5 calcadores de costura que não podem faltar!

Esta é a minha seleção! Estes calcadores são os que mais uso e que servem para os trabalhos que mais faço: camisas, vestidos de festa e roupas casuais.

Claro que existem outros calcadores importantes, e talvez para vocês sejam mais importantes do que estes, mas você pode conhecê-los e fazer sua própria seleção!

1. Costura reta (c)

O  calcador de costura reta é estreito e tem uma margem de 4mm do lado direito e 6mm do lado esquerdo. É o calcador padrão que vem nas máquinas que fazem apenas costura reta.

A diferença deste para o calcador de zigzag é que este tem uma abertura bem estreita para a passagem da agulha, então segura o tecido muito melhor do que o calcador zigzag. É importante para costurarmos tecidos finos e fluidos.

2. Costura zigzag (a)

5 calcadores favoritos

Este é o mais comum em máquinas de costura caseiras, pois é padrão em todas que têm ponto zigzag. Ele é mais largo que o calcador de costura reta, e tem uma abertura grande no meio, que permite a passagem da agulha em todas as posições de zigzag

Tem 6mm de largura de cada lado. É essencial para costura zigzag e pontos decorativos. Pode ser usado para fazer costura reta também.

3. Zíper/cordão (b)

5 calcadores favoritos

Este é o principal calcador usado para costurar zíperes. Como ele tem um lado só, agulha pode chegar bem pertinho dos dentes do zíper. Uso ele para qualquer tipo de zíper, não apenas para o comum! Ele funciona muito bem com zíper invisível também. Há um calcador específico este tipo, mas os que testei não funcionaram bem e muitas vezes a costura passava por cima dos dentes do zíper. Em vez de quebrar a cabeça tentando adequar o processo à ferramenta, resolvi testar o o calcador de um lado só e nunca mais voltei atrás.

Como se não bastassem esses usos, o calcador também é ótimo para costurar cordões forrados e vivos de cordão.

Este calcador tem um lado só, e é possível trocar o lado, então não precisa comprar dois. Aquela parte de plástico branco é móvel, e é só movimentá-la para o outro lado.

4. Bainha de lenço (d)

5 calcadores favoritos

Este calcador é pouco conhecido, mas faz muita diferença para quem faz bainha de lenço em grande quantidade. Em vez de ficar cuidando para que a dobra fique perfeita, e a costura sempre à mesma distância, deixamos esse trabalho para o calcador!

Lembre-se de que ele funciona muito bem com bainhas retas, mas é melhor não usar quando há muitas curvas e quando há costuras fazendo intersecção com a bainha.

Para usá-lo, primeiro faça alguns pontos no começo da margem de bainha, deixando sobras grandes de linha.

5 calcadores favoritos

Com ajuda das sobras de linha, dobre o começo da bainha duas vezes.

5 calcadores favoritos

Encaixe o calcador na máquina e posicione a dobra da bainha sob ele.

Costure alguns pontos e arremate. Para evitar que a ponta do tecido entre no vão por onde entra a agulha, e também para ajudar a correr o tecido, puxe levemente as sobras de linha. Em seguida, puxe a dobra da bainha para dentro do caracol na frente do calcador. Tente encaixar a dobra ali.

5 calcadores favoritos

Continue costurando. À medida que o tecido corre, vá dobrando a bainha e segurando a dobra. O calcador vai ajudar a manter a dobra e a deixá-la regular.

5 calcadores favoritos

O resultado:

5 calcadores favoritos

5. Chuleio (e)

5 calcadores favoritos

O calcador de chuleio é uma ótima opção para quem não tem overloque, pois ele ajuda a fazer o acabamento com o ponto de zigzag. Chuleio é a técnica de alinhavar as beiradas do tecido para que não desfie. Pode ser feito à mão e à máquina, com efeitos diferentes. O chuleio à máquina de zigzag é ótimo para tecidos de médios a grossos.

O calcador de chuleio mantém a margem do tecido sempre à mesma distância da agulha, assim os pontos ficam sempre na beirada.

Para usá-lo, encaixe o calcador na máquina e posicione o tecido sob ele. A beirada que você vai chulear deve ficar encostada na divisória do calcador.

5 calcadores

Cuidado! Antes de começar a costurar, você deve testar o ponto de zigzag. Ajuste a máquina para zigzag de 3mm de largura e movimente a agulha com o volante manual. Desça a agulha bem devagar para não correr o risco de quebrá-la, e verifique se passa ao redor da lingueta central do calcador, sem encostar nela. Se a agulha encosta, aumente a largura do zigzag até que isso não aconteça mais.

Comece a costurar e controle o tecido para que continue indo na mesma direção.

O resultado:

5 calcadores favoritos

Adaptador Elgin/Janome

Vocês podem ter percebido que alguns de meus calcadores não são o padrão da Singer, com engate estreito. Mesmo assim, consigo usá-los na minha máquina com ajuda de um adaptador Elgin/Janome. Ele encaixa na haste da máquina e tem uma pequena alavanca que segura o calcador.

Se você tiver calcadores de marcas diferentes, saiba que algumas vezes é possível adaptar, como esses da Elgin ou Janome. 

5 calcadores favoritos 5 calcadores favoritos

 

Estou curiosa para saber: quais calcadores são indispensáveis para vocês? Conte-nos!

This article has 10 comments

  1. EU AMEI O POST! 
    Conheci agora seu blog.
    Já quero um calcador de bainha de lenço!!
    Uma dúvida, este Adaptador Elgin/Janome não danifica a máquina? Como ele funciona? 
    Tenho uma máquina Elgin Genius JX4000.
    Vou acompanhar seus posts. Estou amando!! 

    Marinara Ferreira Santos.

    • Oi Marina! Que bom que gostou! O adaptador não danifica a máquina, pois ele encaixa direitinho na haste. É como se fosse a haste da singer mesmo, a única diferença é o encaixe do calcador. Passa numa loja e dá uma olhadinha mais de perto!
      Um abraço!

  2. Onde consigo esse Adaptador Elgin/Janome??

    • Oi Lia! Tem em qualquer loja que venda calcadores e máquinas de costura Elgin ou Janome. Esse não é um adaptador, na verdade, e sim a haste para calcadores dessas marcas. Um abraço!

  3. ola gostei muito das dicas de costura e outros,tenho pouco conhecimento em costuras, mas adoro me aventurar com minha  com a “Querida” minha maquina de costura. obrigada

  4. RENATA BOA TARDE!!!

    NÃO SEI NADA DE COSTURA. COMO FAÇO MUITO ARTESANATO, PRINCIPALMENTE BONECAS, RESOLVI ARRISCAR E COMPREI UMA DESSAS MÁQUINAS CASEIRAS, A MINHA É FUTURA DA ELGIN.  DEPOIS DE TOMAR CORAGEM, PEGUEI UM TECIDINHO E COMECEI FAZER UM TESTE PARA VER SE EU CONSEGUIA COSTURAR. QDO CHEGOU NA COSTURA ZIGZAG COMECEI A FAZER COM O PÉ CALCADOR QUE JÁ VEIO NA MÁQUINA, PARA COSTURA RETA COMUM, NÃO DEU CERTO. MINHA PERGUNATA É: TEM UMA SAPATA ESPECIAL PARA O ZIGZAG OU PODE SER A MESMA? AGUARDO SUA RESPOSTA. OBRIGADA!!!!

    • Oi Vera! A sapata do zigzag é uma mais larguinha, que tem o buraco do meio largo, para que a agulha possa fazer o zigzag. Geralmente é a que vem como padrão das máquinas caseiras, então deve ser essa que você usou mesmo. Tenta dar uma olhada no seu manual, ou falar com quem te vendeu a máquina. Às vezes eles oferecem mini cursos pra quem comprou. Um abraço!

  5. Bom dia! Achi ótimo o seu post. São poucas as pessoas que explicam. Eu me vi doida atrás de um calçador para zíper invisível. Comprei aquele de plástico porque uma moça, outra fregueza, no armarinho me disse que cabia sim na minha máquina. Mas nem sabia que tinha essa posssibilidade de adaptador para os calçadores! Muito obrigada pelas dicas preciosas!
    Um beijo

  6. Magnifico post!

    Obrigada pela partilha e parabéns pela sua sabedoria!

    Aqui em Inglaterra vendem um kit com 32 calcadores mas, nem fazia ideia para o que serveriam, agora ja os posso comprar, pois vi um bom tutorial no youtube, apesar do som no video estar muito ruim, a explicadora mostra nos uns 20 deles. Aqui neste seu magnifico post, da nos o passo a passo muito bem explicado, näo deixa duvidas.

    Um beijinho
    , Maria

Leave a Reply