Camisa clássica passo a passo: Carcela, mangas, costuras rebatidas

Para compensar a semana passada, que ficou sem post, hoje vou mostrar como costurar as carcelas, as mangas e as laterais.

Camisa clássica passo a passo

A carcela é aquela peça da manga que é comprida e fininha, e faz o acabamento da abertura. É uma das partes mais complicadas da manga, pois tem várias dobras e tem que tomar cuidado para não esquecer nenhuma parte do acabamento. Também é bem comum a gente inverter o lado da abertura, ou costurar o avesso da manga, então vamos prestar bastante atenção! A primeira coisa que eu faço, depois de cortar a carcela, é marcar o avesso de cada manga, principalmente se o tecido for igual dos dois lados. É só decidir qual será o avesso, assim vamos garantir que teremos uma manga para cada lado.

Vocês devem ter percebido que não coloquei um molde de carcela na modelagem da camisa que está disponível para download. Hoje é que vou disponibilizar pra vocês. Esse molde serve para qualquer  camisa com mangas, e vocês podem aumentar ou diminuir a altura como quiserem. As camisas masculinas geralmente tem uma carcela mais alta, com um botão no meio. Sempre que a carcela for assim alta, é importante colocar esse botão, se não ela fica aberta.

Clique aqui para baixar o molde de carcela. Não se esqueça de imprimir em escala 100%.

Fiz esse molde de acordo com as instruções no livro Shirtmaking, de David Page Coffin, que já recomendei nos posts anteriores.

Carcela Camisa clássica passo a passo

Começamos 1 par de mangas e 1 par de carcelas. Marque com um X de giz o avesso de cada uma.

Com uma tesoura, faça os piques da carcela, que foram indicados no molde.

Dobre a manga ao meio e marque com um pique o meio da parte inferior. Agora marque o meio da parte das costas da manga. Se você não sabe qual é a parte das costas, observe o formato da cava. A parte com curva mais intensa é a frente.

Esses piques serão importantes para centralizar a carcela.

Para facilitar a costura da carcela, vamos passar todas as dobras antes de costurá-la à manga. No molde, as linhas pontilhadas sinalizam essas dobras, que coincidem com os piques, e devem ser feitas em direção ao avesso do tecido. Você pode seguir esta ordem (Comecei fazendo a manga direita):

Camisa clássica passo a passo

Com as dobras bem passadas, alfinete a carcela ao avesso da manga direita, encaixando o pique do centro das costas do punho com o pique vermelho do molde da carcela. O lado mais comprido da carcela fica em direção ao centro da manga.

Camisa clássica passo a passoNa foto acima, você pode ver que eu desenhei o retângulo na carcela. Isso facilita bastante na hora de costurar. É exatamente sobre ele que vamos costurar.

Camisa clássica passo a passo

Em seguida, fazemos um corte vertical bem no meio desse retângulo, parando a mais ou menos 1cm da parte de cima, depois fazemos um corte diagonal até cada uma das pontas. Esse corte deve chegar o mais perto possível da costura, sem cortar a linha.

Camisa clássica passo a passo

Passamos as costuras e viramos a carcela para o outro lado.

Camisa clássica passo a passo

Nessa hora é bom dar uma esticadinha nos cantos do retângulo para que assentem melhor, e passar a ferro, mas só nos cantinhos.

Agora dobramos a lateral mais curta da carcela e cobrimos a costura anterior.

Costuramos sobre a beirada esquerda.

Camisa clássica passo a passo

Agora dobramos o outro lado da carcela, também para cobrir a costura lateral do retângulo. Ajeitamos a ponta superior, pois será costurada também.

Camisa clássica passo a passo

Começamos do punho, e costuramos até o final da carcela, depois levantamos o calcador e giramos o tecido para costurar até a ponta do triângulo. Giramos o tecido novamente e continuamos o contorno até chegar ao topo do retângulo que fizemos anteriormente. Dá pra sentir com os dedos a parte que tem um volume maior. É importante não passar desse volume, e sim parar bem em cima dele.

Camisa clássica passo a passo

Camisa clássica passo a passo

Camisa clássica passo a passoQuando chegar aí, gire a manga para fazer uma costura atravessando a carcela:

Camisa clássica passo a passo

Em seguida, suba novamente meio centímetro, e volte para cruzar a carcela uma outra vez.

Camisa clássica passo a passo

No final, podemos arrematar de 3 maneiras: Fazendo vários pontos de comprimento zero, um sobre o outro; fazendo alguns pontos para frente e depois para trás na lateral da carcela (arremate comum), ou fazendo um zigzag bem estreito sobre a lateral da carcela, entre as costuras horizontais.

Camisa clássica passo a passo

E aqui o resultado final da minha carcela:

Camisa clássica passo a passoCamisa clássica passo a passo

Para fazer a outra manga, é só inverter o sentido das instruções.

Costuras rebatidas

Antes de continuar, quero explicar para vocês como fazer as costuras rebatidas. A maneira ideal é fazendo uma margem de costura envolver a outra, para que fique assim: (a primeira foto é o avesso, a segunda é o direito, mas também pode ser feita ao contrário, nas laterais da camisa)

Costura rebatida - avesso

Costura rebatida - direito

Para isso, precisamos de margens de costura com medidas diferentes para cada parte – uma tem que ter o dobro da outra. No molde de camisa do site, já coloquei as margens diferenciadas.

Fazemos essa costura pelo avesso. Primeiro juntamos as margens de costura deixando a diferença para fora.

Camisa clássica passo a passo

Depois costuramos a uma distância da margem igual a essa diferença.

Camisa clássica passo a passo

Em seguida, passamos as margens rebatidas para o lado da margem menor.

Dobramos a margem maior em volta da margem menor, e costuramos na beirada.

Camisa clássica passo a passo

Esse tipo de costura é usado na cava e nas laterais da camisa. Se você tem pouca prática, pode substituí-la por outros acabamentos, que explicarei depois.

Mangas

Primeiro, costuramos a manga à cava com a costura rebatida. Preste atenção: a margem maior é a da manga, que tem 2cm. A cava tem 1cm.

Marque o meio da manga e da cava juntando-as pelas laterais e dobrando assim:

Camisa clássica passo a passo

Comece a costura pelo meio da manga. Quando chegar ao final, comece pelo meio novamente, e siga na direção oposta.

Camisa clássica passo a passo

Camisa clássica passo a passo

Camisa clássica passo a passo

Essa costura pode ser um pouco difícil de fazer, principalmente nas partes mais curvas. Para facilitar, fiz piques na margem menor, e estiquei as margens maiores para que assentassem melhor.

Uma alternativa a esse acabamento é costurar a cava normalmente e depois passar uma costura de overlock nas margens juntas. Para esse acabamento, as margens de costura devem ter medidas iguais, então ajuste o molde se estiver usando o que fiz para o site. É só eliminar uma margem de 1cm da cabeça da manga.

Laterais

Depois de costurar a cava, vamos juntar as laterais, começando pela costura da cava. Gosto de fazer essa costura pelo avesso, mas ela também pode ser feita pelo direito, o que resulta em 2 pespontos paralelos no lado de fora da camisa.

Camisa clássica passo a passo

Na lateral, temos 1cm de margem de costura na frente da camisa, e 0.5cm nas costas. Como essas costuras são quase retas, podem ser mais fininhas que a cava. O acabamento fica bem mais discreto também. E é muito mais fácil!

Começamos a costura pela cava, e vamos em direção à manga. Depois começamos do meio novamente, e vamos em direção à bainha.

Camisa clássica passo a passo

Camisa clássica passo a passo

Para rebater, fazemos tudo de uma vez só, começando sempre pela bainha da camisa. Quando chegar na manga, vai começar a acumular muito tecido ao redor da agulha, e só é possível costurar um pouquinho por vez. Não se assuste, é assim mesmo…

Camisa clássica passo a passo

Gosto de usar um ou dois alfinetes apenas, aí vou ajeitando à medida que costuro.

Camisa clássica passo a passo

Você também pode fazer o acabamento dessa costura com overlock, se tiver muita dificuldade com a costura rebatida. Ainda há a possibilidade de passar as margens overlocadas para um lado, e pespontar na beirada, o que imita a costura rebatida. Pelo lado de fora, fica igual!

Leave a Reply

Powered by sweetCaptcha