de costura

Junte as 4 partes e costure ao redor com ponto de 1 a 2mm. A margem de costura é a largura do calcador. Deixe uma abertura de mais ou menos 7cm na lateral.

Rolo de costura

 

Apare as margens de costura das curvas. Devem ter de 3 a 5mm.

Rolo de costura

Desvire o rolo.

Comece a encher de serragem. À medida que vai enchendo, empurre a serragem para os cantos com uma colher de pau ou cabo de vassoura. É importante que empurre o máximo que conseguir, e deixe a serragem bem compacta. Quando achar que encheu tudo o que poderia, encha um pouco mais.

Rolo de costura

No final, o rolinho tem que ficar bem duro e denso. Pode até ficar pesado.

Costure a abertura com uma linha forte. Usei linha de poliéster para couro. O ponto pode ser ponto cruz bem fechadinho, ou ponto de chuleio.
Rolo de costura

E aí está!

Rolo de costura

 

Você já fez o seu?

This article has 13 comments

  1. Renata, obrigada pelo molde, vou fazer agora mesmo.
    Abraço
    Patrícia

  2. Adorei seu site!!
    Eu estava namorando muito essas almofadinhas para passar roupa.
    Costuro já faz um tempo, mas este ano meus objetivos são ambiciosos, até pretendo fazer aulas para conseguir aprender a costurar direito, então as almofadinhas serão úteis.

    Ah, como tecido 100% lã não é comum onde moro (Bauru), tricotei um retangulão de lã 100% (54 pontos com agulha 8, foram 2 novelos de Paratapet), e vou feltrar para ter o tecido adequado. Depois te mostro…

    Abraços,
    Lia

    • Uau, quero muito ver como ficou!! Quem sabe mandas uma foto pra eu mostrar aqui no blog, se permitires. Um abraço!

    • Quando vi seu comentário, não resisti. Como você faz para feltrar a lã Paratapet ? Já tentei e não consegui. Sou doida para a prender feltragem. Desculpe atravessar o assunto., rs . Desde já , obrigada.

  3. Sei nunca é demais satisfazer meu ego,pois   A minha busca é constante,me faz avança fronteiras da moda! Obrigada por mais  dias de crescimento para minha alma!

  4. Gostei muito da visita que fiz a seu site. Obrigada por compartilhar suas experiências. Com certeza tenho muito a aprender. Que Deus abençoe você.

  5. Oi Renata, 
    Já acompanhava seu site antes e agora estou aprendendo muito no seu curso da Eduk! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimentos! Agora fiquei com mais vontade de colocar em prática o que acompanhava por aqui. Até já comprei a serragem pra fazer a almofadinha, mas fiquei na dúvida por que o tecido tem que ser 100% de lã? Pois tenho uns retalhos de quando fiz um casaco mas não me lembro se ele era 100% de lã ou se tinha um pouco de poliester junto, há como descobrir? Obrigada!

    • Oi Eunice! É recomendado o tecido 100% lã para não derreter no ferro, mas se não tiver, pode fazer de algodão dos dois lados! 🙂 Para descobrir se é 100% lã, queima uma pontinha com isqueiro. Se fizer uma bolinha dura, tem poliéster, se esfarelar todo em cinzas, é natural.
      Obrigada pelo comentário, fiquei muito contente! Espero que ajude e te desejo muito sucesso! Abraço!

  6. Olá Renata, obrigada por nos ensinar a fazer o rolinho. Tenho uma dúvida, porém: qual o motivo de se fazer um lado de lã e outro de algodão?
    Muito obrigada, Camila.

Leave a Reply