10 motivos para aprender a costurar

Se você se interessa pelo assunto, mas ainda não tem certeza se vale a pena aprender a costurar, terá sua dúvida respondida agora! Descubra os 10 melhores motivos para aprender a costurar, na minha opinião.

1. Roupas que servem melhor

No começo, você pode ter dificuldades em fazer uma roupa que sirva bem, mas a cada nova peça, vai entender um pouco mais do assunto e a evolução será visível.

As roupas prontas que compramos em lojas são feitas para tamanhos padrão, que são compostos por medidas correspondentes a um corpo proporcional. O problema é que quase todos nós somos desproporcionais em várias dessas medidas! Mesmo que tenhamos o mesmo tamanho de busto, cintura e quadril que o tamanho 40, por exemplo, isso não quer dizer que nosso corpo seja igual. Podemos ter mais volumes nas laterais e menos na frente, por exemplo. A medida continua a mesma, mas a distribuição é diferente. O mais comum é que as circunferências combinem mas os comprimentos não.

Quando você pode fazer as próprias roupas, irá trabalhar no protótipo (uma roupa de teste feita em tecido barato) e ajustá-lo até que fique bem no seu corpo. O resultado é uma roupa que serve muito melhor que as compradas em lojas.

2. É  mais barato que comprar roupas prontas

Comprando o tecido, a linha e outros aviamentos necessários, o custo é muito menor do que se a mesma peça de roupa estivesse na loja para ser comprada. Isso permite que tenhamos roupas de melhor qualidade, e gastando pouco. A última saia que costurei para mim custou menos de 30 reais e fiz em um dia!

3. Renove o guarda-roupa gastando menos

Quando começa uma nova estação, queremos algumas peças mais atuais para coordenar com as que já temos no guarda-roupa. Costurá-las em vez de comprá-las é uma ótima solução! Assim podemos comprar tecidos de melhor qualidade e terminar com mais peças, pois os custos são reduzidos. Sempre encontramos moldes fáceis nas revistas, que podem ser costurados em uma tarde.

4. A combinação de tecido e modelo do jeito que você gosta

Quando temos que comprar em lojas, dependemos das cores e tecidos que estão disponíveis para a coleção, e que geralmente são poucos. Às vezes acabamos levando uma roupa em uma cor que não gostamos porque o modelo serviu muito bem. Se podemos costurar, as opções de cores e tecidos são muito maiores.

5. Faça um modelo que não chegou às lojas

As lojas fornecem os modelos que vão satisfazer o maior número de clientes, ou seja, os que são mais populares. Como cada um tem suas preferências, muitas vezes nossas tendências favoritas não vão chegar às lojas em que compramos.

Além disso, como estamos sempre pesquisando na internet, descobrimos modelos e detalhes encantadores que são tendências novas e que ainda vão levar um tempo para chegar às lojas mais próximas.

Aproveite a inspiração, adapte os moldes que tem em casa e costure você mesmo!

6. Crie o seu próprio modelo

Melhor ainda é poder criar o seu próprio modelo, combinando detalhes e modelagens do jeito que você gosta. Adicione ainda os tecidos e aviamentos, e terá uma combinação única que ninguém terá igual. É ótimo para festas, formaturas e casamentos, assim garante que estará vestindo um modelo único, e perfeito para você.

7. Costure presentes originais e feitos com muito carinho

Costure um presente ao invés de comprar, e seus amigos e familiares se sentirão honrados! Uma peça de roupa feita sob medida pode ser um ótimo presente de aniversário.

8. Faça alterações e consertos nas suas próprias roupas

É muito fácil fazer uma bainha, uma pence, apertar uma calça. Quando sabemos costurar, é muito mais rápido e barato fazer esses consertos em casa. Aproveite para deixar as roupas que você comprou ainda melhores.

9. É um hobby muito divertido

Adoro costurar nos finais de semana, e descobrir técnicas novas que posso usar. É gostoso ver uma peça de roupa interessante, rabiscar a minha versão no meu caderno de ideias, comprar tecido e costurá-la. Ver essa peça pronta, vestí-la e receber muitos elogios também é muito divertido.

10. É uma ótima maneira de ganhar dinheiro

Pode ser que a costura não te interesse como hobby, mas se está pensando em começar uma profissão, pense na costura. O bom costureiro é um profissional que está escasso e muito procurado. Faltam costureiros para trabalhos desde pequenos consertos até a confecção de roupas sob medida.

Esse profissional pode trabalhar em casa como micro empreendedor individual ou como contratado de atelier, lojas e fábricas.


E aí, se convenceu?

Você que já costura, qual a sua opinião? O que acha que são as maiores vantagens de saber costurar? Comente para compartilhar conosco!

This article has 16 comments

  1. Renata,

    Cada dia vejo o poder de Deus em sua vida….
    Você recebeu talento do Todo Poderoso Deus, e como está escrito “De graça recebeste, de graça dai.” (Mt 10:8).
    Parabéns pelo o seu trabalho, e esse artigo está simplesmente demaissssssssssss!!!!
    Abraços.

  2. parabens renata pelo site que deus continue te abencoando………so o que acho mais dificil e passar as medidas para o papel……e recorta…..me da umas dica ai para eu acha mais facil…..desde  ja agradeo

  3. Oi Renata, 
    Cada dia adoro mais seu site, muitas dicas preciosas que ajudará muitas de nós iniciantes!!!
    Muito bom este trabalho que você está fazendo.
    Obrigado!!!

  4. Cara Renata,gostei muito de conhecer o seu site,pois sou uma costureira a muitos anos,mas procurando sempre inovar aprendendo mais,sou uma senhora de 61 anos,com um salao de costura, consertos e sob medidas,e gostaria de dicas sobre organizacao porque me preocupo ao tempo de entrega,agradecida pela ajuda Deus te abencoe…desculpe estou sem acento ao digitacao.
     

    • Oi Vera! O que achas de manter uma agenda ou calendário para poder anotar as datas de entrega dos pedidos? Dá pra pendurar o calendário na parede, num lugar bem visível, e revisá-lo todos os dias pela manhã. Assim é fácil se organizar. Um abraço!

  5. Olá Renata todos os dias dou uma olhadinha em seu site para ver as novidades, a costura é meu hobby desde criança, adorava costurar para as bonecas (minha mãe enlouquecia por que a roupa que eu achava que não prestava mais eu cortava e fazia roupas para minhas bonecas e das vizinhas tambem rs), na adolescência fiz um cursinho de corte e costura e me apaixonei ganhei uma maquina usada que logo logo quebrou e daí em diante comecei alimentar o sonho de ter uma novinha, hoje após sair do aluguel e terminar a faculdade comprei a tão sonhada maquina ( estou parecendo criança quando ganha a primeira bike rs). O meu primeiro projeto foi um vestido ( escolhi um modelo difícil e um tipo de tecido complicado) tá difícil mais to na luta, ja descoturei umas 300 vezes (rs) e ainda já modifiquei o modelo pois após fecha-lo não gostei e resolvir mudar tudo (rs). Quando terminar comento pra vocês. bjs e obrigada pelo site.

  6. Oi Renata, gostei muito das suas dicas. Elas vão ser muito importantes pra mim, pois estou fazendo um curso de modelagem do vestuário, e tem bastante coisas que estamos estudando e que você fala no seu site. Eu tenho um noção de costura, o básico, e toda vez que vejo uma roupa me dá vontade de fazer um modelo só pra mim, só que como não tenho prática tenho medo. Será que isso é por que estou no começo ainda? Depois isso vai passando com o tempo?..Parabéns a você por todas essas dicas, e sempre coloque mais, para que possamos aprender mais e mais..Um abraço.

  7. Renata, bom dia

    Esse cantinho aqui é maravilhoso! Eu adoro ler as postagens, adoro ver as explicações de montagem, acho que você nasceu para ser professora, além de ser uma grande modista, é, sim!

    Beijão

  8. Jacqueline Saturnino Vieira
    Tuesday 21 July 2015, 9:32 am

    Bom dia  Renata!

    Esse cantinho aqui é maravilhoso! Eu adorei ler as postagens, adorei ver as explicações de montagem, não costuro ainda mais sonho em costurar e estou me organizando para começar irei  precisar  muito das suas dicas virtuais beijos de pernambuco em um dia frio. 
    Jacqueline. 

  9. Gostei muito ! Realmente o dinheiro não é tudo , porque trabalhar naquilo que se gosta não tem preço 🙂 …

Leave a Reply