Como usar a régua quadriculada para modelagem

Esta régua facilita muito o traçado de moldes, então recomendo a todos que trabalham com isso.

A régua de que falo é feita de um plástico transparente e flexível, que tem 10cm de largura e 60 de comprimento. Ela é marcada com retas paralelas e perpendiculares a distâncias definidas, o que faz com que traçar margens de costura, retas paralelas e perpendiculares seja uma delícia!

A régua que eu uso foi desenvolvida por Lucas da Rosa, que tive sorte de ter como meu professor na faculdade.

Resolvi mostrar o que sei para que você possa aproveitar bem a sua! Se você souber de algum truque que não falo aqui, conta pra gente nos comentários!

Se você ainda não tem uma e quer comprar, neste site eles enviam por correios para todo o Brasil: http://www.hspnet.com.br/site/index.php?pag=categoria&IDcat&produto=9264

Perpendiculares

Para traçar retas perpendiculares, apóie uma das linhas curtas da régua sobre a linha traçada no papel (em vermelho). Ajeite a régua para que fiquem perfeitamente alinhadas, e trace com lápis na beirada comprida da régua.

Régua quadriculada

 

Paralelas

Apóie uma das linhas compridas da régua sobre a primeira linha do papel (em vermelho). Trace ao longo do lado comprido da régua.

 

Régua quadriculada

 

Esta régua já vem com várias distâncias paralelas predefinidas. Os números menores ao longo do lado curto indicam a distância daquela paralela à beirada da régua. Assim fica fácil!

Régua quadriculada

 

Para traçar paralelas na distância desejada, é só usar a reta que escolheu para apoiar sobre a reta do papel. No exemplo, uma margem de costura de 1cm.Régua quadriculada

As distâncias disponíveis são (em centímetros): 0,5-1-1,5-2-2,5-3-3,5-4-4,5-5-5,5-6-6,5-7-7,5 de um lado (as linhas pontilhadas representam metade), e 0,35-0,75-1,2-1,7 do outro. Isso quer dizer que marcar margens de costura e bainhas variadas é muito fácil. E para marcar 10cm, é só usar a largura inteira da régua.

Use também para marcar bainha e revel!

Régua quadriculada

Viés e 45˚

Para marcar um perfeito 45˚ no molde e no tecido, usamos a parte em X no meio da régua. Apoiamos uma das retas diagonais sobre uma linha reta da roupa (preferencialmente a linha do centro), e traçamos na beirada da régua. A linha traçada estará a 45˚ da roupa, e o fio será enviesado.

Régua quadriculada

 

Margens de costura em curvas

Para marcar margens de costura nas partes curvas da roupa, temos que ir de pouco em pouco, girando a régua para que acompanhe a linha curva.

Régua quadriculada

Medindo curvas

Como a régua é flexível, podemos usá-la para medir cavas e decotes! Vá com cuidado para que seja bem preciso.

Régua quadriculada

 


O que acharam desta régua? Para mim, é essencial!

This article has 4 comments

  1. Eu estou usando uma regra milimetrada e adorando! Confesso que ainda gosto de fazer a margem de costura com a ponta da fita métrica sem aquela pecinha de metal ^^ mas para traçar paralelas e perpendiculares não sei mais o que é esquadro. Estou ainda na luta pra achar uma curva francesa que seja pau pra toda obra sabe? Alguma sugestão?

  2. RENATA ENTREI O SITE QUE VC SUGERI PARA COMPRAR A REGUA FLEXIVEL COLOQUEI MEUS DADOS E PEDIR ORÇAMENTO ESTOU PREOCUPADA POIS ACHEI O SITE MUITO SIMPLES SEM SEGURAÇA P COLOCAR DADOS COMO CPF, ESSE SITE É CONFIAVEL MESMO?

Leave a Reply


Warning: fsockopen(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/renatazp/renataperito.com/wp-content/plugins/sweetcaptcha-revolutionary-free-captcha-service/library/sweetcaptcha.php on line 71

Warning: fsockopen(): unable to connect to www.sweetcaptcha.com:80 (php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known) in /home/renatazp/renataperito.com/wp-content/plugins/sweetcaptcha-revolutionary-free-captcha-service/library/sweetcaptcha.php on line 71
Couldn't connect to server: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known (0)