Como copiar o molde de uma roupa pronta – Parte 2

O outro post sobre copiar moldes de roupas prontas fez muito sucesso, e como surgiram algumas dúvidas sobre moldes mais complexos, vou apresentar pra vocês o meu segundo método: TNT!

Foi com a combinação desses dois métodos que reproduzi moldes de mais de 100 peças da Modateca. Quando um não está muito adequado, podemos usar o outro. Quero avisar que é importante ter um bom entendimento da peça e de modelagem em geral antes de começar. É necessário saber o formato de uma pence, de cavas, etc, para que quando estiver reproduzindo o molde, já saiba como se guiar. E é imprescindível saber costurar para saber quanto de margem de costura adicionar, e como deve ser feito cada acabamento.

Estes métodos não reproduzem o molde com 100% de precisão, mas são o suficiente para que você possa refazer aquela peça de que você tanto gosta, mas que já está bem velhinha ou manchada.

Vamos lá!

Materiais necessários

  • alfinetes de costura número 29 ou 30;
  • TNT fino, qualquer cor clara;
  • fita métrica;
  • réguas e curvas de modelagem;
  • lápis 6B;
  • caneta esferográfica;
  • tesoura;
  • uma peça de roupa para copiar.

Como fazer

Escolha a primeira parte que vai copiar. Cada painel da roupa deve ser copiado separadamente. Se a roupa é simétrica, ou seja, tem os dois lados iguais, só precisamos copiar um dos lados. As partes que ficam no meio da roupa devem ser copiadas inteiras, para dobrarmos depois.

Como copiar moldes - Parte 2

Recorte um pedaço de TNT grande o suficiente para cobrir todo o painel. Alfinete no meio dele, e depois alise o TNT para alfinetar perto do contorno.

Como copiar moldes - Parte 2

Tanto o TNT quanto o tecido da roupa devem ficar bem lisinhos, sem nenhuma ruga ou torcido.

Como copiar moldes - Parte 2

Quando tiver alfinetado ao redor de todo o painel, marque seu contorno com lápis 6B. É por isso que é importante que o TNT seja fininho e de cor clara: precisamos enxergar através dele. Caso não seja possível, também podemos usar o tato para sentir por onde estão passando as costuras.

Como copiar moldes - Parte 2

Depois de contornar tudo, marque a direção do fio do tecido. Importantíssimo! Se estiver difícil de enxergar, tente com uma lupa.

Como copiar moldes - Parte 2

Se houver algum bolso, bordado, botão ou casa dentro do painel que você acabou de copiar, marque a posição desses também.

Como copiar moldes - Parte 2

Se nos painéis que passam ao lado deste houver alguma costura, marque a posição da mesma para que possamos fazer um pique no molde final. Isso ajuda a encaixar as peças da maneira correta.

Retire os alfinetes e identifique o molde que acabou de fazer: anote o nome da peça que está copiando (ex.: saia lápis), o nome do painel (ex.: frente), o tamanho, a data, e quantas vezes essa parte deve ser cortada, e em que tecido. Guarde o molde e comece o próximo.

Como copiar moldes - Parte 2

Quando há uma pence no painel que você vai reproduzir, copie primeiro a pence. Meça sua altura e largura e reproduza com régua no TNT.

Como copiar moldes - Parte 2

Como copiar moldes - Parte 2

Alfinete para fechá-la e só agora comece a alfinetar o TNT na roupa. Primeiro, alinhe a pence do TNT com a da roupa, e alfinete-as.

Como copiar moldes - Parte 2

Como copiar moldes - Parte 2

Agora já pode contornar o painel! Pode ser que o TNT fique sobrando muito. Isso acontece ou porque sua pence acabou ficando um pouco maior do que a da roupa, ou por causa do fio do tecido, que faz com que ele seja mais flexível que o TNT. Isso é bem evidente com roupas no viés.

Para resolver o problema, pode tentar copiar o molde usando um tecido como a cambraia de algodão, que é leve e transparente.

Correção dos moldes

Depois de copiar todos os moldes, chega a hora de refilar. Este é um termo que usamos na moulage, e indica a etapa em que retraçamos os moldes para melhorar o contorno. Usando as réguas e curvas, refaça o contorno para que fique mais legível e bonito.

Como copiar moldes - Parte 2

Como copiar moldes - Parte 2

Depois disso, tente juntar os painéis como se fosse costurá-los. Confira os comprimentos das costuras, que devem encaixar perfeitamente. Caso não aconteça, corrija. Veja abaixo uma maneira bem fácil de conferir costuras curvas:

Como copiar moldes - Parte 2

Para os moldes que são dobrados, depois de refilar, dobre-os ao meio de maneira que se encaixe o melhor possível. É bem provável que não fiquem perfeitos, mas a ideia é escolher o lado que você acha que ficou melhor, e descartar o outro. Adicione as margens de costura e estarão prontos!

Como copiar moldes - Parte 2

Como já recomendei no outro post, para manter suas modelagens organizadas e não perder nenhum pedaço, guarde os moldes juntos em um envelope, e anote na frente todas as informações importantes para identificar a peça sem precisar abrir o pacote.

P1250686

This article has 5 comments

  1. Exelente explicação! eu faço desta forma mas não tinha certeza se era a correta ou a melhor.muito obrigada por postar!

  2. Renata,

    Excelente trabalho!

  3. Oi Renata, nossa esse post foi perfeitooo!!! Sempre tenho muitas dificuldades em copiar modelos no papel, e com essa dica do TNT, nossa, parece que abriu uma luz sobre meus olhos!!!!
    Muito bom suas dicas! Valeuu
    =)

Leave a Reply


Warning: fsockopen(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/renatazp/renataperito.com/wp-content/plugins/sweetcaptcha-revolutionary-free-captcha-service/library/sweetcaptcha.php on line 71

Warning: fsockopen(): unable to connect to www.sweetcaptcha.com:80 (php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known) in /home/renatazp/renataperito.com/wp-content/plugins/sweetcaptcha-revolutionary-free-captcha-service/library/sweetcaptcha.php on line 71
Couldn't connect to server: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known (0)