Camisa clássica passo a passo: Gola

Estamos chegando perto de completar a camisa, e nosso próximo passo é uma das partes mais difíceis de costurar: a gola. Espero, contudo, que as dicas que passarei ajudem a torná-la um pouco mais fácil.

A minha ordem de confecção é baseada na do livro Shirtmaking, que já recomendei antes. Se você tem experiência na costura, e quer aprender a fazer camisas perfeitas, não deixe de comprar esse livro, vale muito a pena.

Antes de cortar a gola, conferimos o comprimento do pé de gola. Para isso, dobrei o decote da camisa na metade e ajeitei-o sobre a mesa. Peguei metade do molde do pé de gola e comparei com o decote da seguinte maneira:

Camisa clássica passo a passo

Outro jeito de conferir o comprimento do pé de gola é medir com a fita métrica e comparar com a medida do decote. Lembre-se de que o pé de gola deve ter uma margem de costura de 1cm nas pontas.

A diferença deve ser diminuida ou aumentada no molde do pé de gola, onde seria a dobra. No meu caso, diminuí com uma pequena dobra no molde. A gola deve ser aumentada ou diminuída da mesma medida, para que os dois continuem encaixando.

Camisa clássica passo a passo

Confira os comprimentos mais uma vez, e quando terminar, pode cortar a gola e o pé de gola no tecido da camisa.

Corte

Para fazer a gola, precisaremos cortar o pé de gola 2 vezes e a gola 2 vezes no tecido da camisa. A entretela deve ser cortada 1 vez para o pé de gola e 1 vez para a gola.

Depois de cortar os dois pés de gola, apare uma margem de 3mm de cada ponta de uma das camadas. Esse pé de gola menor será a camada que ficará por dentro, e que não será entretelada. Isso serve para dar forma ao conjunto, que ficará levemente curvado depois de costurar. Faça o mesmo com a gola.

 Camisa clássica passo a passo

A entretela do pé de gola tem as mesmas margens de costura que o pé de gola maior. Se você está usando uma entretela colante, pode colar agora. Se estiver usando entretela sem cola, alinhave-a ao pé de gola maior como nas fotos:

Camisa clássica passo a passo Camisa clássica passo a passo

A entretela da gola deve ter margens de costura apenas na parte inferior. Alinhave-a como feito no pé de gola.

Camisa clássica passo a passo

Costura – Gola

Junte as duas partes da gola pelo pique do meio. Se não tiver feito o pique do meio, dobre cada parte da gola na metade, separadamente, e marque o pique, tanto em cima quanto embaixo da gola. Agora junte as duas partes e alfinete no meio.

Costuramos a gola começando pelo meio, na beirada da entretela. Costure em torno de 5cm e pare, com a agulha espetada no tecido. Alinhe as pontas da gola, que não estão com o mesmo comprimento.

Camisa clássica passo a passo

A gola superior, que está maior, vai ficar com uma “bolha”. Alfinete as pontas assim. Para continuar costurando, segure a ponta firmemente com uma mão, e com a outra segure o resto da gola para trás da agula. Estique a gola fazendo a mesma força com as duas mãos, até que a bolha suma. Costure assim até chegar a 3 ou 4cm da ponta da gola. Costure o restante normalmente até chegar à ponta. Gire a gola e costure a lateral.

Para fazer o outro lado, terá que começar do meio novamente, e repetir o mesmo procedimento. É importante que o lado com a entretela esteja para cima, então terá que costurar com a gola à direita da agulha. É estranho no começo, mas vai pegar o jeito.

Quando terminar de costurar, verá que a gola não fica plana, e sim curvada. Quando estiver no pescoço, ficará mais bonita do que as que são costuradas com as duas partes do mesmo tamanho.

Camisa clássica passo a passo

Apare as pontas como na foto, deixando uma margem de mais ou menos 2mm (me desculpem pela imagem, que ficou borrada):

Camisa clássica passo a passo

Desvire a gola e ajeite as pontas com uma tesoura sem ponta ou outro objeto parecido que tiver a mão. Seja bem delicado, pois essa parte é muito frágil. Você pode puxar a ponta pelo lado de fora com uma agulha ou alfinete.

Camisa clássica passo a passo

Camisa clássica passo a passo

Um truque para saber se já puxou o suficiente, ou se ainda tem parte da ponta dobrada para dentro é verificar se na ponta da gola aparecem os pontos da costura. Se não conseguir vê-los, é porque ainda pode puxar um pouco mais.

Passe a gola a ferro com cuidado para que a costura fique voltada para o lado de baixo, ou seja, a parte sem entretela.

Camisa clássica passo a passo

Se você tiver uma almofada de alfaiate, alfinete a gola ao redor dela e passe-a assim:

Camisa clássica passo a passo

Pesponte a gola a meio centímetro da beirada. Comece de uma das laterais e vá até a outra, para fazer uma costura contínua na gola toda. Estique bem a gola enquanto pesponta.

Camisa clássica passo a passo

Agora dobre a margem de costura da gola, que é de 1cm, para a parte interior da gola (a parte que não foi entretelada). Você vai perceber que, ao dobrar essa margem, as camadas se desalinham, e a margem da camada interior fica maior do que a exterior. É assim mesmo.

Camisa clássica passo a passo

Confira se as golas ficaram do mesmo tamanho, e ajuste as margens se necessário.

Camisa clássica passo a passo

Costure, com um calcador de zíper, bem pertinho da dobra, sem desfazê-la completamente.

Camisa clássica passo a passo

Apare a diferença entre as margens e deixe a gola de lado enquanto costuramos o pé de gola.

Costura – Pé de gola

Primeiro, faça vários piques ao longo do decote, de um pouco menos de 1cm.

Marque o meio do decote e o meio do pé de gola com entretela. Alfinete-os juntos no meio, o lado direito do pé de gola tocando o lado direito da camisa. Em seguida, continue alfinetando até chegar às pontas.

(Na minha primeira tentativa de costurar o pé de gola, acabei cortando coisas que não deveria, e tive que refazê-lo, por isso meu decote ficou um pouco maior do que o original, e o pé de gola acabou por ficar um pouco menor do que deveria. Você vai perceber nas fotos que a margem de costura das pontas do pé de gola estão bem pequenas, e agora já sabe o motivo. O certo que é tenham 1cm.)

Camisa clássica passo a passo

Costure do meio para fora, e pare exatamente onde acaba a camisa.

Alfinete agora a parte interna do pé de gola, que não tem entretela, no outro lado do decote, alinhando os piques do meio. Um alfinete é o suficiente.

Camisa clássica passo a passo

Comece costurando pelo meio, com o pé de gola entretelado para cima. Costure exatamente sobre a linha da costura anterior. Costure em torno de 5cm, e depois alinhe as pontas, como fez para a gola. Estique e continue a costurar até onde terminou a costura anterior.Camisa clássica passo a passo Camisa clássica passo a passo

Gire a gola e comece do meio novamente.Camisa clássica passo a passo

Depois de costurar, confira se não formou nenhuma prega de tecido entre as camadas.

Centralize a gola sobre o pé de gola entretelado e marque a posição de cada lado. Camisa clássica passo a passo

Guarde a gola novamente.

Costuraremos o pé de gola desde a ponta até a marcação da gola, e para isso temos que enrolar a camisa para dentro do pé de gola:Camisa clássica passo a passo Camisa clássica passo a passo

Alfinete o pé de gola assim fechado para que a camisa não saia do lugar enquanto estamos costurando.

Camisa clássica passo a passo

Ajuste o ponto da máquina para 1,5mm e costure ao redor da ponta do pé de gola até chegar à marcação. Essa costura deve começar o mais próximo possível da costura anterior, mas sem costurar o resto da camisa junto.Camisa clássica passo a passo

Apare as margens assim:

Camisa clássica passo a passo

Cuidado para não cortar demais. Deixe 2mm de margem.

Desvire o pé de gola e ajeite a ponta com uma tesoura sem ponta, se necessário.

Camisa clássica passo a passo

Passe o pé de gola.

Agora costuraremos a gola à parte entretelada do pé de gola. Primeiro, alfinete a gola na margem. Afaste a margem do pé de gola que está sem entretela para que não seja presa com os alfinetes também. Cuidado para não fixar a gola invertida: A parte com entretela fica para cima.

Camisa clássica passo a passo

Costure com cuidado para não prender a margem do pé de gola inferior.

Passe a ferro e traga as margens de costura para dentro do pé de gola. Dobre a margem que ainda não foi costurada e ajeite-a sobre a costura anterior. Alfinete.

Camisa clássica passo a passo

Pesponte todo o pé de gola bem próximo da beirada. Comece pelo meio e faça todo o contorno de uma vez só. Tome bastante cuidado nas pontas, pois a máquina costuma emperrar. É mais seguro girá-la manualmente nesse caso, e levantar o calcador sempre que for necessário. Estique o pé de gola para pespontar.

Camisa clássica passo a passo

Passe bem, se possível sobre a almofada de alfaiate.

Camisa clássica passo a passo

Está pronto! Agora falta pouco para terminar a camisa. Na próxima semana, faremos os punhos.

This article has 7 comments

  1. Gostaria de saber, se fazer fazer gola padre,pode usar o pé da gola mesmo diminuindo no decote?

  2. Oi… Sobre o pé de gola está escrito na postagem:

    “Esse pé de gola menor será a camada que ficará por dentro, e que não será entretelada.”

    A “parte de dentro” que vc menciona é aquela que fica em contato com a nunca? Achei estranho, porque em todas as minhas camisas a parte de dentro é que tem entretela

    Abraço!

  3. Eu é que agradeço por esse blog existir.

Leave a Reply

Page not found - Sweet Captcha
Error 404

It look like the page you're looking for doesn't exist, sorry

Search stories by typing keyword and hit enter to begin searching.