Como fazer acabamento de decote “V” – Revel

Respondendo à dúvida de uma leitora, hoje vou mostrar uma maneira bem simples de fazer acabamento de decote “V” com revel. O revel é um pedaço de tecido cortado na forma do decote que costuramos a ele e dobramos para dentro. É um dos acabamentos mais comuns para decotes e cavas, pois é muito fácil de costurar, e pode ser feito sem pespontos do lado de fora, para que fique invisível.

Se você procurar no seu guarda-roupa, com certeza vai achar alguma peça com esse tipo de acabamento. Fica como se fosse uma aba do mesmo tecido da roupa, virada para dentro, às vezes solta, às vezes não. É mais comum em casacos, blusas e vestidos.

Como fazer acabamento de decote "V"

Moldes

No nosso caso, como será feito no decote, partiremos de um molde de blusa com decote “V”, já com margens de costura. Para fazer o molde do revel, desenhe uma linha paralela a todo o decote (frente e costas), a 5cm de distância, como na foto abaixo (linha vermelha).

Como fazer acabamento de decote "V"

Essa linha delimita o molde do revel, que será essa tira ao redor do decote. Com ajuda da carretilha, transfira o desenho para outro papel. O molde do revel da frente deve ser transferido a um pedaço de papel dobrado, para que fique inteiro. Não é necessário adicionar margens de costura, pois o molde já da blusa já tinha margens. Recorte ao redor dos moldes.

Como você verá, o molde do revel da frente, que forma um “V”, tem a ponta muito comprida. Para consertar, meça 5cm a partir da ponta interna do “V”, e marque.

Como fazer acabamento de decote "V"

Use essa marcação para arredondar a ponta do molde.

Como fazer acabamento de decote "V"

Dobre o molde ao meio e recorte a ponta. Os moldes ficaram assim:

Como fazer acabamento de decote "V"

Costura

Depois de ter cortado as peças em tecido, costure as pences e ombros da sua blusa. No meu exemplo, não fiz acabamento em overloque pois estou sem máquina em casa, mas você já pode fazer nas suas. Se não tiver oveloque, pode usar zigzag.

Para tornar o trabalho mais fácil, deixe para costurar as laterais depois. A blusa tem que ficar aberta assim:

Como fazer acabamento de decote "V"

Aplique entretela colante nos pedaços de revel, e costure os ombros. Vai ficar assim:

Como fazer acabamento de decote "V"

Com o decote do revel e da blusa alinhados, direito com direito, alfinete.

Como fazer acabamento de decote "V"

Agora costure ao redor do decote com margem de costura igual à que foi adicionada no molde da blusa. Tome bastante cuidado ao costurar ao redor da ponta do “V”. Use pontos bem pequenos.

Como fazer acabamento de decote "V"

Com a ponta da tesoura, faça um pique na margem do centro do decote chegando bem pertinho da costura da ponta. Também faça piques nas margens dos ombros e do decote traseiro, que é arredondado.

Como fazer acabamento de decote "V"

Passe a costura, primeiro aberta, depois com o revel dobrado para dentro. Ajeite a costura para que fique levemente voltada para o lado do revel, assim ela não aparecerá enquanto a roupa estiver sendo usada.

Como fazer acabamento de decote "V"

Abra novamente e costure um pesponto juntando o revel e a margem de costura. Esse pesponto deve ficar bem pertinho da costura do decote.

Como fazer acabamento de decote "V"

 

Dobre o revel de volta ao seu lugar, e passe o decote. Agora é só continuar a costurar a blusa!

Como fazer acabamento de decote "V"

 

Esse acabamento também pode ser usado em decotes redondos, quadrados, e outros. Uma maneira legal de deixá-lo ainda mais bonito é costurar uma rendinha na beirada do revel, como na primeira foto.

This article has 4 comments

  1. muito obrigado me ajudou muito essa explicaçao.fique com Deus.

  2. Olá Renata boa tarde parabéns pelo site. Eu comprei uma maquina a poucos dias e suas postagens tem mi ajudado bastante, essa então. Pois bem, cismei de fazer um vestido de musseline com seda e como já coloquei forro na parte de baixo não queria coloca-lo em cima, pensei em fazer do jeito q vc ensinou mais não sabia como agora vou tentar.obrigada. bjs

  3. Renata, não sou profissional, mas amo costurar. Uso sempre moldes da revista Manequim pois não sei traçar moldes. Minhas costuras é um jogo de ensaio  e erro. Mas adoro e procuro fazer o melhor possível. Minha maior dificuldade são  os acabamentos. Agora encontrei o seu site e estou aproveitando muito cada lição, cada post. Quero parabenizar-lhe e agradecer por dividir conosco, as amantes e iniciantes na arte da costura, todas estas dicas. Estou simplesmente amando.

Leave a Reply

Powered by sweetCaptcha